Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Andebol
Andebolista colocou um ponto final na carreira, mas vai continuar no Benfica enquanto nutricionista.
05 julho 2021, 16h22
João Pais
Aos 33 anos, o ponta-esquerda decidiu terminar a sua carreira profissional, toda ela passada no Benfica, clube que também representou nas camadas jovens (entre 1998 e 2001) e ao qual regressou em 2006. Na despedida, entre outros temas, abordou o momento desta difícil decisão, agradeceu aos Benfiquistas e revelou que Paulo Moreno foi a primeira pessoa a quem comunicou o fim do seu trajeto.
"Não é uma decisão fácil, basta pensar que tenho 33 anos e 22 deles foram a jogar andebol, desde criança até ao plantel sénior, com muitas conquistas e sonhos realizados. A cabeça ainda está a assimilar algumas coisas, acredito que vá demorar o seu tempo. Não estava à espera de ser tão difícil. Não é que eu esteja perdido, mas até eu me encontrar verdadeiramente fora desta rotina, esse processo gradual vai ser difícil. Saber quem sou sem andebol, sem Benfica, essa parte é complicada. Ainda não está tudo resolvido cá dentro. Acaba por ser bastante difícil dizer adeus, saber que trouxe o saco para vir buscar as minhas coisas e no dia 21 não estarei aqui. Deixar algumas rotinas até me encontrar, ter as minhas rotinas de trabalho normal, vai ser complicado."
"O momento foi quando eu senti que estava preparado para abraçar uma nova carreira fora do andebol, que eu não queria fazer esperar, que queria já, desde hoje, ter algum tipo de experiência. Quando concluí os exames de admissão à Ordem dos Nutricionistas, comecei a pensar verdadeiramente que este seria o meu futuro."
"Esse foi um grande ponto que estava contra eu terminar a carreira este ano. São muitos anos a lidar com muitos adeptos, alguns deles, semana após semana, faziam questão de nos vir ver, acompanhavam-nos muitas vezes fora daqui, contactavam pelas redes sociais para transmitir o seu apoio e saber como nós estávamos também. Esse foi um ponto negativo, mas, no final de tudo, acho que temos de pensar um pouco em nós e no que é melhor. Sei que vão compreender. Talvez possam ficar um pouco surpreendidos nesta primeira fase, mas com certeza não deixarei de vir ao Pavilhão ver qualquer uma das modalidades, não deixarei de ir ao Estádio ver o futebol e sei que aí são momentos onde também os vou poder encontrar. No fundo, são eles que nos movem e que nos fazem lutar mais, é por eles que tentamos, ano após ano, ter mais conquistas, porque sabemos bem que para alguns deles este é o momento mais gratificante que podem ter durante uma semana."
"Foi o Paulo [Moreno] a primeira pessoa a saber que eu não ia continuar. Foi a primeira pessoa a quem mandei uma mensagem a agradecer porque, acima de tudo, tenho de estar muito grato pelo que criei aqui dentro, não só pelas amizades, mas também pela minha presença. Ele merecia ser a primeira pessoa a ser transmitido que ia acabar a carreira."
"Friamente, as pessoas da minha família acabam por me dizer com alguma razão que, no fim de tudo, é uma bola. O que nos junta é uma bola. Tenho tido várias provas ao longo destes meses que isto vai mesmo continuar fora daqui. As amizades criam-se aqui dentro, mas levam-se também lá para fora. Não podemos nem vamos deixar que seja só uma bola que nos quebra a amizade, o companheirismo, a ajuda. Isso não se vai perder e isso também me deixa mais descansado e feliz. Criei amigos aqui dentro, ganhei muitas coisas com eles, passámos muitas adversidades e acho que nos tornámos melhores seres humanos, pessoas e atletas."
"É o momento de começar outro ciclo da minha vida, em que, felizmente, me preparei durante estes anos para agora ter outro futuro profissional. Vai-se abrir o capítulo da nutrição, que foi a minha preparação académica nos últimos cinco anos. Estou consciente que, tal como aqui, lutei para ser o melhor todos os dias. Nesta fase, vou crescer para me tornar um nutricionista de referência, alguém em quem os atletas confiam, que sabem que pode fazer a diferença na vida deles. Essa vai ser a minha nova etapa. Vou continuar aqui, no Benfica. Vou poder também fazer alguma parte da nutrição fora daqui, com casos fora do desporto, de clínica geral."
"Quero-vos agradecer, acima de tudo, pelo respeito com que sempre me trataram, pela dignidade que me deram a mim e à minha carreira, pela presença, pelo companheirismo e pelo apoio nos momentos mais difíceis."
Texto: Simão Vitorino
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024