Râguebi

20 abril 2018, 12h41

Torneio Carlos Nobre

Edição de 2017 do Torneio Carlos Nobre

Realiza-se no dia 25 de abril a 4.ª edição do Torneio Carlos Nobre, organizado pela secção de râguebi do Benfica.

Cerca de 600 atletas (100 do Sport Lisboa e Benfica) de vários escalões e emblemas vão marcar presença no campo sintético do Estádio da Luz para homenagear Carlos Nobre, um homem que marca de forma incontornável a história do râguebi do Clube.

A par da homenagem, o evento, que acontece desde 2015, visa promover a modalidade no Benfica, nomeadamente ao nível da formação de novos atletas.

O dia começa às 9h00 com a receção dos jovens atletas no campo sintético do Estádio da Luz, seguindo-se vários jogos dos escalões Sub-8, Sub-10 e Sub-12 (cerca de 72 jogos na parte da manhã). Na parte da tarde, os Sub-14 disputam o troféu; à noite há um jantar convívio no Catedral da Cerveja, que contará com a presença de cerca de 200 pessoas, onde será entregue o troféu Carlos Nobre.

Torneio Carlos Nobre

Francisco Grenho, vice-presidente da secção de râguebi do Benfica, explicou o porquê de se manter o nome Carlos Nobre ligado a este torneio.

“Vamos já no quarto torneio. A nossa grande preocupação foi não nos esquecermos de ligar a este torneio o nome de uma pessoa que foi a mais importante na história do râguebi do Benfica”, referiu Francisco Grenho, em declarações à BTV.

“O que estamos aqui a fazer não é mais do que aquilo que aprendemos com o Carlos Nobre. Ele, para nós, é um exemplo. Tentamos traduzir, naquilo que fazemos, as preocupações dele e principalmente tentar chegar ao nível dele, que é difícil. Todos os que estamos ligados ao râguebi do Benfica temos as ideias e os princípios do Carlos Nobre como referência. É com uma enorme satisfação que organizamos este torneio”, afirmou o vice-presidente da secção.

O torneio visa promover a modalidade a nível da formação, que Francisco Grenho disse ter sido uma das maiores preocupações do homenageado.

“Carlos Nobre era uma pessoa muito preocupada com a formação dos jogadores. Tentamos que este dia possa vir a ser, e já é considerado, o dia do râguebi do Benfica. Ou seja, conseguimos, através das atividades que desenvolvemos, trazer ao Estádio da Luz não só atuais atletas como antigos atletas, no sentido de nos juntarmos e termos um dia onde podemos recordar muitas das coisas que passámos aqui, e também para aqueles que estão mais afastados desta realidade ficarem a conhecer o râguebi do Clube”, reforçou.

Torneio Carlos Nobre

Pedro Silva, coordenador da Formação, revelou que não é fácil organizar um evento que recebe tantos atletas, mas o esforço é compensador.

São dificuldades boas podermos ter a capacidade para organizar e receber bem um número como este de atletas, destas idades. É sempre um bom indicador, e poder fazê-lo dentro do Complexo do Estádio da Luz é ainda mais gratificante, porque podemos mostrar aquilo que é a nossa casa”, confessou Pedro Silva.

A organização tenta introduzir uma novidade nas atividades todos os anos e a 4.ª edição do Torneio Carlos Nobre não é exceção: “Este ano, mais uma vez, vamos ter uma novidade da parte da tarde, o Touch Rugby, que já é praticado a nível internacional há algum tempo. O Benfica, mais uma vez, é pioneiro no lançamento desta modalidade em Portugal, que permite a prática de novos jogadores, antigos jogadores e até familiares, porque é uma modalidade sem contacto e isso permite que todos possam participar”, contou Francisco Grenho.

“Fazia todo o sentido que, a partir do momento em que há uma energia para uma nova vida do râguebi do Benfica, o Clube estivesse na linha da frente e adotasse essa nova vertente como forma de trazer as pessoas a este desporto, não só os ex-jogadores como também pais e simpatizantes do râguebi”, acrescentou Pedro Silva.

Torneio Carlos Nobre

PROGRAMA DO 4.º TORNEIO CARLOS NOBRE, DIA 25 DE ABRIL

Horário Atividade Local
10h00 às 13h00 Convívio Sub-8/10/12 Sintético do Estádio da Luz
14h00 às 16h00 Jogo Sub-14 Sintético do Estádio da Luz
16h30 às 17h30 Touch Rugby Sintético do Estádio da Luz
18h00 às 19h00 Jogo veteranos Sintético do Estádio da Luz
20h00 Jantar - Entrega do prémio do Torneio Catedral da Cerveja

 

Texto: Márcia Dores

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas