21 de janeiro de 2020, 18h03

O Benfica destronou... o Benfica!

Futebol

O novo número de vitórias seguidas fora de casa no Campeonato é um feito na história da competição!

O Benfica de Bruno Lage desafia as estatísticas, as tendências e quebra recordes como nenhuma outra equipa em Portugal. Com o triunfo no dérbi (0-2) são já 17 as vitórias consecutivas fora de casa para a Liga NOS. Um registo histórico!

Os 17 triunfos como visitante no Campeonato Nacional são recorde em Portugal. Este registo começou a 11 de janeiro de 2019, data em que o Benfica se deslocou aos Açores para vencer o Santa Clara (0-2). Desde então já passou mais de um ano e o Benfica recolheu os três pontos em todos os desafios do Campeonato realizados fora da Luz.

O anterior recorde (16 vitórias) pertencia ao... Benfica! Em 2015/16 (época do Tricampeonato), a primeira de Rui Vitória como treinador principal dos benfiquistas, as águias iniciaram um registo de 16 triunfos consecutivos, que terminariam já na temporada 2016/17 (Tetracampeonato).

Para um percurso recordista como o atual é necessário ter uma equipa afinadarotinada, com qualidade, demolidora, mas também há outro aspeto muito importante que Bruno Lage faz sempre questão de referir...

Adeptos Benfica

O apoio da Família Benfiquista é fundamental, e nos jogos fora o 12.º jogador tem-se mostrado inabalável por todo o território nacional (Estádio do Bessa na imagem acima) e insular. A massa adepta corresponde à chamada, tendo sido fulcral no embalar o Clube da Luz para os 17 triunfos consecutivos.

"Os nossos adeptos foram fantásticos, apoiaram-nos do início ao fim e parte deste sucesso e mérito que temos tido fora de portas deve-se essencialmente a eles, porque têm sido um apoio fantástico em qualquer estádio e sentimo-nos sempre muito confortáveis a jogar fora", palavras do treinador encarnado na conferência de Imprensa de análise ao dérbi.

Gráficos

Nestes 17 jogos as águias marcaram 45 golos (média de 2,65 por jogo) e sofreram apenas dez. Números ímpares protagonizados por vários atletas. Pizzi e Rafa lideram este top 5 com nove remates certeiros cada. O médio, que atualmente é o melhor marcador e o jogador com mais assistências na Liga NOS, tem estado a um nível bastante elevado, sendo já esta a sua época mais concretizadora de sempre (20 golos em 29 jogos oficiais).

Por outro lado, Rafa está apenas "a começar". O supersónico regressou recentemente de lesão, mas já foi o rei do dérbi da 17.ª jornada. Entrou na parte final do desafio com o Sporting e com dois golpes de pé direito fez tombar o leão. Dois golos que garantiram o triunfo e ainda uma diferença pontual de sete pontos para o segundo classificado, o FC Porto, no final da 1.ª volta da competição.

Seferovic, João Félix e Vinícius, com sete, quatro e três golos respetivamente, completam a lista dos melhores marcadores nos 17 triunfos forasteiros, recordando que este percurso começou na temporada transata.

Gráficos

Se é importante evidenciar quem marcou, é também justo referir quem assistiu. Neste capítulo há dois jogadores que se destacam. Pizzi, o rei dos passes para golo, lidera este parâmetro com nove endossos aproveitados. Grimaldo não fica atrás por muito. O lateral-esquerdo do Benfica contribuiu com sete assistências.

Juntos, Pizzi e Grimaldo representam 51,6% das assistências realizadas nos 17 triunfos consecutivos fora de portas na Liga. Números elevados, ímpares, mas que não ficam por aqui...

O Site Oficial apresentou-lhe os dados referentes aos golos marcados, melhores marcadores, jogadores com mais assistências, mas falta ainda referenciar e mostrar quem foram os adversários derrotados pelo Benfica nestas 17 jornadas...

Derbi

As 17 vitórias seguidas fora de casa na Liga

ADVERSÁRIO RESULTADO  MARCADORES
Santa Clara 0-2 Seferovic e Jardel
V. Guimarães 0-1 Seferovic
Sporting 2-4 Seferovic, João Félix, Rúben e Pizzi
Aves 0-3 Seferovic, Rafa e Ferro
FC Porto 1-2 João Félix e Rafa
Moreirense 0-4 João Félix, Samaris, Rafa e Florentino
Feirense 1-4 Pizzi, André Almeida e Seferovic (2)
Braga 1-4 Pizzi (2), Rúben e Rafa
Rio Ave 2-3 Rafa, João Félix e Pizzi
Belenenses SAD* 0-2 Rafa e Pizzi
Braga* 0-4 Pizzi (2) e dois autogolos
Moreirense* 1-2 Rafa e Seferovic
Tondela* 0-1 Ferro
Santa Clara* 1-2 Vinícius e Pizzi
Boavista* 1-4 Vinícius (2), Cervi e Gabriel
V. Guimarães* 0-1 Cervi
Sporting* 0-2 Rafa (2)

* Liga NOS 2019/20

Ao analisarmos a tabela rapidamente podemos verificar que houve equipas que os comandados de Bruno Lage já defrontaram duas vezes. Situação normal, isto porque este registo abrange a presente época e a temporada transata.

O SC Braga foi o conjunto que mais sofreu perante o Clube da Luz. No total foram oito golos infligidos aos minhotos. A segunda equipa que mais sofreu remates certeiros do Benfica foi o Sporting. Os leões perderam duas vezes em Alvalade (2-4 e 0-2) concedendo seis golos.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar