4 de setembro de 2019, 10h00

Como Taarabt escalou a montanha

Futebol

"As oportunidades só dependem dos jogadores": o (muito) que mudou num ano no percurso do médio do Benfica.

Renascer das cinzas. Uma frase feita, sim, mas será das que mais bem sintetizam a escalada de Adel Taarabt no Benfica ao longo do último ano.

O trabalho, a confiança e convicção do treinador Bruno Lage, as exibições do jogador na equipa B, a chamada à equipa A, a estreia a titular, a renovação de contrato, os primeiros 90 minutos completos no recente desafio em Braga e ainda a chamada à seleção de Marrocos, cinco anos depois... Taarabt vive de novo!

Taarabt

O primeiro degrau

O dia 20 de fevereiro de 2019 fica marcado por ser o ponto de viragem na carreira desportiva de Adel Taarabt. Nessa data, o internacional marroquino foi a surpresa no treino do plantel principal das águias. Bruno Lage chamou o atleta para o ensaio, em vésperas do jogo com o Galatasaray, referente aos 16 avos de final da Liga Europa.

"O Taarabt começou a época na equipa B comigo. Eu não o conhecia, ouvia algumas histórias sobre o passado dele, mas o que eu vi foi um indivíduo que treinou sempre muito bem, com uma intensidade de que eu gosto, desde o primeiro dia. Temos de olhar para ele, ver e perceber se merece uma segunda ou terceira oportunidade: se treina há sete meses com a mesma intensidade é porque alguma coisa mudou. Vamos ver se a oportunidade é criada e se a agarra de vez para fazer carreira de acordo com o seu potencial", afirmou Bruno Lage na conferência de Imprensa que antecedeu o jogo com os turcos.

Taarabt

Regresso à competição pelos Bês

Quatro dias depois, a 24 de fevereiro de 2019, Taarabt entrou no onze inicial do Benfica B, escalado por Renato Paiva para a partida com o Cova da Piedade (23.ª jornada da II Liga). O camisola 49 das águias foi colocado no lado esquerdo do meio-campo, num sistema de 4x4x2, e esteve ligado ao único golo das águias nessa partida. O marroquino pegou na bola, cavalgou vários metros, entrou no espaço ofensivo e serviu Frimpong. O lateral-esquerdo cruzou e Saponjic cabeceou para o golo.

Foi substituído ao minuto 81, mas a sua prestação mereceu muitos aplausos do público presente no Caixa Futebol Campus. Acertou 41 passes e ainda recuperou por seis vezes o esférico.

Adel voltou a destacar-se na equipa B no dia 16 de março. O Benfica B recebeu o Penafiel no Seixal (26.ª jornada da II Liga) e o marroquino foi o mais influente. Os encarnados venceram por 2-1, e Taarabt, assumindo a batuta da equipa no meio-campo, fez duas assistências.

Taarabt

Benfica-Tondela: o minuto 71

Depois das boas exibições na equipa B, Bruno Lage decidiu dar uma oportunidade a Taarabt. Na conferência de Imprensa de 29 de março, que antecedeu o Benfica-Tondela da 27.ª jornada da Liga NOS 2018/19, o treinador voltou a falar sobre a situação do atleta.

"Vendo a forma como ele trabalhou, sentimos que tínhamos de dar uma oportunidade. A partir daqui, depende dele. Tem tido algum tempo de jogo na equipa B e as oportunidades dependem dos jogadores. Jogar na equipa A do Benfica é muito fácil, é preciso ter duas coisas: treinar a mil, com uma intensidade muito alta, e ter rendimento quando as oportunidades surgem. As oportunidades só dependem dos jogadores", referiu.

A estreia oficial na equipa principal aconteceu mesmo no jogo diante da equipa beirã. O camisola 49 entrou para o lugar de Pizzi, e foi já no interior das quatro linhas que viu Grimaldo assistir para o golo da vitória apontado por Seferovic.

Feirense-Benfica

A estreia a titular

Uma semana depois, a estreia no onze inicial. Sem Rafa, Bruno Lage deu uma rodagem diferente ao meio-campo das águias e colocou Taarabt descaído para a esquerda. O médio jogou 81 minutos contra o Feirense (28.ª jornada), sendo substituído por Franco Cervi.

"O objetivo era procurar a sua qualidade individual, que é muita, e procurar os espaços interiores. Percebemos que podia ligar muito bem com o Grimaldo e foi isso que aconteceu. É um jogador que liga bem e, como joga de frente para o jogo, reconhece o espaço quando joga de costas e quando joga entre linhas. Estamos muito satisfeitos com o Adel, porque regressou e está a dar o contributo à equipa", explicou o treinador encarnado em conferência de Imprensa.

Milan-Benfica

O primeiro golo com a camisola do Benfica

Finda a temporada 2018/19, que culminou com a Reconquista do título nacional (37.º no palmarés do Benfica), o foco passou logo para a época seguinte. As águias fizeram parte da pré-época nos Estados Unidos da América e participaram na International Champions Cup. O Clube da Luz venceu a prestigiada competição e Adel Taarabt conseguiu marcar o seu primeiro golo de águia ao peito.

O AC Milan-Benfica (0-1) era o último jogo da International Cup para os benfiquistas. Um jogo com um sentimento especial para o marroquino por defrontar uma ex-equipa.

Num pontapé de canto batido sobre a direita, Pizzi cruzou largo, Ferro saltou, mas não chegou à bola, que sobrou para os pés de Taarabt; o camisola 49 decidiu e executou rápido, atirando com força para o golo.

Taarabt

Contrato renovado até 2022!

14 de agosto de 2019: o dia da renovação! Adel estendia até 2022 o vínculo contratual com as águias.

"Obviamente estou muito feliz e muito ansioso por este novo capítulo da minha vida. Penso que esta renovação é um voto de confiança. Estou muito orgulhoso por o Clube acreditar em mim e estou muito feliz por termos chegado a um acordo para estender o contrato. Vou dar o meu melhor sempre que o treinador me colocar em campo e, como é óbvio, agradecer aos adeptos, porque me apoiaram. Vou dar o meu melhor pelo Clube”, salientou o médio.

SC Braga-Benfica

Seleção, primeiros 90 minutos pelo Benfica e... Man of the Match

O último jogo pela seleção de Marrocos foi em 2014. Volvidos cinco anos, Taarabt tornou a ser chamado para representar o seu país. A lista final do selecionador Halilhodzic foi divulgada no dia 28 de agosto, sendo que as boas exibições no Benfica na segunda metade da última temporada, a boa pré-temporada e ainda o bom arranque do médio na época 2019/20 foram preponderantes para esta chamada.

No dia 1 de setembro, foi titular na deslocação das águias a Braga, jogou os 90 minutos e ainda foi considerado o Man of the Match na Pedreira. A vitória foi incontestável (0-4) e os números de Taarabt também falam por si. Atuando como titular na posição oito (uma novidade!), O marroquino fez 49 passes certos (teve uma percentagem de acerto de 89%) e conseguiu ainda fazer quatro passes longos certeiros (100% de precisão). A presença do atleta foi preponderante. Segundo Bruno Lage, deu critério, qualidade na decisão e ainda qualidade de passe para que o jogo das águias fosse mais ofensivo.

Muitas culturas antigas tinham o simbolismo da Fénix: a ave que renasce das próprias cinzas. A mensagem figurativa é só uma: a esperança nunca acaba, podemos sempre refazer-nos. O médio encarnado não desistiu, lutou, teve o apoio do treinador e dos seus companheiros e, com esforço, trabalho e empenho, validou em absoluto o entendimento de Bruno Lage: as oportunidades só dependem dos jogadores.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar