Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Vestiu e defendeu o Manto Sagrado durante 12 anos. Agora, o defesa-central transfere-se do Sport Lisboa e Benfica para o Manchester City.
30 setembro 2020, 10h30
Rúben Dias
O desafio de dia 26 de setembro, diante do Moreirense (2.ª jornada da Liga NOS 2020/21), foi o último do defesa ao serviço das águias. Um jogo emocionante do início ao fim, onde Rúben foi protagonista. Autor do golo que inaugurou o marcador, foi eleito "Man of The Match". No momento de se dirigir a quem assistia à emissão exclusiva da BTV, o defesa-central não escondeu a emoção que sentia.
"Foi um jogo muito importante para mim. Poder consagrar este jogo com um golo foi muito especial. As pessoas marcam-me... [emocionado] e o Clube também, foi muito especial para mim. Jogar com a braçadeira também foi muito especial", explicou no final da partida.
Já no balneário, em privado, num momento de despedida muito sentido, Rúben dirigiu-se aos (ex-)companheiros com palavras carregadas de emoção.
"O meu maior desejo é que vocês [colegas de equipa] 'rebentem' isto tudo e sejam campeões. Eu próprio já estava muito no espírito e custa-me sair por isso, mas é uma coisa que não poderia deixar de dizer: tenham o maior sucesso. O míster está cá para isso mesmo, para vos guiar e para vos ajudar a chegar ao top. Espero muito que ganhem e que 'rebentem' com isto tudo, porque nós estamos muito bem. Boa sorte!", exclamou Rúben no remate da sua mensagem, que pode ser vista e lida na íntegra AQUI.
Rúben Dias é sem dúvida um dos rostos mais acentuados do projeto de formação no Benfica Campus. O jogador (23 anos) ingressou no Clube no início da época 2008/09 e foi capitão de equipa em todos os escalões de formação do emblema encarnado. Um registo notável de um atleta que fez mais de 100 jogos oficiais pela equipa principal – 137 partidas e 12 golos apontados.
Em 2008, depois de duas épocas no Estrela da Amadora (o clube da cidade onde nasceu), Rúben Dias experimentou pela primeira vez a sensação de vestir a camisola oficial do Benfica, iniciando o seu percurso nos escalões de formação das águias. Fez-se notar logo pela vontade de se aperfeiçoar no dia a dia e, com trabalho, aproveitar e explorar todo o potencial que lhe era reconhecido no papel de defesa-central.
Campeão Nacional de Iniciados em 2012 e de Juvenis em 2013, Rúben Dias cresceu no Benfica e esse desenvolvimento teve expressão paralela: começou a torna-se presença regular nas seleções jovens nacionais. Foi internacional Sub-16 (cinco jogos), Sub-17 (18), Sub-19 (21), Sub-20 (15) e Sub-21 (4).
Na época 2015/16 subiu à equipa B e principiou uma nova etapa na sua caminhada, competindo no segundo escalão do futebol profissional, um espaço de valorização, reconhecimento e também de imposição para novos e ambiciosos voos. Nessa temporada, Rúben Dias participou em 27 desafios e marcou um golo. A taxa de utilização no Benfica B aumentou em 2016/17: o jovem central foi chamado a alinhar em 31 jornadas da II Liga. Em 2017/18 subiu ao plantel principal.
Um verdadeiro exemplo dentro e fora das quatro linhas, Rúben Dias sempre foi reconhecido pelo empenho e pela garra com que envergou o Manto Sagrado. De águia ao peito e ao serviço da principal equipa do futebol encarnado, o defesa conquistou um Campeonato Nacional (2018/19) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2019).
Rúben terminou a primeira temporada (2017/18) com 30 jogos realizados e quatro remates certeiros pela equipa sénior. A estreia aconteceu em 16 de setembro de 2017. Dia em que o Benfica se deslocou ao Bessa para defrontar o Boavista. O central atuou ao lado de Luisão, um histórico do Clube.
O primeiro golo estava guardado para 29 de dezembro de 2017. A vítima? O V. Setúbal. Já o primeiro tento no Estádio da Luz aconteceu a 3 de fevereiro de 2018 num triunfo contundente (5-1) diante do Rio Ave. Seguiram-se duas temporadas de consolidação (2018/19 e 2019/20), 104 jogos em duas épocas desportivas! Rúben foi um dos jogadores mais utilizados, dando sempre o seu contributo até ao último esforço.
As boas prestações ao serviço do Benfica levaram a que Fernando Santos, o selecionador nacional, integrasse o atleta da formação encarnada no seu lote de escolhas para as várias competições internacionais.
Rúben é hoje um dos principais pilares defensivos da Seleção e esteve presente naquela que foi a conquista da primeira Liga das Nações (eleito MVP na final ganha por Portugal à Holanda).
O defesa ruma agora a Inglaterra, onde irá representar as cores do Manchester City. A equipa atualmente treinada por Pep Guardiola já contava no seu plantel com três jogadores também formados no Benfica Campus – Ederson, João Cancelo e Bernardo Silva.
Texto: Diogo Nascimento
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024