15 de março de 2019, 15h36

Odysseas: muro grego seguro e eficaz

Futebol

O guarda-redes do Benfica jogou os 120 minutos na 2.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa e foi rei e senhor na sua área de jurisdição, com 100% de eficacia nos duelos tidos dentro da área.

Presente! Nos momentos em que o Dínamo Zagreb lhe deu trabalho no jogo da 2.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa, Odysseas correspondeu na baliza do Benfica e em todo o seu raio de ação, transmitindo segurança à equipa.

Pela eficácia evidenciada no duelo no Estádio da Luz, o site Sofascore atribuiu-lhe mesmo a nota de 7.5 e colocou-o como um dos mais cotados entre os comandados por Bruno Lage, destacando três defesas completas do camisola 99.

Odysseas esteve, igualmente, em plano de destaque no portal de estatística Wyscout. Este mesmo site assinala que o benfiquista teve cinco saídas dos postes bem-sucedidas e que registou 100% de acerto nos duelos aéreos em que se envolveu: cinco.

Odysseas

O conjunto croata não levou muito perigo até à baliza encarnada, mas, ainda assim, o guardião respondeu a preceito quando solicitado, nomeadamente em bolas bombeadas a partir de cantos ou livres laterais. Participou em 37 ações do jogo ao longo dos 120 minutos e acabou por cima em 31 delas, o que perfaz 84% de eficácia.

Muito solicitado pelos colegas, Odysseas mostrou concentração no capítulo do passe. Chegaram ao destino 24 dos 26 passes que realizou (precisão de 92%), com destaque para o acerto conseguido em três dos quatro passes longos que fez.

O grego tem sido titular na grande maioria das partidas das águias em 2018/19, soma mais de 3500 minutos oficiais e teve, ante o Dínamo Zagreb, a 16.ª partida da temporada sem sofrer golos.

Fruto dos desempenhos na baliza do Benfica, voltou a ser convocado para os compromissos da seleção grega (tal como Samaris) para os primeiros dois jogos de qualificação para o Europeu 2020, ante Liechtenstein e Bósnia-Herzegovina.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar