15 de fevereiro de 2019, 15h17

Onze do Benfica com a média de idades mais baixa dos 16 avos da Liga Europa

Futebol

Dois dos seis jogadores da Formação titulares ante o Galatasaray, João Félix e Florentino (ambos com 19 anos) foram os elementos mais jovens da equipa escalada por Bruno Lage.

O Benfica utilizou uma equipa tremendamente jovem na vitória por 1-2 diante o Galatasaray, na 1.ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Numa comparação com os competidores nesta fase, as águias apresentaram o onze inicial com a média de idades mais baixa: 22,9 anos.

Para este registo muito contribuíram as idades de João Félix e Florentino (19 anos), Gedson (20 anos), Rúben Dias e Ferro (21 anos) e Yuri Ribeiro (22 anos). Para se ter uma ideia, Salvio, com 28 anos, foi, do lado do Benfica, o atleta mais velho no onze inicial.

Para três dos seis jogadores mais novos que mereceram a titularidade, esta foi a estreia numa competição europeia, neste caso o palco foi a Liga Europa. Yuri Ribeiro, Ferro e Florentino estrearam-se assim numa competição europeia com o Manto Sagrado.

Galatasaray-Benfica

Para Florentino, a estreia foi ainda mais especial, isto porque foi também a primeira vez que foi escolhido para ser titular na equipa principal do Benfica (tinha-se estreado ao entrar no decorrer da segunda parte do jogo frente ao Nacional, na 21.ª jornada da Liga NOS).

A presença no onze dos seis jogadores Made in Caixa Futebol Campus abrilhantou ainda mais uma noite memorável, marcada pela vitória vermelha e branca no estádio do Galatasaray (1-2), a primeira das águias na Turquia.

Gedson

Mais de metade do onze inicial do Benfica foi assim composto por jogadores formados no Seixal, que a pouco e pouco se vão afirmando, cada vez mais, no plantel principal comandado por Bruno Lage.

Observando o que se passou nesta jornada, o registo do Benfica só encontra paralelo numa equipa presente nos 16 avos de final da Liga Europa: o Dínamo Kiev. A formação ucraniana, conhecida por potenciar vários jovens da formação ao longo dos anos por razões históricas, geográficas, políticas e desportivas, apresentou um onze inicial composto por sete jogadores da casa.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos. Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar