11 de fevereiro de 2019, 14h10

A goleada que abanou o mundo

Futebol

Com amplo eco na Imprensa internacional, o resultado mais volumoso de sempre do Benfica no novo Estádio da Luz atravessou continentes.

A goleada mais avultada da Liga NOS 2018/19 foi alcançada no domingo, no Estádio da Luz. Na 21.ª jornada, o Benfica recebeu e venceu o Nacional, por 10-0. Um resultado que teve eco à escala planetária, em todos os continentes, com a Imprensa internacional a difundir os detalhes de um desfecho que não acontecia há 55 anos.

Se a propagação na Europa não é surpresa, o facto de jornais indonésios, russos ou mesmo um jogador da NBA destacarem o score que o Benfica não atingia desde 1964 acaba por ter relevância, sintetizando até a forma como este triunfo correu mundo.

No Velho Continente, vários jornais e sites assinalaram a dezena de golos conseguidos pelas águias no jogo. O site “24matins.fr” descreve o acontecimento como uma “goleada monstruosa do Benfica”. Destaca o facto de no meio de tantos golos não ter havido um jogador com três ou mais tentos na partida.

Ferro

Ainda em França, para o “L'Équipe”, prestigiado diário desportivo, “o Benfica ofereceu um incrível festival ofensivo diante do seu público”. Esta publicação realça ainda um “Benfica muito, muito forte no Estádio da Luz” e uma “festa muito bonita”, que permitiu a “sexta vitória consecutiva no Campeonato” – a melhor série, aliás, das águias na corrente edição da prova.

Em Espanha, também não passou despercebido o 10-0 ao Nacional. O “As” narrou um “festim goleador”, valorizando ainda terem sido oito os marcadores dos golos.

“Um, dois, três, e assim até aos 10!”, começou por escrever o “Mundo Deportivo” na sua crónica do Benfica-Nacional. O jornal do país vizinho recordou que Bruno Lage só “pegou na equipa há um mês”, mas já “carregou na tecla para que a equipa funcione”. O “Mundo Deportivo” exaltou, ainda, o curioso dado de “ninguém ter logrado um hat-trick”.

De Espanha damos um pulo a Itália. O diário “La Gazzetta dello Sport” refere-se ao Benfica como uma equipa que “dá medo”.

Em vésperas de confronto com o Galatasaray nos 16 avos de final da Liga Europa, a goleada do Benfica teve direito a tratamento especial por parte da Comunicação Social turca. O site “TRT”, na sua secção de desporto, lembrou que as águias alcançaram “uma vitória histórica”. Na Turquia elevam, igualmente, a “sexta vitória seguida no campeonato”.

Benfica-Nacional

"Recital" causou espanto até na... NBA

No Continente americano, a vitória do Benfica teve amplo eco. Bryan Róchez, avançado dos insulares, é hondurenho e, como tal, a Imprensa do país noticiou o jogo. O “La Prensa”, das Honduras, recorda que “Grimaldo deu início ao recital – até agora o maior do campeonato português”.

No México, o “Cancha” fala de um “Benfica que meteu 10 golos ao Nacional”. O desportivo de Monterrey recorda o bis de Seferovic e de Jonas, e considera que o 4-0, confirmado por João Félix aos 50’, deixou o Nacional “ainda mais nervoso”. O “Cancha” não esqueceu os dois tentos dos defesas-centrais da Formação: “Aos 56’ chegou o tento de Ferro e aos 64’ marcou Rúben Dias.”

O site “TNT”, da Argentina, viu um “Benfica arrasador”. E, já na Venezuela, o generalista “Meridiano” anotou a “goleada histórica” e no Chile, através do “El Gráfico”, sublinhou que tamanho resultado só foi possível devido a uma “atuação maciça e contundente” dos encarnados.

Benfica-Nacional

Da América Central e do Sul para a do Norte, destaque para Clint Capela. O jogador dos Houston Rockets, da NBA, onde joga o também “Benfiquista” James Harden, publicou um post na sua conta oficial do Twitter: “E eu pensava que o Chelsea tinha tido um dia mau [derrota por 6-0 com o Manchester City]…”, retweetando uma publicação do “Who Scored” com todos os golos dos encarnados.

Na Europa/Ásia, o jogo da Luz teve impacto na Rússia. O desportivo “Sport Express” reporta uma vitória “incomum”. Nas estatísticas, o desportivo russo recordou que os comandados por Bruno Lage, no total, efetuaram “14 remates à baliza do Nacional”.

Em África, o “Folha de Maputo” escreveu sobre uma “goleada das antigas”, “a maior de sempre no novo Estádio da Luz”.

O “The Jakarta Post”, da Indonésia (Ásia/Oceânia), exaltou a exibição e o resultado, assinalando que, após o 3-0 ao intervalo, as “comportas abriram na segunda parte”.

RESUMO DO JOGO

Texto: Marco Rebelo

Fotos: João Paulo Trindade e Isabel Cutileiro / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar