6 de fevereiro de 2019, 18h23

Telma Monteiro visitou o IPO de Lisboa

Judo

A judoca do Benfica proporcionou uma manhã diferente a todas as crianças presentes nesta unidade de saúde.

Telma Monteiro, judoca do Benfica, visitou na manhã de quarta-feira (6 de fevereiro) as crianças no IPO de Lisboa. A atleta acompanhou e transmitiu energia positiva a quem luta diariamente contra o cancro.

"É um prazer estar aqui, porque é algo que eu já gostava de ter feito, poder dispensar algum tempo para estes casos que são muito sensíveis. É preciso ter alguma sensibilidade, mas é importante passarmos uma energia positiva para estas crianças", afirmou Telma Monteiro em declarações à BTV, que acompanhou a judoca durante esta visita.

Telma Monteiro

Telma Monteiro proporcionou um dia diferente a estas crianças, que puderam contar com a sua ajuda nos vários projetos realizados ao longo da manhã.

"Elas é que me ajudam a mim, o mais importante é podermos dispensar um pouco do nosso tempo para ouvir e estarmos disponíveis. Este convívio dá-nos uma perspetiva diferente do que é realmente um problema. Estas crianças estão aqui a lutar pela vida e acho que, se olharmos para isso, percebemos que o resto é muito pequeno. O que nós podemos dar é tão pouco comparativamente ao que levamos daqui", destacou.

Luísa Martins, fundadora da associação "A+", que convidou a atleta do Benfica para partilhar alguns momentos com estas crianças no IPO de Lisboa, falou um pouco sobre o projeto.

"Surgiu porque nós somos pais de uma criança que teve cancro e passámos muito tempo aqui no IPO, por isso resolvemos criar este projeto de maneira a que pudéssemos proporcionar a estas crianças momentos diferentes como este com a Telma. O convite surgiu devido à importância que ela tem e também porque achámos que todas estas crianças gostariam de estar junto a ela para poderem partilhar todos estes momentos", explicou.

Telma Monteiro

Durante a visita da judoca, as crianças estiveram sempre acompanhadas por vários médicos. Filomena Pereira, médica no IPO de Lisboa, agradeceu a presença de Telma Monteiro e vincou que é importante haver este contacto com pessoas que são símbolos públicos de energia e vitalidade.

"Tudo o que possa representar energia, vitalidade e conceitos de vida são bem-vindos porque relembram a estes jovens que a passagem por aqui [IPO de Lisboa[ é apenas um intervalo na sua vida. No ano passado acolhemos 180 doentes novos e temos atualmente em tratamento entre 480 a 500 miúdos. Nós tratamos metade das crianças que o País tem com esta doença", frisou.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Francisca Caria / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar