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Conversas entre Arquivos: Arquivos Empresariais

Webinar

O Centro de Documentação e Informação do Sport Lisboa e Benfica organiza o webinar “Conversas entre Arquivos: Arquivos Empresariais”, que tem como objetivo abordar o documento de arquivo enquanto ponto de partida para a criação de um produto. Queremos proporcionar a partilha de experiências de trabalho entre arquivos empresariais e a forma como valorizam o acervo documental das suas instituições, bem como dar a conhecer os desafios que enfrentam e as oportunidades que têm vindo a surgir.

Temas explorados:

  • A caracterização do acervo;

  • A forma como a documentação se encontra organizada;

  • O tipo de acondicionamento adotado;

  • As formas de divulgação e, em particular, como comunicar um arquivo de cariz particular e empresarial.

Data
3 de junho de 2022, das 10h às 12h

Formato
Online, via Zoom

Programação

Museu Vista Alegre | "A Fábrica da Vista Alegre. O Museu enquanto lugar de preservação da memória"

Filipa Quatorze
Licenciada em história pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e completou em 2004 uma pós-graduação em museologia e património cultural na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É desde 2005 coordenadora do Museu Vista Alegre e tem desenvolvido trabalho na área de gestão e interpretação de coleções. Concluiu em 2011 o Master of Arts em Interpretation, Representation and Heritage, na Universidade de Leicester, Reino Unido.

Sumol+Compal | "Sumol+Compal: acervos e arquivos da indústria, das marcas e das pessoas"

Daniela Salazar
Gestora de projetos culturais e criativos, museóloga e curadora independente. Investigadora no IHA - Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa. Formada em história, mestre em museologia e com doutoramento em estudos artísticos.


Ana Coelho
Gestora de sustentabilidade da SUMOL+COMPAL. Desempenhou funções na área de direção industrial do Grupo Sumol desde 1985. Formada em engenharia química pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

Museu da TAP | "TAP É Portugal. A preservar a história da Companhia Aérea de Bandeira do País"

Alexandra Martins
52 anos de idade, mais de 30 a trabalhar na TAP Air Portugal, na maior parte do tempo em departamentos de comunicação da companhia aérea. Licenciada em sociologia. Com funções no Museu da TAP desde agosto de 2018.

Museu Bordalo Pinheiro | "Documentação de coleções. A biografia de um objeto"

Cláudia Freire
Estudos em antropologia social (ISCTE, Lisboa), museologia e património (FCSH-Universidade Nova de Lisboa), fotografia, vídeo e multimédia (CENJOR, Lisboa). Trabalha junto dos museus portugueses desde 1993: Estudo das Colecções Etnográficas dos Museus Locais (Associação Caminus, 1993-1997); integrou a equipa fundadora da Rede Portuguesa de Museus (2000-2012), tendo como principais responsabilidades: apoio técnico, credenciação de museus e o Boletim Museus em Rede. Participou em projetos de investigação nos concelhos de Paredes de Coura (exposição), Odemira e Idanha-a-Nova (documentários). Desde agosto de 2016, desempenha funções no Museu Bordalo Pinheiro nas áreas da museologia e da documentação: gestão do sistema de documentação, biblioteca, coleção e catálogo on-line, apoio à investigação, exposição “Um Sonho. Bordalo e a Fábrica de Faianças”, conceção e produção de conteúdos multimédia para o site e Google Arts & Culture.


Luísa Fernandes
Completou, em 2014, o Mestrado em Conservação e Restauro, com especialização em documentação de arte contemporânea, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Fez um estágio de um mês no departamento Reserva, Conservação e Restauro do Sport Lisboa e Benfica, no verão de 2011. Após terminar o curso, começou a trabalhar no Museu da Marioneta, tendo passado, em março de 2021, para o Museu Bordalo Pinheiro. Trabalha, essencialmente, na organização da coleção, acondicionamento e atualização de registos das peças em reserva, preparação de embalagem para transporte e apoio à montagem de exposições, assim como na realização de pequenas intervenções (limpezas e consolidações) em peças cerâmicas e documentos gráficos, que são os materiais principais das peças da coleção do Museu.