8 de junho de 2020, 13h18

"Temos de estar em todos os momentos... O Benfica somos todos nós"

Judo

Judoca Telma Monteiro esteve em direto no Instagram do Clube. 

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016, é a judoca portuguesa mais titulada de sempre. Telma Monteiro, em entrevista no Instagram do Benfica, elogiou as condições que encontrou na chegada à Luz em 2007 e deixou uma mensagem aos adeptos. 

O sonho (realizado) da Medalha Olímpica

"Era um sonho muito grande e era uma coisa na qual eu acreditava muito. Acreditava que não ia acabar a minha carreira sem ter uma medalha olímpica. Os meus primeiros Jogos Olímpicos foram com 18 anos, em Atenas, e aos 32 consegui a medalha no Rio de Janeiro. Foi uma emoção muito grande, foi sentir que valeu a pena todo aquele crer, todo o trabalho, o nunca ter desistido de mim – independentemente daquilo que os outros esperavam que eu pudesse fazer… é muito gratificante. Já não era para mostrar nada a ninguém, era muito por mim. Lembro-me de acordar no da seguinte, olhar para a medalha e pensar 'eu consegui'."

Telma Monteiro

Um "casamento perfeito"

"[O ingresso no Benfica] Foi uma mudança muito grande, não só em termos de reconhecimento, mas também pelas condições que me deram e que me permitiram ser 100 por cento profissional, estar tranquila e com estabilidade num futuro mais longínquo. A partir daí, o meu foco foi ainda maior, a minha vontade de conquistar mais e de retribuir aquilo que me estavam a dar era ainda maior. O Benfica tem uma grande estrutura humana, um grande acompanhamento médico... Dou sempre este exemplo: antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, estava em Paris e lesionei-me. Isto aconteceu numa terça-feira e no dia seguinte cheguei a Portugal. Nesse dia fiz o exame e no sábado já sabia que ia ser operada, por quem, tudo... Isso só pode acontecer numa estrutura de um clube como o Benfica. Foi isso que me permitiu ganhar a medalha nos Jogos Olímpicos, o correr contra o tempo, que só num grande clube se consegue. O Benfica deu-me a oportunidade de estar acima do que aquilo que eu conseguiria ser. Para além de todo o apoio extra da massa dos adeptos do Benfica, isso não tem preço… Foi o casamento perfeito."

Telma Monteiro

"Dar o melhor como se não houvesse amanhã" na preparação olímpica

"Neste momento estaria a menos de dois meses dos Jogos Olímpicos e agora estou a 13… É sempre um desafio manter os níveis de motivação de que precisamos e, ao mesmo tempo, a condição física. Para estarmos num alto nível físico também temos de ser muito exigentes diariamente no treino. Vai ser um ano verdadeiramente exigente, mas que vai passar rápido e estou a aproveitar o máximo que posso para ser ainda melhor. Vou espremer este ano ao máximo, quando chegar aos Jogos Olímpicos vou saber que não havia mais nada que eu pudesse fazer. Quero chegar lá em condições de tentar ganhar outra medalha, sem pensar na idade. Quero dar o melhor de mim como se não houvesse amanhã. É assim que quero viver a minha vida pessoal e profissional. Quero dar tudo todos os dias para estar no meu melhor."

"Precisamos da força de todos os Benfiquistas"

"A primeira mensagem é de agradecimento por todo o carinho. Sinto que me vão apoiar sempre, quer ganhe, quer perca, e isso é impagável. É muito especial, para mim, fazer parte do Benfica... Sou adepta como eles. Temos praticamente sete meses para tornar este ano muito especial, que os vejam de uma forma positiva, que apoiem a nossa equipa... Todos os jogadores estiveram em casa a treinar, não é a mesma coisa do que estar num campo todos os dias com a equipa a treinar especificidades. Independentemente de tudo, apoiem a nossa equipa. Se somos realmente Benfiquistas, temos de estar sempre lá para apoiar porque também vamos querer festejar quando ganharem. Acredito que ainda o vamos fazer... Temos de estar em todos os momentos. O Benfica somos todos nós, não funcionamos se nos começarmos a dispersar. Precisamos da força de todos."

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar