12 de março de 2020, 22h46

Benfica despede-se da Taça de Portugal

Futsal

Jogo dos quartos de final da Taça de Portugal de futsal realizou-se à porta fechada sob um silêncio ensurdecedor!

RESUMO DO JOGO

SL Benfica e Sporting disputaram, na noite desta quinta-feira, os quartos de final da Taça de Portugal de futsal. Face ao contexto, o desafio realizou-se à porta fechada, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, com o Sporting a triunfar por 3-5.

Já se tinha iniciado a eliminatória, a primeira da Final 8, quando a Federação Portuguesa de Futebol, após reunião do grupo de emergência, anunciou na tarde desta quinta-feira a suspensão das competições de futebol e futsal sob a sua égide, a partir de dia 13 de março (sexta-feira), por tempo indeterminado, uma medida visando a contenção do vírus COVID-19.

Ora, a eliminatória teve início na manhã desta quinta-feira e à entrada para o dérbi já eram conhecidos três dos quatro finalistas. O SC Braga eliminou o ACD Ladoeiro, o Leões de Porto Salvo bateu o Modicus e o Portimonense deixou para trás o Eléctrico. Sport Lisboa e Benfica e Sporting CP disputaram então a última vaga da Final Four...

E que início de dérbi! Os verdes e brancos entraram mais fortes, com Pauleta, em duas ocasiões sucessivas, a testar Roncaglio. Na resposta, golo do Benfica! Remate poderoso de Robinho ao ferro e, na recarga, é o compatriota Fernandinho (1-0) quem inaugura o marcador.

Ainda a equipa encarnada festejava e... empate! Muito espaço para Taynan, remate em zona central e golo: 1-1! Tudo isto ao minuto dois!

O desafio continuou intenso, com várias oportunidades de golo... e o Sporting foi mais eficaz. Silêncio ensurdecedor no Pavilhão, lance rapidíssimo, com Cavinato a assistir para o bis de Taynan (10'). Mais uma vez em zona central, um remate sem hipótese de defesa para colocar os leões em vantagem (1-2).

Ataque, contra-ataque, muita raça, crer e ambição em quadra, oportunidades de golo, contudo, até ao intervalo a redondinha teimou em não entrar mais. 

Futsal

Reatar e depois de alguns momentos mais mornos, novo golo! Oportunidade para o Benfica, com Chaguinha no lance, mas na transição surgiu o 1-3. Taynan levou tudo e todos à frente e ofereceu a Cardinal, que só teve mesmo de encostar para o fundo das redes.

E tal como na primeira metade, num minuto (27'), dois golos! Primeiro, Miguel Ângelo, com um remate colocado de meia distância a reduzir para 2-3... bola ao centro e, na resposta, João Matos a colocar novamente o Sporting a vencer por dois golos de diferença: 2-4.

Seguiu-se mais do mesmo! Golo do Benfica aos 31', com Tiago Brito a rematar forte (3-4); aos 32', golo do Sporting, desta feita através de Pauleta a fazer o 3-5. 

O Benfica não baixou os braços e acreditou sempre! Joel Rocha colocou Bruno Coelho como guarda-redes avançado num 5x4, as águias ainda viram os ferros devolverem uma bola que levava selo de golo, o guarda-redes leonino a fazer uma mão-cheia de boas defesas... a equipa lutou até ao fim, no entanto, o marcador não se alterou.

Triunfo para o Sporting, por 3-5, com o Benfica a despedir-se da edição 2019/20 da Taça de Portugal.

Troféu Taça de Portugal Futsal

Benfica-Sporting, 3-5

FICHA  
Local Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Cinco do Benfica Roncaglio, André Coelho, Robinho, Bruno Coelho e Fernandinho
Suplentes André Sousa, Chaguinha, Fábio Cecílio, Tiago Brito, Henmi, Miguel Ângelo, Célio Coque e Jacaré
Resultado ao intervalo 1-2
Golos do Benfica Fernandinho (2'), Miguel Ângelo (27') e Tiago Brito (31')
Marcha do marcador 1-0 (2'), 1-1 (2'), 1-2 (10'), 1-3 (24'), 2-3 (27'), 2-4 (27'), 3-4 (31') e 3-5 (32')

Futsal masculino

RESULTADOS

Quartos de final | 12 de março

  • JOGO 1: Portimonense SC-Eléctrico FC, 7-3
  • JOGO 2: Modicus-Leões de Porto Salvo, 3-4
  • JOGO 3: SL Benfica-Sporting CP, 3-5
  • JOGO 4: SC Braga-ACD Ladoeiro, 3-2

DECLARAÇÕES

Futsal

Joel Rocha (treinador do Benfica): "Antes de falar do jogo, é importante fazer um pronto prévio que não tem a ver com quem ganhou ou perdeu. As três equipas que hoje estiveram aqui não deveriam ter estado. Esteve em causa mais do que um jogo desportivo. Não houve espetáculo, porque não houve público, tivemos apenas espectadores em casa. O que vimos aqui foram três equipas, homens a superarem-se constantemente perante aquilo que o mundo está a viver, e que não podemos controlar ou antecipar. É muito difícil ter conhecimento, por volta das 15h00, de um comunicado da FPF [a suspender as competições] e mesmo assim vermos dois jogos a serem realizados. Muito mais do que ganhar ou perder, o que esteve aqui em causa foi a saúde, de todos, porque a saúde está acima de todos e de uma vitória ou uma derrota. Independentemente do resultado, eu ia dizer isto. O jogo de hoje foi preparado em condições únicas e difíceis para todos os intervenientes. Muito honestamente, o que todos nós queríamos era não estar aqui. E o que todos queremos é chegar rapidamente às nossas casas e estar com as nossas famílias, porque a saúde sobrepõe-se a tudo isto."

"Em relação ao jogo, tivemos de encará-lo da melhor maneira possível. Na primeira parte o Sporting foi mais minutos melhor do que o Benfica, apesar de termos saído na frente do marcador. Na segunda parte o Benfica foi mais minutos melhor, apenas essa superioridade não se traduziu na eficácia. Quando assim é, o resultado premeia quem foi eficaz. É uma prova que termina para nós, mas este dérbi e este dia ficarão marcados para sempre. O melhor jogo de futsal do mundo, hoje foi o jogo de futsal de maior risco no mundo. A Taça de Portugal é uma festa, mas hoje não houve festa de futsal aqui. Parabéns às quatro equipas que venceram."

Bruno Coelho (capitão do Benfica): "Com a situação que se vive no País, até é difícil falar do jogo. Mas isso é outro assunto. Jogámos e não fomos competentes no que devíamos, não conseguimos a vitória que queríamos. Não fomos fortes nos duelos, e isso paga-se caro. Pagámos com a derrota. Temos de continuar a trabalhar para melhorar."

Fotos: FPF e Arquivo SL Benfica

PATROCINADORES MODALIDADES


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar