Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica regressa da Alemanha com um empate (2-2) que sabe a pouco, em face do desempenho, e que apenas mantém vivas as possibilidades de acesso aos 16 avos da Liga Europa.
27 novembro 2019, 23h37
Klostermann e Vinícius
O Leipzig empatou o jogo (golos aos 90', de penálti, e 90'+6') e anulou as probabilidades de os encarnados ainda se baterem na última jornada pelo acesso aos oitavos de final da Champions. Todavia, a porta de entrada nos 16 avos de final da Liga Europa permanece aberta: se o Leipzig vencer o Lyon em França na 6.ª jornada, o Benfica apenas precisa de vencer o Zenit (por qualquer resultado) no Estádio da Luz no dia 10 de dezembro; mas se o Leipzig não vencer, o Benfica tem de ganhar ao Zenit por 2-0 ou por três golos de diferença...
Na RB Arena viu-se uma equipa benfiquista compacta – com Gabriel, Taarabat, Pizzi e Cervi no meio-campo, e ainda Chiquinho no apoio a Vinícius – e ambiciosa, iniciando a partida a tentar golo, literal e objetivamente. Cervi, ainda não estavam decorridos 20 segundos, soltou-se na esquerda da área e atirou à figura de Gulácsi. Estava dado o mote na Alemanha!
O minuto 20 trouxe o primeiro golo das águias em Leipzig. Taarabt e Vinícius articularam a jogada, em progressão, pelo meio, o marroquino descaiu depois um pouco para a esquerda e, na área, cruzou para a conclusão de Pizzi, que foi letal num tiro com o pé esquerdo (0-1).
O adversário alemão, segundo classificado na Bundesliga a apenas um ponto do líder, procurou reagir, mas foi chocando com a organização defensiva e correta ocupação dos espaços dos jogadores benfiquistas, razão pela qual espreitou eventuais soluções na meia distância.
Mas o melhor lance para golo, no que restava para jogar na primeira parte, esteve nos pés de Pizzi, que, numa excelente iniciativa, furou pela esquerda e rematou em arco, levando a bola a embater na trave, no ângulo superior direito, isto ao minuto 44.
No segundo tempo, em resposta aos ataques que o Leipzig procurava desenvolver, Taarabt, numa saída rápida, projetou a bola para Vinícius. Na tentativa em esforço para neutralizar o lance, Klostermann escorregou... e Vinícius embalou na direção da baliza alemã; no cara a cara com o guarda-redes Gulácsi, o avançado do Benfica apontou o 0-2 aos 59'.
As águias, nesta fase do encontro, estavam bem vivas na Liga dos Campeões. Por seu lado, correndo atrás do resultado, o Leipzig arriscou mais e mais.
Defensivamente, o Benfica foi sustendo e contendo as tentativas do adversário para alvejar a baliza defendida por Odysseas. Faltou-lhe, no entanto, ter mais bola para controlar e poder pensar num possível terceiro golo, que podia ter acontecido – e seria um golaço! – ao minuto 84. Raul de Tomas, que rendera Vinícius aos 82', viu adiantado o guarda-redes Mvogo (substitui o lesionado Gulácsi) e fez um chapéu à saída do meio campo defensivo. Mvogo voou e foi com a ponta da luva que tocou no esférico e o repeliu pela linha de fundo!
O período ingrato, e que castigou o Benfica, teve o seu início em cima dos 90 minutos. Um penálti, por falta assinalada a Rúben em lance com Schick, encaminhou Forsberg para a marca dos 11 metros, de onde o internacional sueco atirou para o 1-2 (90'). O mesmo jogador, aos 90'+6' (o período dilatado de tempo adicional foi também consequência da lesão e substituição do guarda-redes Gulácsi), soltou-se na área e cabeceou para o 2-2 a bola cruzada da esquerda por Timo Werner.
Os encarnados ainda forçaram o tudo por tudo nos derradeiros minutos, mas o empate prevaleceu e retirou aos encarnados as hipóteses de continuarem a discutir o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Sobram as possibilidades de qualificação para a Liga Europa, a atacar no dia 10 de dezembro no Estádio da Luz.
Texto: João Sanches
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024