Futebol

30 março 2019, 23h20

Benfica-Tondela

Seferovic no centro dos festejos dos jogadores do Benfica

Um golo de Seferovic, num cabeceamento perfeito no meio da área na reta final do jogo, rendeu ao Benfica a vitória, por 1-0, que fez por justificar na receção ao Tondela na 27.ª jornada da Liga NOS, que lidera com 66 pontos. Faltam agora sete finais para concretizar a Reconquista!

RESUMO DO JOGO

Rompedor nos primeiros 20 minutos da partida, o Benfica criou uma mão-cheia de oportunidades de golo, mas pecou na eficácia do último toque na bola. O festim de chances começou ao minuto 3, numa jogada em que João Félix se soltou na direita da área para receber um passe curto de Rafa e disparou prontamente com força, fazendo o esférico passar junto ao poste direito.

A sequência de chances para visar com sucesso as redes do Tondela teve novo episódio ao minuto 8, com Rafa a furar na esquerda, a ultrapassar todos os adversários que lhe saíram ao caminho, mas a errar, por muito pouco, a precisão no remate cruzado.

Samaris, com 10 minutos de jogo decorridos, caiu na área tondelense, prevalecendo a convicção de que foi derrubado por João Pedro. Esse não foi, no entanto, o entendimento de Carlos Xistra: em cima da ocorrência, nada ajuizou, e o videoárbitro também não interveio para sancionar o pontapé de penálti.

Ainda ao minuto 10, João Félix ficou a centímetros do golo num desvio ao segundo poste depois de um cruzamento bem medido a partir do lado direito do ataque. O Benfica enjeitava nova chance para se colocar na frente do marcador.

Em mais um momento de aceleração, Rafa escapou pelo corredor central aos 15' e, no cara a cara com o guarda-redes contrário, disparou para defesa de Cláudio Ramos.

Só depois desta série de ocasiões do Benfica para faturar é que o Tondela, com linhas muito juntas, começou a ser capaz de bloquear caminhos. As águias circulavam, viam a posse de bola subir para os 73 por cento, mas não eram tão ameaçadoras nos últimos metros do retângulo de jogo.

Benfica-Tondela

FILME DO JOGO

Com o intuito de forçar a profundidade no jogo sem abdicar da largura, Bruno Lage decidiu lançar Seferovic (avançado) e retirar Samaris (médio mais defensivo) no começo da segunda parte. O internacional suíço fazia dupla com Jonas no eixo do ataque e João Félix descaía para um dos flancos.

O Benfica precisou de apenas cinco minutos para alvejar com sucesso as redes do Tondela, numa finalização de Jonas na grande área, num lance em que o camisola 10 tirou vários opositores do caminho antes de disparar. No entanto, por indicação do videoárbitro, a jogada mereceu revisão: Carlos Xistra viu as imagens e resolveu anular o golo, assinalando falta de André Almeida (braço na bola) no momento anterior à ação determinante de Jonas.

Querendo discutir o jogo e aplicando-se para alcançar um resultado positivo no Estádio da Luz, o Tondela foi mais afoito no espaço ofensivo e obrigou os benfiquistas a desempenhos de competência máxima.

O Benfica, com Taarabt (estreia oficial) no lugar de Pizzi a partir dos 71', fechou a partida como a principiou, acercando-se da baliza contrária e gerando ocasiões para marcar, depois de uma ameaça de Xavier que Odysseas neutralizou com classe (73').

Aos 81', Jonas, num remate de fora da área, viu Cláudio Ramos voar e adiar o golo que os encarnados pretendiam e se esforçavam para obter, sempre com o apoio dos adeptos e já com Jota em campo (rendeu Rafa aos 78').

[GOLO: 1-0] Pouco depois, Grimaldo recebeu um passe no flanco esquerdo e cruzou com categoria para o coração da área, onde Seferovic correspondeu com um cabeceamento colocadíssimo, batendo o guarda-redes do Tondela (84').

Com o 16.º golo do internacional suíço na Liga NOS 2018/19 (é o melhor marcador da prova!), o jogo estava ganho, os três pontos já não escapariam às águias!

Texto: João Sanches

Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol