Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica triunfou no reduto do Sporting no fecho da primeira volta da Liga NOS, com um bis de Rafa, que saiu do banco, tal como Seferovic (uma assistência), para desequilibrar. Foi a 16.ª vitória em 17 jornadas!
18 janeiro 2020, 00h35
Jogadores do Benfica festejam o 2.º golo no dérbi
Alcançada a 16.ª vitória na competição, as águias concluíram a primeira volta com a melhor pontuação de sempre (desde que o triunfo vale três pontos) num campeonato com 18 equipas. E o Benfica materializou também a 17.ª vitória fora de casa consecutiva na Liga, um recorde na principal competição nacional.
Na luta pela revalidação do título nacional, a equipa benfiquista solidificou a liderança na Liga NOS: tem 48 pontos arrecadados (mais sete do que o FC Porto, que nesta ronda perdeu no seu reduto com o Braga por 1-2). As águias mantêm ainda o estatuto de conjunto que mais golos marca (42) e menos sofre (seis).
O Benfica entrou com tudo no dérbi! Ainda não estavam decorridos três minutos e já a equipa liderada por Bruno Lage contava duas oportunidades de golo. No primeiro lance, o remate de Cervi, na direção da baliza, foi "defendido" por Ilori, que de carrinho impediu o 0-1; na segunda jogada prometedora, Vinícius, descaído para a esquerda, chutou com potência de pé canhoto, mas o esférico sobrevoou a trave.
Só se viu Benfica nos dez minutos iniciais da partida. O Sporting reagiu por Wendel aos 11', num remate que levou a bola contra o corpo de Ferro. Fazendo jus à grande história destes duelos, o encontro estava frenético, e Pizzi, aos 12', recebeu um passe de Chiquinho e, já na área, visou a baliza leonina, obrigando Maximiano a defesa de recurso, que negou o 0-1. Na jogada seguinte foi o Sporting, numa bola longa, a conseguir ter espaço nas costas de Ferro e, por intermédio de Rafael Camacho, a ter um remate que acertou no poste direito.
A equipa benfiquista, com Weigl e Gabriel no coração do meio-campo, voltou à carga, tendo o golo na ideia: Vinícius chegou ligeiramente atrasado a um cruzamento de André Almeida (14'); Gabriel, de cabeça na sequência de um canto batido por Grimaldo na esquerda, tentou o golo, evitado por uma defesa de Maximiano para novo "corner" (21'); e André Almeida, ao segundo poste, ainda conseguiu chegar à bola, mas esta atingiu as malhas laterais (31'), no seguimento de um livre executado por Grimaldo à direita.
O Sporting libertou-se aos 33', com Acuña a cruzar da esquerda e Rafael Camacho a cabecear para intervenção competente de Odysseas. No minuto seguinte (34'), a bola entrou na baliza do Benfica, mas Luiz Phellype estava em clara posição de fora de jogo e o lance foi prontamente anulado.
Sempre muito disputado, o dérbi perdeu um pouco de intensidade e de frenesim na parte final do primeiro tempo. As águias fecharam esta etapa do jogo com oito remates e 27 duelos ganhos.
FILME DO JOGO
A segunda parte teve um começo em falso, digamos assim. Adeptos do Sporting, junto à baliza defendida por Maximiano, arremessaram tochas para o recinto de jogo. O dérbi esteve interrompido durante algum tempo, facto que pesaria nos 10 minutos de tempo de compensação após os 90 regulamentares.
Reatado o desafio, a velocidade e o ritmo da etapa inicial tornaram a ser vistos no relvado. O Sporting, mais laborioso na construção nesta fase do encontro, tentou criar dificuldades diferentes ao Benfica, que, no entanto, foi compacto e soube proteger o seu espaço defensivo.
Jogando sempre como equipa e contando com um apoio fantástico por parte dos adeptos presentes no José Alvalade, os encarnados tiveram energia renovada na linha da frente com a troca de Chiquinho por Rafa (74'). O efeito desta alteração promovida por Bruno Lage não podia ser melhor...
Aos 80', num lance esforçado na área do Sporting após lançamento de linha lateral à direita, Vinícius furou pela zona central e tocou curto para a sua direita, na direção de Rafa, que estava ali, solto, pronto para chutar de pé direito, cruzado, e inaugurar o marcador (0-1). Era o terceiro golo do 27 na Liga NOS 2019/20 – ele que voltou há competição na passada terça-feira, após lesão – e a quarta assistência do brasileiro.
Os 10 minutos de tempo adicional conferiram ao dérbi um "prolongamento" que era expectável, e Bruno Lage ainda tinha duas cartas para jogar nesse período para validar o triunfo. Taarabt rendeu Cervi (90'+5') e Seferovic substituiu Vinícius (90'+7'). E o suíço seria providencial na recuperação de bola no lance que, aos 90'+9', rendundou no 0-2 para as águias.
Ilori fez um corte defeituoso, Seferovic estava em cima, na pressão, e depressa atacou a bola. Outra carta mágica do baralho de Bruno Lage, o internacional suíço passou o esférico para o corredor central (assistência), por onde Rafa entrou para aplicar uma trivela de pé direito (quarto golo na prova!), confirmando a 16.ª vitória do Benfica em 17 jornadas neste Campeonato.
Texto: João Sanches
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024