Rubrica noticiosa sobre o mundo Benfica.

News Benfica

SLBenfica
As principais notícias SL Benfica.

News Benfica

As principais notícias SL Benfica

Edição nº223 | 05 DEZ 2019

Editorial

Afirmação do futebol


Num momento em que tanto se discutem a qualidade e a competitividade do futebol português, importa destacar alguns factos que demonstram a qualidade do trabalho feito neste sector:

1. Na presente temporada, Portugal tem vindo a cimentar a sexta posição no ranking de clubes da UEFA, só abaixo de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália, cujas ligas são consideradas, há muitos anos, as mais ricas do mundo, além de se tratarem de países cujo desenvolvimento económico e dimensão do mercado interno, em quantidade e valor, em muito excedem os nacionais. Logo a seguir estamos nós integrando claramente o pelotão da frente do conjunto europeu;

2. O sector do futebol tornou-se num exportador de excelência. Entre as centenas de jogadores e as dezenas de treinadores que procuram a sua sorte no estrangeiro figuram alguns dos mais reconhecidos no futebol mundial. Em recente eleição somos o único país que tem dois jogadores entre os dez melhores do mundo. Três nos trinta. Além de vários treinadores consagrados além-fronteiras, bem-sucedidos desportivamente, e até um empresário considerado, por muitos, como o mais influente a nível mundial. Sem capacidade de organização e muita competência na formação de jogadores e treinadores, esta dinâmica, acentuada na última década, não poderia existir;

3. O sucesso desportivo das várias seleções atesta o notável trabalho que tem vindo a ser feito pelos clubes ao nível da formação nas áreas técnicas, organizacionais e infraestruturais, e também da própria Federação, que soube criar as condições para aproveitar o muito talento desenvolvido pelos clubes. Basta lembrar que somos Campeões da Europa e vencemos a nova Taça das Nações;

4. Compare-se o número e nível de opções que o atual selecionador tem à sua disposição com o que acontecia até há poucos anos. Para além do grau de experiência internacional com que os jovens talentos chegam aos escalões principais;

5. Este sucesso não se limita ao futebol profissional e à formação, mas também ao futsal e futebol de praia. Os títulos sucedem-se, granjeando prestígio e dignificando o país;

6. Nas competições nacionais, temos assistido a uma cada vez maior aproximação entre equipas dos vários escalões, nomeadamente nas condições de trabalho, o que se reflete, em particular, nas Taças, em que se têm verificado, com cada vez maior frequência, as chamadas surpresas. A qualidade de jogo apresentado por essas equipas demonstra o valoroso trabalho realizado por dezenas de clubes.

Muito mais poderíamos destacar, sem que deixemos de reconhecer o muito que está por fazer. Mas talvez seja a altura de nos consciencializarmos de que o futebol português é um sector que se distingue, pela positiva, da esmagadora maioria dos sectores de atividade em Portugal, obtendo um reconhecimento ímpar no estrangeiro e marcando presença em lugares cimeiros dos mais variados rankings, mesmo apesar de vários constrangimentos.

Um deles tem a ver com a falta de público – ainda mais gritante noutras modalidades – o qual aponta, como razão principal da ausência de estádios, os preços excessivos dos bilhetes.

Neste âmbito, importa referir a discriminação de que o desporto é alvo presentemente, sendo-lhe aplicada a taxa normal de IVA (23%), contrastando com outros espetáculos em que lhes é aplicada a taxa mínima (6%).

Esta é uma situação incompreensível, já que o desporto cumpre os critérios evocados para outros tipos de espetáculos, tais como, por exemplo, o seu carácter tradicional e a implantação em todas as regiões do País. Além de que viu a taxa de IVA aumentada aquando das medidas da “Troika”, não tendo sido agora alvo de reversão, à semelhança de muitas outras recentemente.

Se existe sector que muito tem prestigiado o País é a indústria do futebol, e pela riqueza direta e indireta que gera não está a exigir nada a que não deva ter direito.

noticia

CLÁUDIA FIGUEIREDO DE REGRESSO

Futsalista retoma ligação que iniciou em 2007/08.

FUTSAL FEMININO

ler mais

noticia

EFICÁCIA DE SERVIÇO DECIDIU EM ITÁLIA

Benfica defrontou o Perugia na ronda inaugural da Poule D da Champions.

VOLEIBOL

ler mais

"É um nível muito alto, queríamos equilibrar o jogo como disse no lançamento desta fase da prova, mas o adversário tem um poder de fogo muito grande e pode colocar qualquer equipa em dificuldades. Os jogadores honraram a nossa camisola"

Marcel Matz

VOLEIBOL

noticia

INSTANTES FINAIS DECIDEM

Benfica venceu a Ovarense em desafio da 9.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. BASQUETEBOL

ler mais

"Valeu pela vitória. Não tivemos a intensidade que deveríamos ter, muito também por mérito da Ovarense e também por demérito nosso, não obstante nunca termos desistido e acreditado na vitória"

Carlos Lisboa

BASQUETEBOL

noticia

BENFICA-CAB MADEIRA: VENDA DE BILHETES

Jogo referente à 11.ª ronda da Liga Placard de Basquetebol.

BASQUETEBOL

ler mais

noticia

TAÇA DE PORTUGAL: ADVERSÁRIOS NA 4.ª ELIMINATÓRIA

Equipas masculina e feminina de futsal do Benfica já sabem quem vão defrontar no início da campanha 2019/20 na prova-rainha.

FUTSAL

ler mais

noticia

BENFICA-BURINHOSA: VENDA DE BILHETES

Partida a contar para a 13.ª ronda da Liga Placard de futsal.

FUTSAL

ler mais

Facebook SL Benfica Instagram SL Benfica Twitter SL Benfica Youtube SL Benfica LinkedIn SL Benfica TikTok SL Benfica WhatsApp
Veja aqui as versões anteriores:
Edição nº222 | 04 DEZ 2019 | GANHAR MINUTOS
Edição nº221 | 03 DEZ 2019 | MISSÃO COVILHÃ
Edição nº220 | 02 DEZ 2019 | VITÓRIA CONVINCENTE
Edição nº219 | 29 NOV 2019 | FESTA DAS CASAS
Edição nº218 | 28 NOV 2019 | PÓS-LEIPZIG
Edição nº217 | 27 NOV 2019 | VÁRIAS FRENTES
Edição nº216 | 26 NOV 2019 | TEMPO DE DECISÕES
Edição nº215 | 25 NOV 2019 | ASSEGURAR O FUTURO
Ver Mais

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar