Voleibol
04 abril 2020, 10h10
Kelton Tavares
Em entrevista ao Site Oficial do Benfica, Kelton Tavares contou um pouco do seu percurso pessoal e desportivo.
"Jogo voleibol há cinco anos. Comecei no desporto escolar e fui gostando da modalidade. Costumava jogar com amigos nos tempos livres como forma de passar o tempo. Também gostava de futebol e já experimentei jogar andebol, mas quando o voleibol surgiu na minha vida as outras modalidades começaram a perder espaço."
"Após ter jogado duas épocas em Cabo Verde e ter terminado o secundário, era altura de seguir para a universidade. Consegui ingressar no Instituto Superior Técnico de Lisboa e em outubro cheguei a Lisboa e inicialmente o objetivo era exclusivamente estudar. No entanto, surgiu a oportunidade de fazer um treino com os juniores do Benfica. Foi uma boa surpresa e aproveitei essa oportunidade para mostrar o que podia trazer de novo para a equipa."
"Sempre fui adepto do Benfica"
"Desde sempre fui adepto do Benfica e assistia a todos os jogos que podia, tanto de futebol como de modalidades. Sinto-me orgulhoso por estar a representar o meu clube de coração."
"Ainda me recordo de cada momento da primeira vez com a equipa principal. Era um clima de trabalho árduo e eu estava disposto a dar tudo e fazer o que aprendi durante todo o meu percurso. A recompensa por todo o esforço surgiu com a estreia pela equipa principal, um momento que nunca vou esquecer [vitória diante do Leixões, por 1-3, a 9 de janeiro de 2019]."
"O facto de estar a treinar nas condições disponibilizadas pela estrutura do clube é uma grande vantagem, pois consigo aprender inúmeras coisas com a equipa técnica e com jogadores experientes e que já jogaram as competições do mais alto nível no voleibol. Tento levar toda a aprendizagem e contribuir da melhor forma nos treinos e nos jogos com os Sub-21."
"Sou um jogador disposto e motivado a aprender coisas novas"
"Considero-me um jogador disposto e motivado a aprender coisas novas com todas as pessoas que fazem parte do clube. Tento espelhar o meu jogo em jogadores como o Zelão ou Marc Honoré, porque atuam na mesma posição que eu. Contudo, estou sempre a tentar aprender coisas novas com todos os membros da equipa."
"Desde sempre vi o voleibol como algo para passar o tempo e desligar a minha mente. Mesmo quando cheguei ao Benfica via o voleibol sempre como uma forma de diminuir o stress da faculdade e de estar a adaptar-me a um país novo. A partir do momento em que tive a oportunidade de treinar com a equipa principal, percebi que podia investir mais no voleibol, mantendo sempre como prioridade o meu desempenho na universidade."
"Atualmente estudo Engenharia das Telecomunicações e Informática e a minha prioridade é acabar o terceiro ano do curso e seguir para o mestrado. Por vezes não é fácil conciliar as duas coisas devido ao cansaço físico e psicológico de estar sempre a trabalhar, mas quando fazemos algo que gostamos torna-se tudo reconfortante e acabamos por nos habituar."
"Saudades da correria entre a faculdade e os treinos"
"É sempre um problema, porque sinto saudades da minha família, amigos e, basicamente, de tudo. Por isso procuro sempre estar em contacto com todos e aliviar um bocado esse sentimento, e depois voltar todos os anos no verão e aproveitar as férias perto das pessoas que me são mais queridas."
"Tem sido difícil estar confinado dentro de casa, porque sinto saudades da correria entre sair para a faculdade e seguir para o treino e chegar a casa esgotado. Sinto saudades dos colegas e de alguns familiares que estou incapaz de ver neste período. Para ocupar o meu tempo assisto às aulas online, procurando acompanhar tudo da faculdade. Também tenho treinado todos os dias, tentando manter a melhor forma física possível para quando tudo isto acabar voltar ao melhor nível possível."
Fotos: SL Benfica