Futebol Formação

24 novembro 2025, 17h19

Vítor Vinha

Vítor Vinha

No De Toekomst, nos Países Baixos, as equipas jovens do Benfica e do Ajax vão enfrentar-se no jogo da 5.ª jornada da fase de liga da UEFA Youth League, agendado para as 12h00 (hora de Portugal Continental) desta terça-feira, 25 de novembro. Vítor Vinha e Duarte Soares lançaram o encontro.

Perspetiva-se um jogo difícil, frente a um oponente neerlandês "que joga muito bem", "com bons princípios ofensivos e defensivos" e que tem "bastantes pontos fortes", mas que também apresenta fragilidades, as quais as águias têm de utilizar a seu favor. Vítor Vinha salientou que os encarnados terão de ser "altamente competentes" para somarem o 4.º triunfo nesta edição da prova.

"É um adversário que nos vai obrigar a estar concentrados do início até ao final do jogo, em todos os momentos, e que nos vai obrigar a saber jogar este jogo. É isso que nós temos falado com os nossos jogadores, para estarem vivos, para estarem concentrados, para desfrutarem do jogo e para saberem jogar este jogo, que vai ser muito importante para nós", afirmou o técnico, em declarações à BTV.

Vítor Vinha

Ouça Vítor Vinha

Em 4 jornadas, o Benfica só perdeu pontos com o Chelsea (5-2), tendo batido as formações do Qarabag (7-1), Newcastle (1-5) e Bayer Leverkusen (5-0). Um registo que leva as águias, à data, ao 6.º lugar da classificação.

"Nós temos conseguido dar resposta, mesmo no jogo em que perdemos com o Chelsea. O resultado acaba por ser desnivelado, mas nós estivemos lá, fomos uma equipa competente em muitas situações. Obviamente que também foi um jogo de crescimento, como têm sido todos até aqui. Este é um contexto fantástico para os nossos jogadores, é uma vivência fantástica, é um espelho daquilo que é a Liga dos Campeões, que a nossa Equipa A joga. É onde nós queremos que eles estejam no futuro. Portanto, temos de aproveitar todos os momentos, todos os segundos, estas vivências, esta envolvência que existe na Youth League, para crescer e para mentalmente preparar o futuro. É isto que exigimos aos nossos jogadores", explicou.

Duarte Soares

Ouça Duarte Soares

Duarte Soares não espera facilidades para o Benfica, mas são os "jogos difíceis" que desafiam e proporcionam o crescimento competitivo da equipa.

"É um adversário difícil, como nós já estamos à espera. Nesta competição sabemos que não vai haver jogos fáceis, portanto, é um jogo que nós gostamos de jogar. Temos analisado o adversário. Eles, com bola, são muito bons, mas, como são muito bons com bola, têm algumas partes defensivamente em que não são tão bons e que nós podemos aproveitar", apontou o defesa.

"O grupo tem vindo a crescer, está cada vez mais unido. Já estamos há algum tempo juntos, e é sempre bom. Estamos cada vez mais preparados", asseverou.

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 24 de novembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas