Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Pizzi, André Almeida e Grimaldo são os três jogadores do Benfica que somam mais assistências nesta edição da Liga NOS.
24 abril 2019, 10h44
André Almeida, Pizzi e Grimaldo
Com boas exibições e resultados (14 vitórias e um empate – 43 pontos – nas últimas 15 jornadas), as águias lutam pela Reconquista, a quatro jornadas do termo da Liga NOS, e, em 30 rondas, já colocaram 87 bolas no interior das balizas adversárias, a melhor marca do Clube nos últimos 43 anos (desde 1975/76). Mas para se chegar aos golos é preciso saber criar e definir o último passe da melhor forma. Nisso, o Benfica tem sido exímio e conta no seu plantel com atletas de alta precisão.
O jogo da última segunda-feira diante o Marítimo serviu para Pizzi, André Almeida e Grimaldo fortalecerem o estatuto de reis das assistências no Benfica. Ao todo e em conjunto, somam 36 passes para golo. Contando que as águias têm 87 golos marcados na Liga NOS, as assistências destes três jogadores representam 41,38% dos tentos marcados pelos encarnados.
Entre os reis, Pizzi é quem mais se destaca, e na goleada frente aos insulares fez mais uma assistência para o golo madrugador de João Félix. O camisola 21 das águias está a realizar uma das melhores temporadas da sua carreira e é o líder, destacado, das assistências na Liga NOS e nos principais campeonatos europeus.
Pizzi tem 17 passes para golo e ainda soma 10 remates certeiros no Campeonato. O médio-ofensivo transmontano está a um golo do seu melhor registo na Liga, que remonta à época 2016/17 onde acertou por 13 vezes nas malhas das balizas.
André Almeida, que também tem feito uma temporada a quebrar registos, fez na partida com os madeirenses aquilo que já tinha feito na 10.ª jornada diante o Tondela, ou seja, duas assistências no mesmo jogo. O lateral-direito das águias soma já 10 passes para golo e é o 2.º melhor assistente do Benfica na principal prova do calendário futebolístico português.
Dois dos passes certos no desafio com o Marítimo na 30.ª jornada da Liga NOS resultaram nos golos de Pizzi e João Félix. Esta é já a melhor temporada de André Almeida no que a passes para golo diz respeito (10), só no Campeonato.
Na outra lateral do terreno de jogo, Grimaldo terminou a partida perante os insulares com 100 ações com bola, o máximo da noite, e nove ações defensivas, quatro delas desarmes, segundo a plataforma GoalPoint. Dos sete cruzamentos que efetuou, três foram eficazes, sendo que um deles terminou em golo.
Esta é a melhor época do camisola 3 ao nível da concretização e das assistências. Em 2018/19 já soma sete remates certeiros e nove passes para golo.
Com registos ímpares, o Benfica coloca três jogadores no top 4 de assistências do Campeonato. Nas principais ligas europeias, os chamados "Big Five" (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), não há nenhuma equipa que consiga posicionar três jogadores no top 4 de assistências.
O Nápoles é quem mais se aproxima conseguindo incluir dois jogadores (Mertens e Callejón) nos melhores quatro assistentes da liga italiana, mas mesmo assim, juntos, somam apenas 18 assistências, ficando muito longe das 36 totalizadas pelos três principais assistentes das águias.
Se de um lado há passes precisos, bem calibrados, do outro também tem de haver quem responda a estas assistências e coloque o esférico no fundo das redes. Dos 36 passes para golo fornecidos pelos reis das assistências, 10 tiveram Seferovic como finalizador (melhor marcador da Liga NOS com 19 tentos), sete foram aproveitados por João Félix, quatro por Rafa e Pizzi, três por Jonas, dois por Rúben Dias e um por Samaris, Ferro, Jardel, Grimaldo, Cervi e Salvio.
Texto: Diogo Nascimento
Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024