Rubrica noticiosa sobre o mundo Benfica.

News Benfica

SLBenfica
As principais notícias SL Benfica.

News Benfica

As principais notícias SL Benfica

Edição nº442 | 13 NOV 2020

Editorial

Futebol de Formação


Devido à pandemia e suas implicações nas mais diversas áreas, colocou-se-nos a todos o desafio de transformar a adversidade em oportunidade. O desporto, e em particular a componente da formação, tem sido extremamente afetado, pelo que importa divulgar o que tem sido implementado no Benfica Campus.

Todo o funcionamento diário das instalações no Seixal e restantes usadas pelas equipas de formação estão adaptadas ao contexto atual para que seja possível dar continuidade ao processo de desenvolvimento dos jovens jogadores do Clube e para que todas as áreas que compõem o futebol de formação mantenham atividade regular.

As equipas B e Sub-23 são as únicas em competição, mantendo atividade com processo de treino coletivo e normalizado, embora as rotinas dos grupos de trabalho tivessem também de ser adaptadas ao momento que vivemos. De referir que, para que a participação em competição seja viável no presente contexto, o SL Benfica tem estado na linha da frente das medidas de prevenção e proteção pessoal no meio desportivo.

Além das medidas tomadas a nível interno, tanto a Equipa B como os Sub-23 estiveram envolvidos na génese da aplicação dos testes rápidos na Liga Portugal 2 SABSEG e na Liga Revelação, em parceria com a Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol, respetivamente.

Apesar da atual crise pandémica, ninguém está parado e todas as restantes equipas de formação de futebol do Clube estão em atividade, embora com processo de treino individualizado e adaptado às orientações da Direção-Geral da Saúde. Falamos de um universo que abrange todos os escalões do Benfica Campus (dos iniciados aos juniores), mas também os escalões de iniciação (até aos infantis), incluindo as equipas em atividade em Lisboa e nos cinco Centros de Formação e Treino do Clube espalhados pelo país (Faro, Aveiro, Viseu, Braga e Vila Real).

A capacidade da residência do Benfica Campus está neste momento limitada e o número de jogadores a viver no centro de estágios é reduzido em relação ao habitual (todos os quartos são atualmente individuais e residem no Benfica Campus apenas jogadores juvenis Sub-17 e juniores Sub-18). Isto significa que todos os restantes jogadores entre infantis Sub-13 e juvenis Sub-16 que, em condições normais, estariam a residir no Benfica Campus, estão neste momento a viver nas respetivas zonas de residência familiar, um pouco por todo o país.

Para esses cerca de 60 jogadores, o Clube desenvolveu um projeto à escala nacional, ímpar no futebol de formação em Portugal: todos os fins-de-semana, desde setembro, são levados a cabo estágios em duas localizações estratégicas (em Vouzela, no distrito de Viseu, e em Lagoa, no Algarve), que permitem a manutenção da proximidade entre jogadores, staff técnico e restantes departamentos do Clube, assim como a continuidade do processo de treino segundo as metodologias SL Benfica.

Trata-se de uma operação de elevada magnitude, que denota uma capacidade singular por parte do SL Benfica em responder a um contexto de adversidade, também ele, singular.

A crise pandémica resulta em limitações óbvias na vida desportiva dos nossos jovens jogadores, quer ao nível do treino, quer da (inexistente) competição. Mas este contexto de grande adversidade é encarado como um desafio que o SL Benfica está preparado para enfrentar e a partir do qual podem até surgir oportunidades.

Aquele que sempre foi o foco principal do projeto de formação do Clube transformou-se agora na regra: o desenvolvimento individual.

Sem a agenda preenchida da competição, a prioridade passa por desenvolver novas ferramentas que permitam potenciar ainda mais a progressão individual dos nossos jovens, recorrendo ao profundo conhecimento e experiência dos nossos treinadores em relação à metodologia de treino e ao modelo de jogo SL Benfica. Trata-se ainda de um exercício diário e constante de criatividade que coloca à prova toda a estrutura e que trará, no futuro, valor acrescentado ao projeto de formação do Clube, permitindo que o SL Benfica se mantenha na linha da frente do desenvolvimento de jovens futebolistas a nível mundial.

Tendo em conta que a formação integral dos nossos jovens é vista como prioridade, também as áreas de formação pessoal, social e escolar têm desenvolvido novos métodos de proximidade e transmissão de informação, não só para com os jovens jogadores, mas também para com as respetivas famílias e entidades escolares. Mais uma vez, as limitações e distâncias a que o contexto obriga trarão ferramentas renovadas e potenciarão um desenvolvimento cada vez mais sustentado e enriquecido dos nossos jovens no futuro.

noticia

SUB-21: GONÇALO RAMOS EM ESTREIA COM GOLO!

Portugal venceu a Bielorrússia, por 3-0, no Portimão Estádio, em jogo de qualificação para o Campeonato da Europa. Avançado do Benfica fechou o marcador.

FUTEBOL

ler mais

noticia

PAULETA: "A EQUIPA ESTÁ MOTIVADA E PRONTA PARA O DÉRBI"

Benfica e Sporting enfrentam-se na 7.ª ronda da Série Sul da Liga BPI, às 11h00 de sábado, no Estádio da Tapadinha.

FUTEBOL

ler mais

noticia

WALDSCHMIDT: COMO SE GRITA GOLO NA ALEMANHA

"O novo lisboeta torna-se num dos avançados que desbravam vitórias no reinado de Joachim Löw", escreveu a Imprensa alemã. A seleção germânica bateu a República Checa por 1-0 e o jogador do Benfica foi decisivo.

FUTEBOL

ler mais

noticia

OTAMENDI TITULAR NO EMPATE DA ARGENTINA COM O PARAGUAI

O Paraguai marcou primeiro, mas a Argentina empatou. Messi consumou a reviravolta, porém o videoárbitro anulou o golo.

FUTEBOL

ler mais

noticia

NUNO FERREIRA: "CONCENTRADOS E CIENTES DO QUE TEMOS DE FAZER"

O Benfica visita o SC Lusitânia às 18h00 de sábado, em jogo da 7.ª jornada da Liga Placard de basquetebol.

BASQUETEBOL

ler mais

noticia

FOMOS À DESCOBERTA DA FILIAL SPORT ALGOZ E BENFICA

É a n.º 12 do Clube e conta atualmente com 248 Sócios.

CASAS BENFICA

ler mais

noticia

LUÍS ESTRELA: "QUANDO FORMOS CHAMADOS A COMPETIR ESTAREMOS PREPARADOS"

O coordenador técnico da formação de futsal do Benfica esteve no "Sport Lisboa e Modalidades" da BTV, onde falou do estado atual das equipas de formação, que continuam sem competir.

FUTSAL

ler mais

noticia

TAÇA DO MUNDO DE VALÊNCIA A FECHAR A ÉPOCA

Os triatletas benfiquistas Melanie Santos, Vera Vilaça e Alexandre Nobre alcançaram a 8.ª, 22.ª e 29.ª posições, respetivamente.

TRIATLO

ler mais

noticia

JOÃO FIDALGO ASSINA CONTRATO DE FORMAÇÃO

O guarda-redes de 14 anos está na 4.ª época ao serviço do Sport Lisboa e Benfica.

FUTEBOL

ler mais

noticia

Programação BTV
Consulte aqui toda a informação.

Facebook SL Benfica Instagram SL Benfica Twitter SL Benfica Youtube SL Benfica LinkedIn SL Benfica TikTok SL Benfica WhatsApp
Veja aqui as versões anteriores:
Edição nº441 | 12 NOV 2020 | MUITAS FRENTES
Edição nº440 | 11 NOV 2020 | Projeto exemplar
Edição nº439 | 10 NOV 2020 | Balanço
Edição nº438 | 09 NOV 2020 | NÃO CHEGOU
Edição nº437 | 06 NOV 2020 | Demonstração de crença
Edição nº436 | 05 NOV 2020 | MISSÃO RANGERS
Edição nº435 | 04 NOV 2020 | QUARTA-FEIRA CHEIA
Ver Mais

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar