Futebol

27 novembro 2019, 23h37

Klostermann e Vinícius

RESUMO DO JOGO

O Benfica, sem medo, esteve a vencer por 0-2 na Alemanha, mas os minutos finais deixaram um amargo na boca de todos os que lutaram e torceram por um triunfo na 5.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.

O Leipzig empatou o jogo (golos aos 90', de penálti, e 90'+6') e anulou as probabilidades de os encarnados ainda se baterem na última jornada pelo acesso aos oitavos de final da Champions. Todavia, a porta de entrada nos 16 avos de final da Liga Europa permanece aberta: se o Leipzig vencer o Lyon em França na 6.ª jornada, o Benfica apenas precisa de vencer o Zenit (por qualquer resultado) no Estádio da Luz no dia 10 de dezembro; mas se o Leipzig não vencer, o Benfica tem de ganhar ao Zenit por 2-0 ou por três golos de diferença...

Na RB Arena viu-se uma equipa benfiquista compacta – com Gabriel, Taarabat, Pizzi e Cervi no meio-campo, e ainda Chiquinho no apoio a Vinícius – e ambiciosa, iniciando a partida a tentar golo, literal e objetivamente. Cervi, ainda não estavam decorridos 20 segundos, soltou-se na esquerda da área e atirou à figura de Gulácsi. Estava dado o mote na Alemanha!

Leipzig-Benfica

O minuto 20 trouxe o primeiro golo das águias em Leipzig. Taarabt e Vinícius articularam a jogada, em progressão, pelo meio, o marroquino descaiu depois um pouco para a esquerda e, na área, cruzou para a conclusão de Pizzi, que foi letal num tiro com o pé esquerdo (0-1).

O adversário alemão, segundo classificado na Bundesliga a apenas um ponto do líder, procurou reagir, mas foi chocando com a organização defensiva e correta ocupação dos espaços dos jogadores benfiquistas, razão pela qual espreitou eventuais soluções na meia distância.

Mas o melhor lance para golo, no que restava para jogar na primeira parte, esteve nos pés de Pizzi, que, numa excelente iniciativa, furou pela esquerda e rematou em arco, levando a bola a embater na trave, no ângulo superior direito, isto ao minuto 44.

Pizzi

No segundo tempo, em resposta aos ataques que o Leipzig procurava desenvolver, Taarabt, numa saída rápida, projetou a bola para Vinícius. Na tentativa em esforço para neutralizar o lance, Klostermann escorregou... e Vinícius embalou na direção da baliza alemã; no cara a cara com o guarda-redes Gulácsi, o avançado do Benfica apontou o 0-2 aos 59'.

Vinícius

As águias, nesta fase do encontro, estavam bem vivas na Liga dos Campeões. Por seu lado, correndo atrás do resultado, o Leipzig arriscou mais e mais.

Defensivamente, o Benfica foi sustendo e contendo as tentativas do adversário para alvejar a baliza defendida por Odysseas. Faltou-lhe, no entanto, ter mais bola para controlar e poder pensar num possível terceiro golo, que podia ter acontecido – e seria um golaço! – ao minuto 84. Raul de Tomas, que rendera Vinícius aos 82', viu adiantado o guarda-redes Mvogo (substitui o lesionado Gulácsi) e fez um chapéu à saída do meio campo defensivo. Mvogo voou e foi com a ponta da luva que tocou no esférico e o repeliu pela linha de fundo!

Raul de Tomas

O período ingrato, e que castigou o Benfica, teve o seu início em cima dos 90 minutos. Um penálti, por falta assinalada a Rúben em lance com Schick, encaminhou Forsberg para a marca dos 11 metros, de onde o internacional sueco atirou para o 1-2 (90'). O mesmo jogador, aos 90'+6' (o período dilatado de tempo adicional foi também consequência da lesão e substituição do guarda-redes Gulácsi), soltou-se na área e cabeceou para o 2-2 a bola cruzada da esquerda por Timo Werner.

Os encarnados ainda forçaram o tudo por tudo nos derradeiros minutos, mas o empate prevaleceu e retirou aos encarnados as hipóteses de continuarem a discutir o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Sobram as possibilidades de qualificação para a Liga Europa, a atacar no dia 10 de dezembro no Estádio da Luz.

Texto: João Sanches

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 28 de novembro de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar