Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Presidente discursou no jantar comemorativo dos 15 anos do Estádio da Luz e da sua liderança.
31 outubro 2018, 21h54
Luís Filipe Vieira
As comemorações do momento juntaram-se à obra feita… e os festejos duplicaram! É que se se assinalaram também recentemente (25 de outubro) os 15 anos da Nova Catedral e a Família Benfiquista reuniu-se para comemorar as datas.
No Estádio da Luz, a noite iniciou-se com um welcome drink, seguindo-se os discursos. Carlos Moia foi o primeiro a usar da palavra, lembrando que estes foram “15 anos de Nova Luz e de muito mais”, destacando a capacidade de liderança de Luís Filipe Vieira, “um ser notável”, ao leme de um “Clube com alma e coração”. Quanto à Catedral… “É um dos melhores Estádios da Europa, o símbolo mais perfeito de um tempo e de uma obra”, afirmou o presidente executivo da Fundação Benfica.
Antes de Luís Filipe Vieira discursar, a visualização de um vídeo de cerca de 6 minutos com 15 momentos muito especiais dos 15 anos de Presidência… momento emocionante e que emocionou, num Estádio da Luz interativo, com som, luz, imagem… A Catedral a pulsar! Magia e Mística!
“15 anos como presidente, 17 anos no Benfica… Há tantas histórias bonitas para contar deste Benfica moderno. Não quereria que isto fosse pessoalizado, a obra é de todos os Benfiquistas, mas fizemos coisas fantásticas”, começou por dizer Luís Filipe Vieira, recordando de seguida aquela que foi “a pedra fundamental”, ou seja, a construção do Estádio da Luz, o que permitiu “projetar o Benfica para o futuro”.
O Presidente revelou várias peripécias, algumas histórias bem curiosas do antes e do durante a construção do recinto, e fez questão de saudar um nome.
“Foi graças a Mário Dias que o Estádio foi feito. É importante lembrar, porque às vezes as pessoas esquecem-se… Juntos, concretizámos o sonho de todos os Benfiquistas, e foi a partir dali que todos acreditámos que voltaríamos a ser o Benfica dos tempos áureos. É fantástico tudo o que foi feito! E hoje fazemos questão de ter esta casa como se fosse o seu primeiro dia”, disse.
Pegando um pouco nos 15 momentos escolhidos e ilustrados no vídeo, Luís Filipe Vieira foi elencando, ponto a ponto, aqueles que foram e são alguns dos pontos-chave da sua presidência e gestão: a construção do Estádio, os Sócios no centro da estratégia, o sucesso desportivo no Futebol e nas Modalidades, o Ecletismo, o Caixa Futebol Campus, as Casas do Benfica, a BTV, a Fundação Benfica, a recuperação e a projeção da História do Benfica, a aposta na Formação, a internacionalização da marca, a profissionalização e a luta pela verdade desportiva. 15 anos, 15 momentos, 15 pontos-chave.
“O Benfica começou a profissionalizar-se em todas as áreas e devemos também o sucesso a todos os profissionais do SL Benfica”, elogiou, passando de pronto para o local onde passa todo o futuro do Clube: “O Caixa Futebol Campus é o primeiro pilar para o sucesso do Benfica. E não vamos deixar de investir. Não queremos parar aqui e queremos mais. O futuro do Benfica passa pela sua Formação.”
Luís Filipe Vieira destacou o papel “determinante” do treinador Rui Vitória no projeto e reiterou um desejo: “Não sairei do Benfica sem ser Campeão Europeu! Vamos construindo equipas com identidade própria, à Benfica, e acredito que – futuramente – com 80 a 90 por cento dos jogadores da nossa Formação. Peço a todos que acreditem; quando sonho quero concretizar”, disse taxativamente.
De seguida, o Presidente destacou a estabilidade financeira: “Estamos livres de qualquer tipo de hipoteca e os próximos anos dar-nos-ão razão. Neste momento já estamos a reter talento. O Benfica criou a sua própria autonomia”, reafirmado de pronto que tudo isto só tem sido possível também com o apoio dos Sócios, “os verdadeiros donos do Clube”.
Recordando a manutenção do ecletismo, a aposta nas modalidades, femininas inclusive, Luís Filipe Vieira fez questão de lembrar que esta Direção sempre apoiou e protegeu as suas glórias, pois é também devido a elas “que o Benfica hoje existe”. Honrar o passado, viver o presente, sempre na vanguarda, com os olhos postos no futuro.
A luta pela verdade desportiva foi outro dos temas em análise e a menagem é clara: união e fortalecimento!
“Apesar de todas as notícias tristes, quero destacar a estabilidade que temos tido em termos de Direções, fora um ou outro caso. Era natural que houvesse alguém que quisesse sair, demitir-se, mas mantivemo-nos sempre unidos. Isso é de louvar. Essas notícias fortaleceram-nos ainda mais. Há alturas em que parecemos ferro, ninguém nos derruba”, disse.
Olhando em frente…
“O grande desafio que se coloca é como vamos proteger e sediar o património que o Benfica tem hoje e o que vamos ainda construir. Isso vai ser tratado numa revisão estatutária, bem como perceber como vamos limitar o endividamento de qualquer Direção, seja ela qual for. Não podemos andar para trás. Nunca mais! É preferível olhar para a nossa estratégia (aposta na Formação), porque é possível ter equipas supercompetitivas com jogadores da nossa Formação, e não cometer loucuras, como já as fizemos… Aprendemos com os erros e não queremos tornar a fazê-los”, revelou o Presidente.
A fechar, um agradecimento e um sonho…
“Quero agradecer profundamente a todos os Sócios que têm acreditado em mim e nas minhas Direções. Vamos continuar neste ritmo e, se calhar, até um pouco mais acelerado para concretizar o que queremos. É um orgulho muito grande ser Presidente do Benfica. Se estivermos todos juntos vamos ganhar muitas vezes, como temos ganho. E o título europeu tem de ser uma realidade. Queremos ser Campeões Europeus”, concluiu perante os aplausos dos presentes.
A noite prosseguiu com jantar e festa para as cerca de 800 pessoas presentes, entre convidados institucionais e colaboradores do Sport Lisboa e Benfica.
Texto: Sónia Antunes
Fotos: Isabel Cutileiro / João Paulo Trindade / Cátia Luís / SL Benfica
31 outubro 2018
Jantar comemorativo do 15.º aniversário do Estádio da Luz
Última atualização: 21 de março de 2024