Futebol
03 setembro 2018, 18h40
Salvio e Pizzi a festejarem
Num total de uma dúzia de atletas que tiveram influência nos resultados finais da equipa com remates certeiros e passes para os festejos, 10 faturaram nas duas competições e oito assistiram em ambas.
Dois jogadores do plantel liderado por Rui Vitória veem o seu nome aparecer na lista de marcadores e assistentes da Liga NOS e da Liga dos Campeões: Pizzi e Salvio, segundo os dados da plataforma Wyscout. Ambos internacionais, o português e o argentino tiram proveito da forma como Rui Vitória montou a equipa e da mobilidade que trabalha no 4x3x3, permitindo o aparecimento de várias unidades no espaço de finalização.
Jogador | Total | Liga NOS | Liga dos Campeões |
---|---|---|---|
Pizzi | 6 | 4 | 2 |
Salvio | 3 | 1 | 2 |
João Félix | 1 | 1 | - |
Seferovic | 1 | 1 | - |
Rafa | 1 | 1 | - |
Ferreyra | 1 | 1 | - |
Grimaldo | 1 | 1 | - |
Cervi | 1 | - | 1 |
Gedson | 1 | - | 1 |
Jardel | 1 | - | 1 |
Também dois futebolistas, André Almeida e Castillo, fizeram assistências, mas ainda não tiveram oportunidade de fazer o gosto ao pé. O lateral-direito assistiu Pizzi no 3-2 ao V. Guimarães; o avançado chileno fez o passe para o tento de Gedson em Istambul. Por sua vez, João Félix (Sporting), Ferreyra (Boavista), Gedson (Fenerbahçe, fora) e Jardel (PAOK, fora) já festejaram, mas não somam qualquer passe para golo.
Os oito jogos dividem-se irmãmente: quatro para a Liga NOS e outros quatro para a Champions (rondas preliminares), sendo que a equipa marcou uma dezena de vezes na prova interna e apontou sete golos na competição europeia. Os 10 golos na Liga NOS foram conseguidos através de sete jogadores, enquanto na Liga dos Campeões foram cinco os que fizeram a bola beijar as redes adversárias.
Nome | Total | Liga NOS | Liga dos Campeões |
---|---|---|---|
Pizzi | 3 | 2 | 1 |
Salvio | 3 | 2 | 1 |
Seferovic | 1 | 1 | - |
Rafa | 1 | 1 | - |
Grimaldo | 1 | 1 | - |
André Almeida | 1 | 1 | - |
Castillo | 1 | - | 1 |
Cervi | 1 | - | 1 |
Para estes 17 golos, muito contribuíram os passes decisivos. No Campeonato Nacional, o Benfica conta com seis assistentes; na Champions são quatro. Há, ainda, cinco jogadores do plantel liderado por Rui Vitória com golos e assistências na Liga NOS, e três que marcaram e assistiram na Champions.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
03 setembro 2018
8 jogos em 27 dias: ciclo superado