Futebol

15 outubro 2018, 17h49

Sertanense

Sertanense, adversário da Taça de Portugal

Uma autêntica revolução é o que se pode considerar ter havido durante o defeso no Sertanense, adversário do Benfica na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Entraram 23 jogadores, saíram 21 e até o treinador é novo: João Manuel Pinto vai reencontrar um emblema que representou como jogador de 2001 a 2003.

Sertanense

Em vésperas do jogo na prova-rainha, que se realiza no Estádio Cidade de Coimbra, às 20h45 de quinta-feira, o Site Oficial dá-lhe a conhecer um pouco mais o adversário do Benfica.

A militar no Campeonato de Portugal há já várias temporadas, o Sertanense está inserido na Série C, onde, atualmente, ocupa a 8.ª posição, com 12 pontos. Em sete jogos (tem um a menos pois o desafio com o Sintrense foi adiado), contabiliza três vitórias, três empates e sofreu apenas um desaire. Marcou sete golos e sofreu outros tantos.

Começou por vencer o Alcains na ronda inaugural, por 1-0, mas seguiram-se três empatesFátima (1-1), Oliveira do Hospital (1-1), Santa Iria (0-0) – e uma derrota diante da U. Leiria, por 3-0. Chega ao confronto com as águias após dois triunfos: Anadia (3-2) e Alverca (0-1).

Na época transata, o Sertanense ficou-se pela 2.ª eliminatória da Taça de Portugal. Em 2018/19 já alcançou à 3.ª, mas para lá chegar teve de ultrapassar duas formações dos campeonatos distritais: Beneditense e Vitória de Sernache.

Na 1.ª eliminatória recebeu o conjunto da Benedita no Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos, na Sertã, e ganhou por 2-0, com golos de Sócrates e João Jesus. Na eliminatória seguinte houve viagem até Sernache de Bonjardim. No Estádio Municipal Nuno Álvares Pereira, o Sertanense foi mais forte e venceu, por 1-3. Hugo Barbosa, Kevin e Ricardo Pires apontaram os tentos na turma comandada por João Manuel Pinto; Sandro Fernando marcou para os da casa.

Sertanense

Muitos reforços

No último jogo, com o Alverca, o Sertanense começou com: Rafa Santos; Tito Júnior, Tiago Correia, Navarro, Bruno Pereira; Kevin, Tiago Baptista, Sele Davou, Hugo Barbosa PereirinhaRicardo Pires. Ou seja, só dois atletas não são novidade no plantel em 2018/19, sendo que ainda entraram três reforços no decorrer da partida: Filipe Mello, Sócrates e Cláudio Silva.

João Manuel Pinto viajou do Lusitano VRSA até à Sertã e rapidamente implementou um sistema que permita ao clube lutar pelos lugares cimeiros do Campeonato de Portugal. Do último onze inicial à equipa-tipo pouco dista: Rafa Santos; Tito Júnior, João Jesus, Bruno Pereira, Tiago Correia; Kevin, Sele Davou, Tiago Baptista, Hugo Barbosa e Pereirinha; Sócrates. O esquema tático mantém-se, mas notam-se alterações no ataque e no eixo defensivo.

Sem um goleador digno desse nome, têm sido os médios Sele Davou e Hugo Barbosa a ficar com as despesas dos golos. Cada um tem dois apontados, bem como Ricardo Pires, avançado canarinho que está em subida de forma e que foi titular frente ao emblema do Ribatejo.

Depois de ter representado o Benfica como jogador, João Manuel Pinto volta a encontrar os encarnados na Taça de Portugal: em 2013/14, foi eliminado quando era treinador do Cinfães.

Sertanense

Transferências no Sertanense

ENTRADAS Posição SAÍDAS Posição
Luís Gaspar avançado João Manuel guarda-redes
Pereirinha avançado avançado
Tiago Baptista médio Landry médio
Daniel Carvalho guarda-redes Marco Grilo médio
Miguel Assunção guarda-redes Rafael Pinto médio
Rafa Santos guarda-redes Seijas defesa
João Jesus defesa Bata avançado
Sele Davou médio Rodrigo avançado
Akpey médio Jorginho defesa
Hugo Barbosa médio Gilson defesa
Luís Dias médio Jean médio
Filipe Mello médio Mauro Pereira defesa
Tiago Correia defesa Zidnaba médio
Coma médio Sérgio Félix defesa
Luís Carlos médio Akinbule avançado
Pape Mané avançado Rogério Morais defesa
Bruno Pereira defesa Robson médio
Cláudio Silva avançado Jimeu Monteiro médio
Kevin médio Darson defesa
Badinca médio Fernando Galvis defesa
Osifoh defesa Paulo Salgado guarda-redes
Sócrates avançado
Ricardo Pires avançado

 

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Sertanense FC

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol