Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O defesa-central formado nas águias – único português a atuar no campeonato croata – revelou pontos fortes e fracos do adversário dos encarnados nos oitavos de final da Liga Europa.
06 março 2019, 13h19
João Escoval
Defesa-central, João Escoval esteve 10 anos ao serviço do Benfica e agora é um dos titulares do Rijeka (2.º classificado da liga croata), o único português, aliás, a competir no principal escalão da Croácia.
Tinha nove anos quando chegou ao emblema encarnado, passou por todos os escalões de formação até à equipa B, onde fez 18 jogos, e depois foi para a Croácia, em 2017. Foi contratado pelo NK Istra Pula, mas no mercado de inverno assinou pelo Rijeka, onde já participou em 16 jogos nesta época, dois deles contra o Dínamo Zagreb: foi titular no empate fora de portas (1-1) e esteve na ficha de jogo na vitória em casa (1-0).
“Uma das principais ameaças deste Dínamo Zagreb, a meu ver, é o seu jogo bastante ofensivo. É uma equipa que projeta bem os seus laterais, que ataca com muita gente, mas que por vezes na Europa muda o seu futebol e dá mais iniciativa à equipa adversária para não correr tantos riscos, saindo mais no contra-ataque”, contou João Escoval, em declarações à BTV.
“Em termos individuais, talvez a maior ameaça seja o Dani Olmo, um jogador que vai buscar muito jogo, mas também recebe muito entre linhas. É muito forte no drible, no passe e na última decisão”, reforçou.
João Escoval já jogou nesta época no Estádio Maksimir (onde se vai realizar o Dínamo Zagreb-Benfica) e empatou a um golo. Apesar da importância do jogo, o defesa-central avisa que o ambiente para a Liga Europa vai ser muito diferente.
“O ambiente é um pouco diferente do campeonato, prova onde o Dínamo não leva assim tanta gente ao estádio, mas na Liga Europa tem estado completamente cheio e é esse ambiente que o Benfica pode esperar. O jogo está a ser vivido aqui na Croácia com grande entusiasmo”, afirmou o futebolista.
O defesa-central fez a sua formação com nomes como Rúben Dias, Ferro e Yuri Ribeiro. Agora que está mais longe, deixou alguns conselhos para os amigos.
“Podem esperar um jogo com bastante intensidade, um jogo em que o Dínamo vai fazer de tudo para ganhar porque quer fazer história. É uma equipa com bastante qualidade e podem esperar um grande ambiente no estádio, que vai galvanizar a equipa do Dínamo como é óbvio, mas o Benfica tem todas as armas e toda a qualidade para ultrapassar este Dínamo”, vincou.
Apesar dos 2600 quilómetros de distância, João Escoval continua a acompanhar os jogos do Benfica. Assistiu ao recente clássico e mostrou-se orgulhoso pelo trajeto de Rúben Dias e Ferro, com quem partilhou o centro da defesa na formação.
“Tenho visto o Rúben e o Ferro com enorme alegria, pois partilhei o balneário com eles durante muitos anos, e é um motivo de orgulho para mim e para todos os ex-colegas deles vê-los a jogar a este nível. Estou extremamente feliz por eles”, referiu o jovem jogador.
Texto: Márcia Dores
Fotos: HNK Rijeka
Última atualização: 21 de março de 2024