Futebol

27 novembro 2018, 17h16

Ronaldo Camará festeja o golo que sentenciou o empate

A equipa Sub-19 do Benfica empatou 2-2 em casa do Bayern Munique na 5.ª jornada da Youth League. Com este resultado, as contas de apuramento ficam adiadas para a última ronda, precisando as águias de vencer o AEK para poder assegurar um lugar no play-off de acesso aos oitavos de final.

Num relvado em excelentes condições, o Benfica foi a primeira equipa a desenhar um ataque, perigoso, pelo flanco direito (1'), depois de uma longa sequência de passes entre vários dos jogadores escalados para começar este encontro.

No comando das operações, a equipa benfiquista arquitetou uma boa oportunidade de golo pelo corredor central, aos 9', com Gonçalo Ramos a concluir a ofensiva com um remate rasteiro para defesa do guardião Hoffmann.

O Bayern aventurou-se sobre o fecho do quarto de hora inicial, pressionou um pouco mais à frente e, aos 15', gizou uma jogada prometedora pelo lado esquerdo, com a bola a viajar depois para o espaço central, onde Frankze enquadrou um disparo de pé direito para defesa de Celton Biai. Aos 19', os bávaros, num ataque rápido, criaram novamente problemas ao guarda-redes das águias, com Zirkzee a ser protagonista no fim da ação.

Bayern-Benfica

Nuno Tavares, em apoio ao ataque do Benfica pelo flanco esquerdo, arriscou um pontapé de meia distância aos 26', mas errou a baliza à guarda de Hoffmann. Respondeu o camisola 9 do Bayern, Zirkzee, numa jogada individual pela zona central, culminando com um remate rasteiro para defesa segura de Celton Biai (35').

Os encarnados voltaram a aproximar-se do golo aos 42', com Gonçalo Ramos a cabecear à barra após cruzamento de Ronaldo Camará na direita.

[GOLO: 0-1] No ataque seguinte, Nuno Santos, num remate de pé direito já no interior da área, atirou a contar, batendo Hoffmann.

Superiores no jogo, as águias chegaram ao intervalo na frente do marcador.

No arranque do segundo tempo, o Benfica dispôs de nova chance para acertar nas redes do Bayern: Tiago Gouveia isolou-se, mas deu um toque na bola com força a mais e acabou por colidir com o guarda-redes Hoffmann, esfumando-se a ocasião (46'). O mesmo Tiago Gouveia, após rápida e eficaz combinação com Luís Lopes, ficou na cara de Hoffmann, mas não levou a melhor no duelo com o guardião (51'). Ronaldo Camará, aos 56', posicionou-se no corredor central e deu sequência ao ataque, mas o remate saiu por cima da barra.

De livre direto, a equipa alemã ameaçou a baliza das águias aos 60': Zirkzee, de pé direito, chutou para intervenção expedita de Celton Biai, que sacudiu a bola para canto. Pouco depois, Renato Paiva trocou duas peças no xadrez benfiquista: saíram Tiago Gouveia e Luís Lopes, entraram Tomás Tavares e Tiago Dantas (63').

 Bayern-Benfica

[GOLO: 1-1] Aos 66', o Bayern empatou a partida: Zirkzee fugiu nas costas da defensiva encarnada, conseguiu ultrapassar Celton Biai e depois, descaído para a direita, tocou para as redes desprotegidas.

Embaló rendeu Nuno Santos aos 71' e foi com a linha de ataque refrescada que o Benfica abordou o último quarto de hora da partida.

[GOLO: 2-1] Contrariando a toada do desafio, o Bayern adiantou-se aos 80' numa jogada rápida, com Zylla, já na área, a finalizar um passe rápido de Zirkzee.

As águias reagiram prontamente e retomaram o registo ofensivo: aos 84', Embaló, de cabeça, em boa posição na área, cabeceou ao lado. No instante seguinte, Ricardo Matos substituiu João Ferreira (defesa-direito) e reforçou o ataque.

[GOLO: 2-2] Aos 89', notável cruzamento de Embaló a partir da direita e cabeceamento imparável de Ronaldo Camará para o fundo das redes.

Já em tempo de compensação, Embaló disparou de fora da área, pelo meio, mas errou o alvo. Resultado final: 2-2. No outro encontro do Grupo E, o Ajax venceu por 1-8 em casa do AEK. 

Onze inicial do Benfica: Celton Biai; João Ferreira, Pedro Álvaro, Gonçalo Loureiro e Nuno Tavares; Florentino Luís, Gonçalo Ramos e Ronaldo Camará; Nuno Santos, Luís Lopes e Tiago Gouveia.

Suplentes: Carlos dos Santos, Tomás Tavares, Alexandre Penetra, Tiago Dantas, Diogo Capitão, Embaló e Ricardo Matos.

O Benfica recebe o AEK às 15h00 do dia 12 de dezembro (quarta-feira), no Caixa Futebol Campus.

Bayern-Benfica

"O jogo estava controladíssimo..."

Renato Paiva (treinador do Benfica): "A ineficácia poderia ter-nos penalizado de uma forma brutal. Em Amesterdão esbanjámos muitas oportunidades, hoje fomos mais amigos do Bayern do que de nós. Tivemos duas bolas de golo logo a abrir a segunda parte. Depois, erros individuais e coletivos iam deitando tudo a perder num jogo que estava controladíssimo. Os primeiros 30 minutos da nossa equipa foram fantásticos. O segredo estava claramente em não deixar o Bayern ser aquilo que é. Com bola, tivemos momentos de grande qualidade."

Classificação do Grupo E

LUGAR EQUIPA GM-GS PONTOS
1.º Ajax 22-6 11
2.º BENFICA 11-9 8
3.º Bayern  10-7 8
4.º AEK 2-23 0

Texto: João Sanches 

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Última atualização: 7 de fevereiro de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar