Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
O Presidente do Benfica falou na inauguração da nova área temática do Museu. Destacou e recordou a obra feita, valorizou a aposta acertada nos jovens da formação e a solidez financeira do clube, e enumerou os projetos que guiam os próximos anos da instituição.
28 fevereiro 2019, 21h31
Luís Filipe Vieira
"No dia em que comemoramos 115 anos, quero deixar uma palavra de confiança e otimismo a todos os Benfiquistas. Confiança pela obra e resultados desportivos que falam por nós. Otimismo porque o nosso projeto de futuro está assente nas sementes que lançámos no passado e cujo melhor exemplo é a aposta na nossa formação", começou por assinalar.
O Presidente das águias prosseguiu a sua intervenção recordando uma medida recente colocada em prática pelo clube: a compra à SAD das empresas do Grupo Benfica – Benfica Estádio e Benfica TV.
"Mas, neste dia de aniversário, no dia em que comemoramos os 115 anos do clube, queria desde já destacar a prenda que queremos dar a todos nós, Benfiquistas. Graças ao processo de recuperação e consolidação da nossa situação financeira, o Sport Lisboa e Benfica irá em breve passar novamente a deter a Benfica Estádio – proprietária do Estádio – e a Benfica TV, situação diferente da que ocorria na SAD, onde o clube e os seus associados apenas têm uma posição maioritária. Assim se devolve o Benfica aos Benfiquistas. Se a isso juntarmos a promessa cumprida de pagarmos a esmagadora maioria das nossas dívidas bancárias, com as receitas do novo contrato de direitos televisivos, demonstramos bem a solidez financeira que vivemos, num clube cada dia mais autónomo e respeitado", recordou.
Outro destaque dado por Luís Filipe Vieira foi a venda, pela primeira vez na história do Benfica, de mais de 40 mil RED PASS, o que permite ao Estádio da Luz ver preenchido, em cada jogo da equipa de futebol, 75% da sua capacidade.
"Outra notícia desta semana demonstra bem a forma como os adeptos querem estar cada vez mais próximos do clube e, neste caso, da nossa equipa de futebol. Ultrapassámos o objetivo dos 40 mil RED PASS vendidos no nosso estádio, o que, com os 8 mil lugares Corporate existentes, elevam para 75% a taxa de ocupação do estádio garantida antes de o início de qualquer jogo. Batemos, assim, mais um recorde histórico", indicou.
"São números que estão em sintonia com o facto de hoje o Benfica estar no top europeu dos mais diversos indicadores, demonstrando toda a excelência do trabalho dos nossos profissionais nas mais diversas áreas. Orgulhamo-nos por sermos reconhecidos, dentro e fora de portas, como um exemplo de boa gestão empresarial e desportiva", sublinhou de seguida o Presidente.
Os 115 anos ficam marcados pela inauguração de uma nova área temática no Museu Benfica – Cosme Damião. "Museu Talismã – História, troféus e Mística desde 2013" resume todas as conquistas realizadas pelas equipas do clube: futebol e modalidades desde que este espaço cultural e de História foi aberto ao público.
"Assinalar este aniversário com a inauguração desta nova área do Museu tem todo o simbolismo, quando o tema desta primeira exposição visa precisamente homenagear e recordar todos os títulos obtidos desde que este novo Museu foi aberto em 2013. É mais um capítulo que ficará na nossa história, recheada de conquistas e de feitos notáveis nas áreas do Futebol, Modalidades, Projeto Olímpico e Património Cultural. O passado recente é motivo de orgulho presente e futuro", considerou Luís Filipe Vieira.
"A construção do novo estádio, do novo Museu, do Caixa Futebol Campus, o trabalho notável feito na uniformização das Casas do Benfica e no novo projeto Casas 2.0, o trabalho da nossa Fundação, a inovação e modernização de todas as áreas, o profissionalismo reconhecido dos nossos profissionais, mas sobretudo as conquistas e resultados obtidos pelos nossos técnicos e atletas, são marcos intemporais", prosseguiu.
"Mas também digno de registo e orgulho é o apoio incansável, diário, dos nossos milhões de Sócios, adeptos e simpatizantes espalhados pelo mundo. O presente é motivo de confiança para o nosso futuro", vaticinou o líder dos encarnados.
A aposta nos jovens oriundos da formação é já realidade e uma imagem de marca da equipa de futebol. Sucesso e talento andam de mãos dadas; ambição e inconformismo são modos de estar incontornáveis do ninho da águia.
"A forma como singram e se integram facilmente os nossos jovens talentos, as pérolas da Luz, na nossa equipa principal, resultam de uma visão, de um rumo, de todo um projeto que é uma das pedras basilares para que o Benfica concilie a hegemonia no futebol nacional e uma ambição cada dia maior em termos europeus. E o futuro é sinónimo da nossa ambição e do nosso permanente inconformismo", enfatizou.
O Benfica é uma obra inacabada e uma constante evolução. Pese embora o trabalho já realizado, Luís Filipe Vieira apontou aos projetos vindouros.
"Novos projetos estão a ser preparados: destaco o centro de alto rendimento, o Museu Benfica, a Rádio Benfica, o Benfica digital e a ampliação e alargamento do nosso Caixa Futebol Campus", enumerou.
"Tem sido um privilégio participar nesta gloriosa história. Por isso, e por tudo o resto, um grande obrigado a todos os Benfiquistas. Viva o Sport Lisboa e Benfica", concluiu.
"FERRO RENOVOU COM UMA CLÁUSULA DE RESCISÃO DE 100 MILHÕES DE EUROS"
Após o discurso, Luís Filipe Vieira respondeu às questões colocadas pela Comunicação Social presente no evento, começando por revelar o momento mais marcante desde que é Presidente do Benfica.
"Os momentos são muitos. O momento que me marca a mim, marca os Benfiquistas. Temos desenvolvido um trabalho que nos deixa orgulhosos. Os maiores marcos são o Estádio, o Museu e o Caixa Futebol Campus. O importante é que sintam tudo isto como uma obra nossa e não como uma obra de alguém", disse.
O líder dos encarnados explicou, ainda, a aquisição da Benfica Estádio e da BTV por parte do clube.
"Numa primeira fase, nos Estados Unidos da América, disse que as Casas do Benfica eram o braço-armado; numa segunda fase referi que íamos devolver o Benfica aos Benfiquistas. Tudo o que nos norteou foi a recuperação da autoestima dos Benfiquistas e recuperar a parte financeira; a terceira fase passou por entregar o património na totalidade ao Sport Lisboa e Benfica. Pretendemos bloquear o Clube ao populismo e à demagogia. Queremos continuar a trabalhar em torno de um bem comum: o Sport Lisboa e Benfica. Os Benfiquistas já podem gritar que o Benfica é nosso", elevou.
Outra das questões colocadas ao Presidente benfiquista foi o crescimento do Caixa Futebol Campus e a aposta nos talentos Made in Seixal.
"Faz parte deste projeto do Benfica. Antes ninguém olhava para o Caixa Futebol Campus e agora já olham. O que tenho dito é que tudo faremos para que os jovens fiquem o máximo tempo possível no clube e que saiam apenas pelas cláusulas de rescisão. O Ferro renovou com uma cláusula de 100 milhões de euros", revelou.
"O Benfica tem tido a aposta no Caixa Futebol Campus. Tivemos de vender alguns jovens; com o Rui Vitória lançaram-se alguns jovens, com o Bruno Lage, por estar familiarizado com o Caixa Futebol Campus, apresentámos na Turquia uma equipa jovem. A aposta é para manter", completou.
Neste sábado, o Benfica desloca-se ao Estádio do Dragão para disputar a 24.ª jornada da Liga NOS diante do FC Porto. Luís Filipe Vieira garantiu que as águias vão lutar pela vitória.
"Vamo-nos apresentar no Dragão com uma equipa jovem, das mais novas de que há memória. Vamos para ganhar e esperamos que seja um grande jogo. Vamos para o campo com o pensamento da vitória. Que as três equipas estejam ao nível do jogo", desejou.
"Neste momento qualquer Benfiquista sente orgulho nos seus jogadores e treinador", reconheceu.
Direção, Órgãos Sociais, ex-jogadores, coordenadores, capitães, atletas, do Futebol às Modalidades, passando pelo Projeto Olímpico, no Feminino e no Masculino, no final cantaram os Parabéns a Você, com Luís Filipe Vieira a apagar as velas do bolo dos 115 anos do Clube.
A uma só voz, gratidão ao Clube e um orgulho imenso em fazer parte de uma História gloriosa… e muita, muita ambição em fazer e em ganhar mais!
Texto: Marco Rebelo
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 26 de julho de 2024