Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Andebol
Entrevista ao Site Oficial em dia especial para o jovem andebolista do SL Benfica.
27 março 2020, 16h27
Guilherme Tavares
"O meu percurso no andebol começou quando frequentava o 6.º ano e um colega de turma me convidou para jogar no âmbito do desporto escolar. Mas antes ainda pratiquei basquetebol durante quatro anos."
"Foi uma surpresa, apesar de ser um sonho desde criança. Estava longe de imaginar que com 16 anos iria mudar-me para Lisboa para ser jogador de um clube tão grande como o Benfica. Foi uma mudança grande para um rapaz de 16 anos, mas encarei-a como uma porta para uma futura carreira profissional."
"O Benfica é grande, com condições impossíveis para muitos clubes"
"Mudar-me do Funchal para Lisboa foi uma mudança grande. Boa e difícil ao mesmo tempo porque deixei os meus pais, os meus irmãos e os meus amigos na Madeira, mas sei que todos eles me apoiam e sabem que esta mudança era um sonho meu."
"Quando cheguei foi difícil abstrair-me das diferenças, tanto a nível de clube, como da cidade. O Benfica é um clube grande, com condições impossíveis para muitos clubes e qualquer jovem jogador quando se depara com as condições do Benfica sente o peso do que é representar este clube. Somos muito bem tratados, temos apoio em tudo, tanto a nível físico, como a nível psicológico, o que é bastante importante para quem tem esta carga de jogos. Nós próprios, enquanto jogadores deste clube, colocamos uma pressão maior em cima de nós."
"Não estava à espera, tinha chegado há um ano e a equipa principal, apesar de ser um objetivo desde sempre, era algo que imaginava acontecer apenas quando a minha presença no Benfica fosse mais longa."
"O primeiro jogo pela equipa sénior é um momento que nunca vou esquecer [vitória em casa sobre o ABC no dia 4 de setembro, por 29-22, marcou um golo]. Sentir os adeptos no pavilhão dá outro peso ao jogo e aos jogadores, a responsabilidade que temos quando estamos dentro das quatro linhas é muito grande e falhar nunca é opção. A minha estreia foi de arrepiar e tive a sorte de conseguir contribuir para o resultado do jogo com o meu primeiro golo pela equipa."
"Com trabalho e foco habituei-me ao ritmo de trabalho dos seniores"
"Todos na equipa me inspiram de alguma maneira, mas o jogador com quem mais me identifico é o Nyokas. Sempre fui tratado como família por todos, mas com ele criei uma relação de pai e filho que me ajudou muito."
"Apesar de todos os escalões serem muito competentes no seu trabalho e na preparação dos seus atletas, trabalhar com os seniores e com os Juniores é bastante diferente e foi das primeiras coisas que senti quando treinei com os Seniores. Com trabalho e foco habituei-me ao ritmo de trabalho dos Seniores o que me ajuda muito nos treinos com os Juniores."
"Tenho grandes planos para a minha carreira, nomeadamente chegar ao topo do andebol e ser reconhecido mundialmente. Neste momento estou concentrado no meu percurso no Benfica, deixar a minha marca e ganhar títulos."
"Comecei na seleção de Juniores C, em 2017, mas também já estive na seleção de Juniores B e Juniores A. Agora o objetivo é a seleção principal."
"É complicado transferir o treino de ginásio para casa, mas não podemos parar"
"Os estudos são fundamentais e apesar de ser uma grande responsabilidade conciliar tudo quero continuar a formar-me na área de desporto."
"A preparação continua, mas agora em casa. É complicado transferir o treino de ginásio para casa, mas não podemos parar e um atleta precisa de uma rotina e é essa rotina que temos de ajustar às condições que temos neste momento."
"As paragens são difíceis, estamos fora do nosso ambiente de trabalho. Apesar de fazer pequenos treinos em casa há exercícios a que estava habituado que não consigo fazer, mas como atleta tento manter-me focado e tento ter uma boa rotina de trabalho. É estranho que a nossa rotina tenha de mudar de um dia para o outro, mas temos de trabalhar todos juntos para que em breve voltemos ao nosso normal, e não podemos trabalhar só o corpo, é importante manter a mente saudável e isso vai ajudar-nos nestes dias em que somos obrigados a estar em casa."
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 27 de março de 2020