Futebol
26 agosto 2018, 15h57
João Félix e Rafa comemoram golo
O dado histórico foi evidenciado pela página Playmaker Stats na noite do duelo da 3.ª jornada da Liga NOS 2018/19, mas aquela plataforma salientou também o detalhe de João Félix ter sido o mais jovem de sempre a saltar do banco e a marcar na estreia num dérbi com o Sporting, com 18 anos, 9 meses e 16 dias. O atacante made in Caixa Futebol Campus pisou o relvado da Luz aos 71' e marcou aos 86', perante mais de 60 mil espectadores. Foi arrepiante, como o próprio confessou após o encontro.
A qualidade é que conta e é também ela que comanda as oportunidades, tal como tem sublinhado o treinador Rui Vitória. No Benfica desde 2015, João Félix desenvolveu-se no Seixal, como tantos outros talentos, e, passo a passo, tem recusado deixar para amanhã o que pode fazer hoje. As estatísticas que já vão desenhando o seu percurso revelam e atestam as respostas dadas em face das chances que lhe foram proporcionadas. Os números da sua ainda curta carreira dizem-nos que é um jogador com impacto rápido – o golo que marcou no dérbi, o primeiro pela equipa principal, favorece a avaliação.
Depois de ser lançado do banco nas partidas com Boavista (Liga NOS) e PAOK (play-off da Liga dos Campeões), João Félix foi também aposta do treinador do Benfica na parte final do embate com o Sporting. Somadas as parcelas de tempo regulamentar, tem 32 minutos de utilização e um golo, apontado na terceira presença na equipa.
No primeiro jogo pela equipa B em 2017/18 foi suplente utilizado e marcou um golo, frente ao Villarreal na Premier League International Cup.
Também em 2017/18, apontou três golos no dia em que fez o primeiro jogo completo pela equipa B na II Liga (30 de janeiro de 2018), numa vitória por 5-0 sobre o Famalicão.
Antes disso, ao serviço dos Sub-19, ao terceiro jogo na Youth League acertou nas redes adversárias: aconteceu na visita ao Manchester United.
Na última fase da temporada, marcou um golo no triunfo sobre o V. Setúbal na primeira jornada da fase final do Campeonato Nacional. Ao todo, neste período da competição assinou 15 golos.
Em 2016/17, ao terceiro jogo pelo Benfica B apontou o primeiro golo. Entrou na reta final do desafio em casa do Ac. Viseu e descobriu o caminho para as redes. A 15 de fevereiro de 2017, João Félix era o jogador mais novo de sempre a marcar na II Liga, aos 17 anos, três meses e cinco dias.
Nessa temporada, faturou na primeira vez que realizou 90 minutos pela equipa B, na receção ao Braga no Caixa Futebol Campus.
Ainda em 2016/17, marcou um golo no primeiro jogo completo na Youth League (o segundo a titular), na vitória por 2-3 em Nápoles. Pelos Juniores, ao segundo jogo, na condição de suplente utilizado, atirou a contar (entrou aos 61' e deu a vitória por 2-1 aos 80').
Já com minutos na Liga dos Campeões, somados na passada terça-feira (21 de agosto) diante do PAOK no Estádio da Luz, João Félix é o 10.º jogador que subiu da equipa B até ao palco da prova milionária guiado por Rui Vitória, alargando-se assim o lote que já contava com Gedson, Rúben Dias, Nélson Semedo, Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Lindelof, João Carvalho, Diogo Gonçalves e José Gomes.
Texto: João Sanches
Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica