14 de maio de 2019, 21h26

Samaris renova contrato até 2023

Futebol

Médio internacional grego estendeu a ligação ao SL Benfica e vai continuar de águia ao peito.

É oficial! O médio grego Samaris vai continuar de águia ao peito após, nesta terça-feira, ter renovado contrato até 2023 com o Sport Lisboa e Benfica, clube que representa há cinco temporadas. São, para já, 161 jogos, 5 golos e 8 títulos conquistados… E o jogador quer continuar a somar com o Manto Sagrado vestido!

"As primeiras palavras que me vêm à cabeça são felicidade e orgulho por ter renovado pelo Benfica. Vou ficar mais quatro anos aqui, em casa. Mais que tudo, estou a sentir orgulho pelo meu trabalho. Tenho muita vontade de continuar a fazer o mesmo nos próximos quatro anos", assumiu Samaris em declarações exclusivas.

"Estas são as minhas cores, esta é a minha casa. Felicidade é o sentimento que tenho no dia a dia quando vou treinar. Nunca perdi o sorriso desde que estou aqui. São coisas que não têm preço. Continuar no Benfica foi sempre a minha vontade, tal como a vontade da Direção foi sempre prolongar o meu contrato. Hoje é um dia de felicidade para muita gente," frisou o centrocampista.

"Foi uma questão de tempo. O Presidente e eu tínhamos vontade de assinar novo contrato. As pessoas no Clube queriam que eu ficasse e claramente foi fácil. Chegou hoje o dia, porque tinha de ser, e estamos todos felizes", salientou o jogador, que testemunhou a ligação "especial" que existe entre Luís Filipe Vieira e o plantel.

Samaris

"Temos uma relação especial com o Presidente. Ajuda-nos muito ele estar sempre connosco no Seixal, apoiando-nos. É como um pai para nós, tenta ajudar todos os jogadores para que se sintam confortáveis e orgulhosos por jogar no Benfica", comentou Samaris.

"Só posso sentir orgulho por tudo o que fiz até hoje e estou pronto para mais quatro anos, para conquistar mais títulos e fazer essas pessoas ainda mais felizes", disse o internacional grego, que tem uma grande empatia com os adeptos. Estes, aliás, dirigiram-lhe incontáveis mensagens a pedir-lhe que renovasse contrato com o Benfica.

"Fui acompanhando as mensagens dos adeptos nas redes sociais. A maioria das mensagens chega aos nossos olhos, aos nossos ouvidos. É um motivo de orgulho, porque é algo que se ganha com o comportamento. E se o comportamento é verdadeiro, a maioria das pessoas vê isso. É uma coisa que vem da minha alma, do meu coração, tudo o que sai em campo é a minha verdade. Como mostro os meus sentimentos, os adeptos também os mostram nas redes sociais. Dá-me força para ultrapassar tudo o que pode acontecer", assumiu.

Andreas Samaris, médio de 29 anos (13/06/1989) natural de Patras (Grécia), chegou ao Benfica em 2014/15, oriundo do Olympiacos, e logo na época de estreia alinhou em 37 partidas.

O médio helénico aterrou em Lisboa, para a sua primeira aventura fora do país de origem, com o título de campeão da Grécia na bagagem, tendo protagonizado aquela que foi a sua melhor época ao serviço do emblema de Atenas: quatro golos em 38 desafios.

"Dia 22 de agosto de 2014: foi quando assinei pelo Benfica! Nem imaginava o que me iria acontecer até hoje. Orgulho, acima de tudo. É uma palavra que significa muito para mim. Jogava na maior equipa da Grécia e depois vim para aqui jogar na maior equipa de Portugal. Voltei a fazer o que fazia no meu país, ganhar títulos. Sinto-me grato, agradeço à vida por me ter levado até este País e este Clube. Tive a oportunidade de viver grandes momentos como a conquista de três Campeonatos", reconheceu o atleta.

Samaris

Após o recente triunfo sobre o Rio Ave, em Vila do Conde, Samaris ajoelhou-se no relvado e, num sopro, pela sua cabeça passou um longo filme.

"Fiquei ali cinco, seis segundos nesta posição... Pareceu muito tempo, décadas! Deu para pensar nesta época, que ao longo da temporada houve momentos menos bons, houve momentos bons e, acima de tudo, alegria e ambição, obviamente. Estava a agradecer à vida por poder estar tão perto de ganhar um Campeonato e eu poder estar dentro de campo", confidenciou.

A uma jornada do termo da Liga NOS 2018/19, o Benfica está a um ponto de se sagrar novamente Campeão Nacional. Às 18h30 de sábado, as águias recebem o Santa Clara no Estádio da Luz. No balneário, o pensamento é só um: "Dar tudo em campo."

"Esta semana começou como as outras, porque as outras começavam como se fosse a última. Cada jogo, cada final foi sempre disputada como se fosse a última. E esta semana é mesmo a última! Não mudámos nada em termos desportivos. A vontade de todos é entrar em campo e dar tudo!", garantiu.

Samaris

A estreia do grego pelos encarnados – também eles Campeões Nacionais – aconteceu a 12 de setembro de 2014, sexta-feira, no Estádio do Bonfim. Samaris foi titular e alinhou nos 90 minutos da goleada das águias (0-5) frente ao Vitória de Setúbal, numa partida da 4.ª jornada da Liga NOS. Na época de estreia, foi Campeão Nacional (Bicampeonato) e ergueu a Taça da Liga.

Na temporada seguinte (2015/16) jogou 41 jogos de águia ao peito, tendo marcado dois golos, ambos na Liga portuguesa, numa época em que foi determinante para a conquista do Tricampeonato e onde juntou uma Taça da Liga. Duas épocas, quatro títulos de águia ao peito.

Em 2016/17, o internacional grego não marcou, mas jogou em 32 jogos e teve papel decisivo no histórico Tetracampeonato dos encarnados, ao qual juntou a Taça de Portugal e a Supertaça. Momento histórico para o SL Benfica e também para o helénico, que na sua terceira temporada de águia ao peito conquistou o Triplete!

Samaris

Em 2017/18, mais um golo assinado por Samaris, num total de 25 jogos. E na presente temporada (2018/19) já realizou 26 jogos, tendo marcado em dois desafios.

São cinco temporadas, 161 jogos, 5 golos e 8 títulos conquistados de águia ao peito: 3 Campeonatos Nacionais (2014/2015, 2015/16 e 2016/17), 1 Taça de Portugal (2016/17), 2 Taças da Liga (2014/15 e 2015/16) e 2 Supertaças (2016/17 e 2017/18).

O médio estreou-se a marcar a 29 de agosto de 2015, em partida da 3.ª jornada do Campeonato Nacional. No Estádio da Luz, frente ao Moreirense, Samaris faturou, aos 76’, na vitória por 3-2. Desafio complicado, com o grego a fazer na altura o empate (2-2), numa partida que Jonas (86’) acabaria por decidir. Na mesma época (2015/16), o segundo golo, com este a resultar de um livre direto na receção ao Braga, que culminaria com uma mão-cheia de golos (5-1) na 28.ª jornada.

Samaris

O terceiro golo assinado pelo grego surgiu em 2017/18 no berço da nação. Desafio complicado, com os vimaranenses a pressionarem e Samaris a apontar o segundo golo do coletivo, trazendo tranquilidade a um Benfica que acabou por vencer por 1-3 à passagem da 11.ª jornada da Liga NOS.

Na atual temporada (2018/19), Samaris já inscreveu o seu nome na lista de marcadores em dois desafios… e em rondas consecutivas: frente ao Belenenses, no empate a duas bolas na Luz (25.ª jornada) e na deslocação a Moreira de Cónegos (0-4), na 26.ª jornada da Liga NOS.

Samaris não esconde a paixão que tem pelo Clube e pelos seus adeptos, com a Família Benfiquista a retribuir e a acarinhar o jogador. É a Mística de quem sente e vive o símbolo que traz ao peito!

Samaris

O camisola 22 completou no dia 2 de março os 150 jogos pelo Benfica na deslocação ao Dragão, 300 jogos oficiais na carreira, uma marca atingida num momento determinante, que catapultou a equipa de Bruno Lage para a liderança da Liga NOS na jornada 24. Na altura foi-lhe perguntado: "O que significa o Benfica?"

A resposta foi taxativa: "Metade da minha vida futebolística foi passada no Benfica. Até hoje só tenho boas recordações. Considero o Benfica a minha equipa, estou sempre com sentimentos positivos. Os títulos que ganhei aqui significam tudo para um jogador", assegurou.

Mais recentemente, a 11 de abril de 2019, após o desafio europeu perante o Eintracht Frankfurt na Luz (4-2), Samaris falou novamente com o coração, após ter sido ovacionado pelas bancadas da Catedral.

"Tenho uma ligação muito forte com os adeptos do Benfica, sempre me apoiaram nos momentos menos bons e senti orgulho acima de tudo porque não é fácil conquistar o público do Benfica e estou a trabalhar todos os dias nos jogos treinos para poder viver momentos como este. A minha vontade é continuar no Benfica, mas quando começarem as conversas sobre o meu contrato logo vemos no que dá", disse na altura… Hoje, a história de Samaris no Clube já tem o capítulo da renovação fechado!

Samaris

SAMARIS NO BENFICA

ÉPOCA JOGOS GOLOS TÍTULOS
2018/19 26 2 Época a decorrer
2017/18 25 1 Supertaça
2016/17 32 0 Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça
2015/16 41 2 Campeonato Nacional e Taça da Liga
2014/15 37 0 Campeonato Nacional e Taça da Liga 

 

Texto: Sónia Antunes e João Sanches

Fotos: Tânia Paulo e Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar