Futebol

03 maio 2019, 11h32

Equipa do Portimonense

O Benfica recebe o Portimonense na 32.ª jornada da Liga NOS. A três finais do termo do Campeonato, os comandados de Bruno Lage vão enfrentar no lotado Estádio da Luz, às 18h00 de sábado, um adversário que tem feito um percurso regular na prova.

Depois de mais uma final superada [vitória por 1-4 diante o SC Braga], o líder Benfica continua o seu trajeto rumo ao grande objetivo: a Reconquista! O adversário da próxima jornada vem de terras algarvias e nesta época já retirou pontos às águias. O Portimonense encontra-se no 11.º lugar da competição, tendo na última ronda vencido em casa (1-0) o já despromovido Feirense.

Benfica-Portimonense

Na primeira volta, as águias cederam (2-0) no Estádio Municipal de Portimão, mas desde então, e sob o comando de Bruno Lage, o Benfica não mais perdeu para a Liga NOS. Os encarnados venceram 15 dos 16 jogos disputados, tendo apenas empatado uma vez perante o Belenenses (2-2 na 25.ª jornada).

Na ronda anterior, António Folha, treinador dos algarvios, fez alinhar a equipa no seu esquema habitual [4x3x3] e apresentou o seguinte onze: Ricardo Ferreira, Vítor Tormena, Jadson, Rúben Fernandes, Henrique, Lucas Fernandes, Pedro Sá, Paulinho, Bruno Tabata, Jackson Martínez e Aylton Boa Morte. Este último não poderá enfrentar os encarnados no Estádio da Luz porque viu um cartão vermelho.

Benfica-Portimonense

Top 5 marcadores na Liga NOS

JOGADOR GOLOS
Jackson Martínez  8
Paulinho 6
Wellington Carvalho 3
Bruno Tabata 2
Jadson 2

No que diz respeito a golos no Campeonato, os encarnados possuem o melhor ataque do século XXI em Portugal: 91 marcados. Seferovic, avançado do Benfica, lidera isoladamente a lista dos goleadores com 19 remates certeiros na competição.

O artilheiro das águias tem mais 11 golos do que o melhor marcador do Portimonense, Jackson Martínez, que acertou com o esférico no fundo das redes por oito ocasiões. Os tentos do avançado colombiano representam 20% dos golos apontados pela equipa algarvia no Campeonato (40).

Benfica Portimonense

Top 5 assistentes na Liga NOS

JOGADOR ASSISTÊNCIAS
Aylton Boa Morte  3
Ewerton 3
Dener 2
Bruno Tabata 2
Vítor Tormena 2

O jogador do Portimonense com mais assistências no Campeonato Nacional é Aylton Boa Morte a par de Ewerton (3), mas, ainda assim, ficam longe de Pizzi, o rei das assistências (18) e ainda o médio mais influente a atuar na Europa, tendo participado em 33% dos 91 golos apontados pelo Benfica na Liga NOS.

Benfica-Portimonense

Top 5 rematadores na Liga NOS

JOGADOR REMATES
Jackson Martínez  68
Bruno Tabata 53
Lucas Fernandes 35
Paulinho 34
Wellington Carvalho 30

O Portimonense é a 4.ª equipa da Liga NOS, apenas atrás de Benfica, FC Porto e Sporting, que mais remates realiza no Campeonato. Soma 399, cerca de 11,97 por jogo, e uma percentagem de acerto no alvo de 38,6%, indica o Wyscout.

O jogador que mais contribui para este dado estatístico é mais uma vez o ponta de lança colombiano Jackson Martínez (68 remates). Por outro lado, o Benfica é a equipa mais rematadora do Campeonato (482) e o seu elemento mais rematador é Seferovic com o mesmo número de remates do avançado do Portimonense (68).

Benfica-Portimonense

Top 5 cruzamentos na Liga NOS

JOGADOR CRUZAMENTOS
Bruno Tabata 80
Wellington Carvalho 38
Dener 34
Henrique 28
Paulinho 26

O Portimonense não é das equipas que mais efetuam cruzamentos na Liga NOS, estando apenas à frente do Boavista e do Rio Ave. Comparativamente às águias, que têm 606 cruzamentos efetuados no campeonato, os algarvios somam 419, de acordo com a plataforma estatística Wyscout.

Benfica-Portimonense

Top 5 passadores na Liga NOS

JOGADOR PASSES
Pedro Sá 1145
Rúben Fernandes 1032
Lucas Possignolo 853
Paulinho 810
Vítor Tormena 797

A equipa de Folha é a 9.ª da Liga NOS com mais passes efetuados. No total são 10 938, razoavelmente abaixo daqueles que são executados pelo Benfica (15 029). Dos 328,25 que a equipa de Portimão realiza por jogo, 80,15% têm sucesso, de acordo com a fonte Wyscout.

Nesta categoria, o benfiquista Grimaldo continua a ser o jogador da Liga NOS que mais utiliza esta ferramenta durante os jogos (1812).

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Liga Portugal e Site do Portimonense SC

Última atualização: 9 de julho de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar