10 de fevereiro de 2019, 09h01

Liga NOS: raio-X do Nacional

Futebol

O adversário do Benfica na 21.ª jornada viaja da ilha da Madeira e ainda não conheceu o sabor da vitória na segunda volta da prova.

O Benfica volta a jogar perante o seu público, agora a contar para a Liga NOS. Depois do dérbi da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, é a vez de o Estádio da Luz receber a 21.ª jornada do Campeonato. O Nacional é o senhor que se segue, com o início do duelo agendado para as 17h30 de domingo.

Aos 44 anos, Costinha, treinador do Nacional, está na segunda época ao comando dos alvinegros, logrando, até ao momento da edição 2018/19 da Liga NOS, o 12.º lugar da tabela classificativa, com 20 pontos. Curioso o facto de estarem frente a frente a equipa mais goleadora da prova – Benfica, com 47 golos marcados – e a defesa mais batida – Nacional, com 35 tentos sofridos.

Raio X Nacional

Top 5 marcadores (todas as provas)

JOGADOR GOLOS
Róchez 9
Witi 5
João Camacho 5
Júlio César 2
Hamzaoui 2

Ainda assim, os madeirenses têm perigos no ataque. Com nove golos em todas as competições, Róchez é o artilheiro de serviço, mas muita atenção a Witi e João Camacho. Já do outro lado, realce para Seferovic, com 14 golos oficiais em 2018/19, 11 na Liga NOS. Na mesma prova, o Benfica também conta com mais golos marcados de cabeça do que o opositor: oito contra cinco.

Raio X Nacional

Top 5 assistentes (todas as provas)

JOGADOR ASSISTÊNCIAS
Palocevic 3
Brayan Riascos 2
Witi 2
Jota 2
João Camacho 2

Quase tão preponderante como o golo num jogo de futebol é o passe. Os encarnados têm verdadeiros artistas na hora de assistir, com Pizzi à cabeça. O médio é o maior assistente da Liga NOS, com nove passes para golo, sendo que já bateu o seu recorde pessoal no Clube: 12. No Nacional, o médio-centro Palocevic é quem mais ordena, com três assistências, bem secundado por Brayan Riascos, Witi, Jota e João Camacho, todos com duas.

Com uma primeira volta tranquila, o Nacional vai vagueando pelo meio da tabela, terminando as primeiras 17 jornadas do Campeonato Nacional com cinco vitórias, quatro empates e oito derrotas. Porém, a segunda metade da Liga não está a arrancar a preceito aos insulares. Em três rondas ainda não venceram: duas derrotas (0-3 com o SC Braga e 2-1 com o Moreirense) e um empate (0-0 com o V. Setúbal), nulo em que o Nacional alinhou de início com: Daniel Guimarães; Kalindi, Rosic, Júlio César, Filipe Ferreira; Sérgio Marakis, Diego Barcellos, Palocevic; Vítor Gonçalves, Brayan Riascos e Hamzaoui.

Sempre a atuar em 4x3x3, o onze-tipo, com os futebolistas mais utilizados, é o seguinte: Daniel Guimarães; Kalindi, Júlio César, Felipe Lopes, Nuno Campos; Palocevic, Vítor Gonçalves, Jota; Witi, João Camacho e Róchez.

Destacar que, para a partida com as águias, Costinha tem um jogador em dúvida devido a lesão no joelho: Tissone, médio que chegou na presente temporada, proveniente do Aves.

Raio X Nacional

Top 5 rematadores na Liga NOS

JOGADOR REMATES
Witi 38
João Camacho 31
Róchez 30
Jota 20
Palocevic 16

Apesar das dificuldades nos resultados e nos golos marcados, os alvinegros são dos conjuntos que mais rematam na Liga NOS. Contam com 237 disparos efetuados, valor que está acima da média da prova (233). Os comandados por Costinha têm uma média de 11 remates por jogo, sendo que 32% deles acertam na baliza contrária. Referir, ainda, que 124 remates do Nacional na Liga Portuguesa (mais de metade) foram realizados de fora da área.

Raio X Nacional

Top 5 cruzamentos na Liga NOS

JOGADOR CRUZAMENTOS
Witi 60
Kalindi 58
Nuno Campos 33
Vítor Gonçalves 32
João Camacho 29

O Nacional não é dos emblemas que mais usam o cruzamento como arma para chegar à área contrária. Em 2018/19, já realizou 297 cruzamentos (média de 14 por desafio), acabando por usar mais o flanco direito (188) do que o esquerdo (109).

Raio X Nacional

Top 5 passadores na Liga NOS

JOGADOR PASSES
Júlio César 659
Kalindi 650
Vítor Gonçalves 614
Nuno Campos 571
Jota 505

No capítulo do passe, os insulares estão abaixo da média praticada na Liga NOS. Com 6938 passes, o Nacional regista 322 efetuados a cada 90 minutos e conta com 79% de acerto. Do outro lado do relvado estará a equipa com mais passes realizados na Liga NOS: o Benfica, com 9564.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Liga Portugal

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar