17 de julho de 2019, 17h41

Sub-19: Portugal mais perto das "meias" com ajuda encarnada

Futebol

A equipa das Quinas, que alinhou de início com quatro jogadores do Benfica, empatou com a Espanha na 2.º jornada do Grupo A do Campeonato da Europa.

Após a vitória por 0-3 sobre a Itália na ronda de abertura do Campeonato da Europa de Sub-19, Portugal, que chegou a estar com cinco águias em campo, empatou 1-1 com a Espanha e colocou-se em boa posição para passar às meias-finais da competição.

Os minutos iniciais ficaram marcados pela existência de muita tranquilidade na circulação de bola por parte da equipa das Quinas. Tomás Tavares esteve em evidência nesta fase do jogo com diversas movimentações pelo corredor direito. Por sua vez, a seleção espanhola tentava impor o seu estilo de jogo habitual: passes curtos e muita posse.

Os comandados de Filipe Ramos começaram a subir no terreno e a qualidade individual dos jogadores lusos evidenciava-se, faltando apenas decidir melhor no último terço do terreno.

Os adeptos presentes no Estádio Banants apenas assistiram à primeira ocasião de perigo aos 30'. Fábio Vieira recebeu um passe de Vítor Ferreira e, solto de marcação, disparou forte com a bola a passar a escassos centímetros da barra.

A seleção espanhola subiu as suas linhas e aproveitou os cantos concedidos pela defensiva portuguesa para se tentar aproximar da baliza. No entanto, Celton Biai ia mostrando bastante segurança entre os postes, não deixando que o esférico sobrasse para os atacantes adversários.

Aos 41' a Espanha adiantou-se no marcador (0-1). Juan Miranda tabelou com Bryan Gil, fletiu para o centro do terreno e desferiu um potente remate de pé direito. A bola bateu no poste esquerdo, ressaltou para o camisola 3 espanhol, que voltou a rematar, mas desta feita o esférico só parou nas redes da baliza portuguesa. 

O árbitro deu três minutos de compensação, mas o resultado não sofreu mais alterações. As equipas dirigiram-se para os balneários e ao intervalo o marcador assinalava: 0-1

No reatar da partida a seleção portuguesa chegou ao golo da igualdade (1-1). Fábio Vieira sofreu uma falta fora da área e, na conversão da mesma, executou de forma primorosa, atirando sem hipótese de defesa para Tenas.

Aos 55', Celton Biai evitou o segundo golo espanhol por duas ocasiões. Primeiro o guarda-redes do Benfica saiu-se muito bem e conseguiu defender o remate de Bryan Gil, depois recuperou a tempo para defender, em cima da linha de baliza, o cabeceamento de Abel Ruiz.

Portugal-Espanha

Tiago Gouveia, que substituiu Umaro Embaló na convocatória, entrou para o lugar de Tiago Rodrigues aos 65'. O jogador encarnado, que ainda não tinha sido utilizado neste Campeonato da Europa, estreou-se assim também no escalão de Sub-19. 

A partir deste momento a seleção portuguesa passava a jogar não com quatro, mas sim com cinco jogadores do Benfica. Eram eles: Celton Biai, Tomás Tavares, Gonçalo Loureiro, Diogo Capitão e Tiago Gouveia.

O segundo golo da equipa das Quinas esteve muito perto! Tomás Tavares passou por três jogadores espanhóis e entregou em Fábio Vieira aos 76'. O jogador português rececionou e disparou forte, com a bola a passar muito perto do poste direito.

Nos minutos finais o jogo estava partido a meio campo e as unidades mais frescas de ambas as formações tentavam agitar as ocorrências. Nenhuma ocasião surtiu efeito e o jogo terminou com a igualdade no marcador: 1-1.

Na próxima jornada (3.ª) do Grupo A, a equipa das Quinas enfrenta a anfitriã Arménia. O jogo está aprazado para este sábado (20 de julho), às 18h00.

Onze de Portugal: Celton Biai; Tomás Tavares, Gonçalo Loureiro, Gonçalo Cardoso, Tiago Lopes, Diogo Capitão, Vítor Ferreira, Fábio Vieira, Félix Correia, Tiago Rodrigues e João Mário.

Suplentes: Meixedo, Costinha, Gonçalo Ramos, Levi Faustino, Costa, Daniel Silva, Rodrigues Fernandes, Tiago Gouveia e António Gomes.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Arquivo

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar