Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O golo marcado no dérbi, o primeiro pela equipa principal do Benfica, favorece a avaliação: os números da sua ainda curta carreira mostram que o jovem atacante made in Seixal tem o hábito de não deixar para amanhã o que pode fazer hoje.
26 agosto 2018, 16h57
João Félix e Rafa comemoram golo
O dado histórico foi evidenciado pela página Playmaker Stats na noite do duelo da 3.ª jornada da Liga NOS 2018/19, mas aquela plataforma salientou também o detalhe de João Félix ter sido o mais jovem de sempre a saltar do banco e a marcar na estreia num dérbi com o Sporting, com 18 anos, 9 meses e 16 dias. O atacante made in Caixa Futebol Campus pisou o relvado da Luz aos 71' e marcou aos 86', perante mais de 60 mil espectadores. Foi arrepiante, como o próprio confessou após o encontro.
A qualidade é que conta e é também ela que comanda as oportunidades, tal como tem sublinhado o treinador Rui Vitória. No Benfica desde 2015, João Félix desenvolveu-se no Seixal, como tantos outros talentos, e, passo a passo, tem recusado deixar para amanhã o que pode fazer hoje. As estatísticas que já vão desenhando o seu percurso revelam e atestam as respostas dadas em face das chances que lhe foram proporcionadas. Os números da sua ainda curta carreira dizem-nos que é um jogador com impacto rápido – o golo que marcou no dérbi, o primeiro pela equipa principal, favorece a avaliação.
Depois de ser lançado do banco nas partidas com Boavista (Liga NOS) e PAOK (play-off da Liga dos Campeões), João Félix foi também aposta do treinador do Benfica na parte final do embate com o Sporting. Somadas as parcelas de tempo regulamentar, tem 32 minutos de utilização e um golo, apontado na terceira presença na equipa.
No primeiro jogo pela equipa B em 2017/18 foi suplente utilizado e marcou um golo, frente ao Villarreal na Premier League International Cup.
Também em 2017/18, apontou três golos no dia em que fez o primeiro jogo completo pela equipa B na II Liga (30 de janeiro de 2018), numa vitória por 5-0 sobre o Famalicão.
Antes disso, ao serviço dos Sub-19, ao terceiro jogo na Youth League acertou nas redes adversárias: aconteceu na visita ao Manchester United.
Na última fase da temporada, marcou um golo no triunfo sobre o V. Setúbal na primeira jornada da fase final do Campeonato Nacional. Ao todo, neste período da competição assinou 15 golos.
Em 2016/17, ao terceiro jogo pelo Benfica B apontou o primeiro golo. Entrou na reta final do desafio em casa do Ac. Viseu e descobriu o caminho para as redes. A 15 de fevereiro de 2017, João Félix era o jogador mais novo de sempre a marcar na II Liga, aos 17 anos, três meses e cinco dias.
Nessa temporada, faturou na primeira vez que realizou 90 minutos pela equipa B, na receção ao Braga no Caixa Futebol Campus.
Ainda em 2016/17, marcou um golo no primeiro jogo completo na Youth League (o segundo a titular), na vitória por 2-3 em Nápoles. Pelos Juniores, ao segundo jogo, na condição de suplente utilizado, atirou a contar (entrou aos 61' e deu a vitória por 2-1 aos 80').
Já com minutos na Liga dos Campeões, somados na passada terça-feira (21 de agosto) diante do PAOK no Estádio da Luz, João Félix é o 10.º jogador que subiu da equipa B até ao palco da prova milionária guiado por Rui Vitória, alargando-se assim o lote que já contava com Gedson, Rúben Dias, Nélson Semedo, Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Lindelof, João Carvalho, Diogo Gonçalves e José Gomes.
Texto: João Sanches
Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024