Futebol

30 março 2019, 23h20

Seferovic no centro dos festejos dos jogadores do Benfica

Um golo de Seferovic, num cabeceamento perfeito no meio da área na reta final do jogo, rendeu ao Benfica a vitória, por 1-0, que fez por justificar na receção ao Tondela na 27.ª jornada da Liga NOS, que lidera com 66 pontos. Faltam agora sete finais para concretizar a Reconquista!

RESUMO DO JOGO

Rompedor nos primeiros 20 minutos da partida, o Benfica criou uma mão-cheia de oportunidades de golo, mas pecou na eficácia do último toque na bola. O festim de chances começou ao minuto 3, numa jogada em que João Félix se soltou na direita da área para receber um passe curto de Rafa e disparou prontamente com força, fazendo o esférico passar junto ao poste direito.

A sequência de chances para visar com sucesso as redes do Tondela teve novo episódio ao minuto 8, com Rafa a furar na esquerda, a ultrapassar todos os adversários que lhe saíram ao caminho, mas a errar, por muito pouco, a precisão no remate cruzado.

Samaris, com 10 minutos de jogo decorridos, caiu na área tondelense, prevalecendo a convicção de que foi derrubado por João Pedro. Esse não foi, no entanto, o entendimento de Carlos Xistra: em cima da ocorrência, nada ajuizou, e o videoárbitro também não interveio para sancionar o pontapé de penálti.

Ainda ao minuto 10, João Félix ficou a centímetros do golo num desvio ao segundo poste depois de um cruzamento bem medido a partir do lado direito do ataque. O Benfica enjeitava nova chance para se colocar na frente do marcador.

Em mais um momento de aceleração, Rafa escapou pelo corredor central aos 15' e, no cara a cara com o guarda-redes contrário, disparou para defesa de Cláudio Ramos.

Só depois desta série de ocasiões do Benfica para faturar é que o Tondela, com linhas muito juntas, começou a ser capaz de bloquear caminhos. As águias circulavam, viam a posse de bola subir para os 73 por cento, mas não eram tão ameaçadoras nos últimos metros do retângulo de jogo.

Benfica-Tondela

Com o intuito de forçar a profundidade no jogo sem abdicar da largura, Bruno Lage decidiu lançar Seferovic (avançado) e retirar Samaris (médio mais defensivo) no começo da segunda parte. O internacional suíço fazia dupla com Jonas no eixo do ataque e João Félix descaía para um dos flancos.

O Benfica precisou de apenas cinco minutos para alvejar com sucesso as redes do Tondela, numa finalização de Jonas na grande área, num lance em que o camisola 10 tirou vários opositores do caminho antes de disparar. No entanto, por indicação do videoárbitro, a jogada mereceu revisão: Carlos Xistra viu as imagens e resolveu anular o golo, assinalando falta de André Almeida (braço na bola) no momento anterior à ação determinante de Jonas.

Querendo discutir o jogo e aplicando-se para alcançar um resultado positivo no Estádio da Luz, o Tondela foi mais afoito no espaço ofensivo e obrigou os benfiquistas a desempenhos de competência máxima.

O Benfica, com Taarabt (estreia oficial) no lugar de Pizzi a partir dos 71', fechou a partida como a principiou, acercando-se da baliza contrária e gerando ocasiões para marcar, depois de uma ameaça de Xavier que Odysseas neutralizou com classe (73').

Aos 81', Jonas, num remate de fora da área, viu Cláudio Ramos voar e adiar o golo que os encarnados pretendiam e se esforçavam para obter, sempre com o apoio dos adeptos e já com Jota em campo (rendeu Rafa aos 78').

[GOLO: 1-0] Pouco depois, Grimaldo recebeu um passe no flanco esquerdo e cruzou com categoria para o coração da área, onde Seferovic correspondeu com um cabeceamento colocadíssimo, batendo o guarda-redes do Tondela (84').

Com o 16.º golo do internacional suíço na Liga NOS 2018/19 (é o melhor marcador da prova!), o jogo estava ganho, os três pontos já não escapariam às águias!

Texto: João Sanches

Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 12 de março de 2020

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar