28 de outubro de 2020, 09h31

Chema Rodríguez: "Fazer uma equipa jovem, com futuro e talento"

Andebol

O treinador espanhol que lidera o andebol do Benfica mostrou confiança no trabalho que realiza desde que chegou ao Clube, no início de 2020/21.

O treinador da equipa de andebol do Sport Lisboa e Benfica, Chema Rodríguez, esteve no programa da BTV "Sport Lisboa e Modalidades" e abordou estes seus primeiros tempos no Clube.

Deixou elogios à qualidade do plantel, considera que o Campeonato português "cresceu muito nos últimos anos" e anteviu o desafio com a Sanjoanense, o primeiro após a paragem para os compromissos das seleções nacionais. Disputadas 9 jornadas na principal prova nacional, a equipa benfiquista soma por vitórias todos os jogos realizados.

Andebol Benfica-Águas Santas

Jogadores adaptados à nova filosofia de jogo

"Os começos são sempre difíceis, porque temos uma filosofia nova, a maioria dos jogadores não a conhecia, é totalmente diferente. Sabíamos que no início ia ser um pouco mais difícil, porque tínhamos de nos adaptar todos à nova forma de jogar e ao sistema que queremos impor. Os jogadores estão a adaptar-se bem ao que queremos, estão a trabalhar bem e com muita vontade. Quando tens jogadores como eu tenho, com muita atitude para trabalhar, é mais fácil."

Keita

Grupo de trabalho forte e de futuro

"Claro que qualquer equipa do Benfica tem de ganhar jogos e vencer todas as competições em que joga. Queremos fazer uma equipa jovem, com futuro e talento. Queremos criar um grupo forte, unindo os jovens da formação, que deverão chegar à primeira equipa. Agora é mais complicado, porque não é possível ver tantos jogos e treinos da formação, mas temos já cinco jovens que trabalham connosco, que jogam e que têm de ser parte da base do plantel principal. Isso será uma motivação para eles e para outros."

Andebol Benfica-Águas Santas

Campeonato português competitivo

"É um Campeonato complicado, que cresceu muito nos últimos anos. As equipas estão mais fortes. Não há só Benfica, FC Porto, Sporting, mas também Águas Santas, Belenenses, Madeira SAD… São equipas fortes, com bons treinadores e temos de jogar bem para lhes ganhar. Somos uma equipa em construção, com jogadores novos e um treinador que chegou agora. Pouco a pouco, vamos crescendo. A ideia é que a equipa esteja mais sólida numa altura mais adiantada da temporada."

Andebol

Sanjoanense é equipa complicada

"Vamos ter uma semana para os jogadores mudarem o chip quando voltarem das seleções. O jogo com a Sanjoanense vai ser difícil porque é fora de casa e porque eles têm uma equipa jovem, que joga bem."

Andebol Benfica-FC Gaia

Paragem para as seleções

"É complicado, porque, na realidade, estávamos cada vez a jogar melhor e parar não é bom. Ainda assim, os jogadores irem para a seleção, para um universo diferente, ajuda-os. Temos vários jogadores que são internacionais e que vão competir a outro nível. Para os que ficam connosco também vai ser bom para trabalhar com o nosso staff. Temos uma semana e meia para trabalhar aspetos específicos. Vai ser bom para todos. Para mim, é complicado, porque vou mudar. Primeiro estou com o Benfica, agora vou para a seleção da Hungria. É bom para mim como treinador. Todas as experiências são importantes para aprender e cometer o menor número de erros."

Benfica-Fivers EHF European League

Voltar às competições europeias e ir longe

"As primeiras partidas que tivemos chegaram de repente. Devido à pandemia, não treinámos durante 20 dias, o jogo [da EHF European League] foi a 25 de agosto. Fizemos um bom jogo aqui na Luz frente ao Fivers, mas depois concedemos seis/sete golos no fim do jogo. Lá, o início do jogo correu mal. Faltou-nos consistência na Europa. Queremos voltar às competições europeias e ir longe. Aprendemos que temos de trabalhar mais e não cometer erros para irmos mais longe na próxima época nas provas europeias."

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar