4 de março de 2019, 15h27

Benfica é o líder dos líderes na Europa

Futebol

Vitórias, pontos e golos marcados: os números das águias em Portugal nos últimos dois meses são superiores aos dos atuais primeiros classificados das cinco principais ligas do Velho Continente – os "Big Five".

A avaliação de desempenhos nos últimos dois meses na Liga NOS evidencia uma equipa benfiquista forte, com nove vitórias em outras tantas jornadas (27 pontos), 35 golos marcados e subida ao primeiro lugar. Numa comparação com os principais campeonatos da Europa ("Big Five"), concluímos que o Benfica é mesmo o líder dos líderes.

Os encarnados vivem a melhor série da época no Campeonato com nove triunfos consecutivos, mas os registos não se ficam por aqui. A equipa tem uma média de 3,9 golos por jogo neste período e uma média de pontos perfeita: 3 por partida.

Nas cinco maiores ligas do Velho Continente não há líder que faça melhor do que o Benfica, seja em golos marcados ou em pontos conquistados. O PSG (Liga francesa) soma 29 golos e 24 pontos; o Manchester City (liga inglesa) tem 22 golos e 24 pontos arrecadados; o Barcelona (liga espanhola) marcou 22 golos e conquistou 23 pontos; a Juventus (liga italiana) tem um registo de 17 golos apontados e 19 pontos obtidos; e, por último, o Borússia Dortmund (liga alemã) atingiu a marca dos 14 golos, somando 12 pontos.

Benfica-Chaves

Portugal vs "Big Five" – últimos dois meses

EQUIPA PONTOS JOGOS GOLOS GOLOS/JOGO 
Benfica 27 9 35 3,9
PSG 24 9 29 3,2
Manchester City 24 9 22 2,4
Barcelona 23 9 18 2
Juventus 19 7 17 2,4
Borússia Dortmund 12 7 14 2

Este percurso do Benfica começou no dia 6 de janeiro diante do Rio Ave na 16.ª jornada da Liga NOS. As águias recuperaram de uma desvantagem de dois golos e ganharam por 4-2. Depois deste jogo, a equipa viajou até aos Açores e venceu o Santa Clara (0-2). Seguiu-se nova viagem, desta feita à Cidade-Berço, onde as águias derrotaram o V. Guimarães pela margem mínima (0-1).

Benfica-Rio Ave

Duas jornadas depois, de regresso ao Estádio da Luz, os encarnados conquistaram um resultado tranquilo frente ao Boavista (5-1). As vitórias continuavam e a vítima seguinte foi o eterno rival. O primeiro dérbi de Bruno Lage ao comando da equipa principal terminou com o triunfo vermelho e branco por 2-4 frente ao Sporting, um presságio daquilo que viria a ser a vitória mais avultada da época até ao momento. 10-0 foi o resultado diante do Nacional na Luz. Seguiram-se triunfos em casa do Aves (0-3) e na receção ao Chaves (4-0).

Na 24.ª disputou-se o clássico, com as formações do Benfica e do FC Porto a medirem forças no Estádio do Dragão. Os encarnados demonstraram superioridade e venceram o desafio (1-2). Esta vitória permitiu às águias pousarem no 1.º lugar da tabela classificativa com 57 pontos (mais dois do que os portistas, na segunda posição).

Rafa foi o autor do segundo golo das águias na partida com os dragões, o momento que selou o triunfo no clássico. O camisola 27 apontou o seu 9.º golo nesta edição da Liga NOS e o 13.º na atual temporada. Com estes números o avançado das águias superou os seus melhores registos da carreira (8/12 em 50 jogos na época 2015/16, quando ainda representava o Braga).

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: SL Benfica e Facebook da Liga de Portugal

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar