Futebol

21 novembro 2017, 12h33

Mostovoi

O mais internacional (51 jogos) dos cinco russos que vestiram a camisola do Benfica, Aleksandr Mostovoi está radicado em Moscovo. Aos 49 anos, a ex-estrela continua ligada ao futebol, vestindo o fato de comentador numa televisão nacional.

Pela janela que mudou o mundo, o antigo criativo assistiu aos dois jogos das águias com o Manchester United e também ao duelo com o CSKA no Estádio da Luz. O reencontro, na 5.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, é abordado por Mostovoi em declarações exclusivas ao Site Oficial.

"Ninguém estava à espera que o CSKA fosse a Lisboa ganhar o jogo. O Benfica jogou melhor, esteve a vencer por 1-0, mas depois o árbitro apitou um penálti que não era e deu-se o empate. Logo a seguir, um ressalto de bola e o segundo golo do CSKA. Nessa noite, o futebol não foi nada justo com o Benfica. Espero que a história seja muito diferente em Moscovo", comenta o russo, que representou os encarnados em 1992/93 e ainda fez uma partida oficial em 1993/94, passando depois por Caen, Estrasburgo e Celta de Vigo, onde brilhou durante oito temporadas.

"O relvado está bom, a temperatura por estes dias também é bem suportável, ainda que no dia do jogo vá estar mais frio do que nos últimos dias. Mas para jogar ainda está bom", acrescenta.

Mostovoi

Na última jornada da liga russa, o CSKA (atual terceiro classificado, a sete pontos do líder Lokomotiv, onde alinha o ex-benfiquista Manuel Fernandes) deslocou-se ao terreno do SKA Khabarovsk, equipa do extremo oriente que no fim da época passada garantiu o acesso ao principal escalão.

O conjunto moscovita enfrentou uma viagem longa, de mais de 16 mil quilómetros (ida e volta), mas o desempenho em campo foi positivo e, na opinião de Mostovoi, até "surpreendente".

"O CSKA teve um jogo muito importante, muito longe de Moscovo, o que implicou também mais de oito horas de avião, mais do que uma viagem de Lisboa para a capital russa, como a que o Benfica fez. A verdade é que, com temperatura negativa, com uns 10 graus abaixo de zero, o CSKA ganhou por 2-4 e jogou bastante bem. Ninguém esperava que fossem capazes de marcar quatro golos em condições adversas", analisa o comentador.

Mostovoi

"Animicamente o CSKA está bem. Veio de uma viagem desgastante, mas jogou no sábado e teve praticamente quatro dias para recuperar. É suficiente", regista o ex-jogador.

Necessitados de vencer em Moscovo para continuar na Europa, os comandados de Rui Vitória, na opinião de Mostovoi, terão de ser "muito agressivos".

"É um jogo que pode dar para tudo. Se o Benfica jogar bem, isto é, se for agressivo e se jogar sem medo como sabe, pode provocar danos no CSKA, que é uma equipa com muita sorte. Na jornada anterior da Liga dos Campeões, jogou mal com o Basileia, na Suíça, esteve a perder por 1-0, mas depois, pam!, pam!, dois golos e ganharam sem fazer nada. Eu vi aquilo e pensei para comigo: 'Como é possível?'", partilha o russo.

"Por isso eu digo: se tiver cabeça e jogar de forma agressiva, o Benfica pode levar de Moscovo o resultado que lhe interessa, que é uma vitória. Mas tem de ser rijo e contundente nos duelos", indica Mostovoi, antigo companheiro de Rui Costa nas águias, que não poderá ver o desafio ao vivo, mas fará análise e comentários em estúdio, após o jogo, na televisão.

Texto: João Sanches

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol