Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal disputa-se no Estádio da Luz às 20h30 de domingo, 13 de dezembro.
12 dezembro 2020, 11h01
Troféu da Taça de Portugal
O Vilafranquense está atualmente na 13.ª posição da 2.ª Liga. Em 11 jogos realizados totaliza duas vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Tem dez golos marcados e 15 sofridos no segundo escalão do futebol português. Nos últimos cinco jogos, misturando competições, as "Piranhas do Tejo" registaram duas vitórias (contra a Sanjoanense e o Mafra), dois empates (diante de Académica e Chaves) e uma derrota (contra o Estoril Praia). No último desafio, disputado no dia 9 de dezembro e que foi referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, o Vilafranquense venceu a Sanjoanense por 2-1 – golos de Rúben Gonçalves e Rodrigo Rodrigues.
Numa partida que teve lugar no Estádio Municipal de Rio Maior, o onze titular, habitualmente escalado em 4-4-2 pelo treinador João Tralhão, foi o seguinte: Tiago Martins, Marcos Vinícius, Sparagna, Fernando Timbó, Vítor Bruno, Diogo Izata, Jefferson Santos, Rúben Gonçalves, José Varela, Vitinho e Rodrigo Rodrigues. No banco de suplentes estiveram: Bruno Ferreira, Diogo Coelho, Léo Cordeiro, André Dias, Kady Borges, Carlos Fortes e André Claro.
A equipa de Vila Franca de Xira reforçou-se em quantidade, experiência e, sobretudo, com alguns jogadores que já passaram pela 1.ª Liga. Avançados contratados: André Claro (ex-Leixões), Rodrigo Rodrigues (ex-Paraná), Carlos Fortes (ex-Universidade Craiova) e Vitinho (ex-Cova da Piedade). André Dias subiu dos Sub-19. Médios contratados: Jefferson (ex-Chaves), José Varela (ex-Aves Sub-23), Rúben Gonçalves (empréstimo Rio Ave Sub-23), Léo Cordeiro (ex-Gil Vicente). Franco Almara subiu dos Sub-19. Defesas contratados: Fernando Timbó (ex-Londrina), Diogo Coelho (ex-Nacional), Eric Veiga (ex-Aves Sub-23), Marcos Vinícius (ex-Chapecoense) e Vítor Bruno (ex-Leixões). Guarda-redes contratados: Bruno (ex-Náutico) e Rodrigo Moura (regresso de empréstimo).
Neste plantel há alguns nomes que se destacam, não só pela qualidade individual, mas também por aquilo que já conseguiram fazer nas competições em que o Vilafranquense se encontra inserido. Rodrigo Rodrigues é o artilheiro da equipa na Taça de Portugal, tendo faturado três golos. Na 2.ª Liga o destaque vai para Kady e Carlos Fortes, ambos com dois tentos apontados. O atleta que tem tido o condão de assistir neste conjunto é André Dias. O jogador português soma duas assistências na 2.ª Liga e outras duas na prova-rainha do futebol português.
O treinador João Tralhão, que esteve 18 anos a trabalhar no Clube da Luz, volta a encontrar o Benfica, só que desta feita vai estar no papel de adversário. Em outubro de 2018 chegou a acordo para ser treinador adjunto do Mónaco; nesta temporada (2020/21) assumiu o comando técnico do Vilafranquense.
Durante as 18 épocas em que esteve ao serviço do SL Benfica, João Tralhão conquistou muitos títulos nacionais e internacionais nas camadas jovens, mas o seu maior troféu foi ter contribuído para a formação de jogadores como André Gomes, Hélder Costa, Gonçalo Guedes, Renato Sanches, João Cancelo, Bernardo Silva e muitos outros.
A questão da quantidade de jogos neste mês de dezembro já foi abordada algumas vezes por Jorge Jesus nas conferências de Imprensa. O treinador do Benfica tem gerido a equipa com a competitividade sempre presente!
As águias estão em todas as frentes, e este será o primeiro de três jogos de Taças em 11 dias. O desafio da Taça de Portugal com o Vilafranquense está agendado para o dia 13 de dezembro às 20h30. No dia 16, às 21h00, há desafio com o V. Guimarães para os quartos de final da Taça da Liga e por último, mas não menos importante, no dia 23 de dezembro o Benfica enfrenta o FC Porto na Supertaça 2020. O desafio está aprazado para as 20h45 no Estádio Municipal de Aveiro.
Com tantos jogos no calendário – pelo meio (20 de dezembro) ainda há a deslocação a Barcelos para a 10.ª jornada da Liga NOS com o Gil Vicente –, é normal que Jorge Jesus tenha de gerir os seus ativos... Na conferência de Imprensa pós-desafio da Liga Europa com o Standard Liège, na última quinta-feira, o treinador benfiquista explicou que a rotatividade é necessária...
"Temos feito uma rotatividade dos jogadores. Não conseguimos jogar de três em três dias sem pôr em risco alguns atletas. Ainda não tenho a certeza, mas contra o Vilafranquense irei mexer em mais de 60% da equipa. O objetivo é dar competitividade aos atletas e que todos estejam prontos para ajudar", referiu.
Um exemplo que corrobora as declarações de Jorge Jesus é João Ferreira. O jovem lateral-direito estreou-se oficialmente pelo Benfica, e logo como titular, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, diante do Paredes (0-1). Nessa altura o onze inicial foi este: Helton Leite, Gilberto, Jardel, Ferro, João Ferreira, Samaris, Chiquinho, Pizzi, Cervi, Gonçalo Ramos e Ferreyra. No passado dia 10 de dezembro, João Ferreira debutou na Liga Europa... a titular! O lateral formado no Benfica Campus vai continuar a trabalhar para merecer mais oportunidades, conforme o próprio verbalizou no final do jogo de Liège.
Desde fevereiro de 2020 – há 10 meses! – que a Catedral não recebe um jogo de uma das Taças nacionais... Nesse âmbito, o último desafio remonta a 4 de fevereiro e foi relativo à 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal 2019/20. As águias venceram o Famalicão por 3-2 num jogo que contou com a presença de 40 mil espectadores nas bancadas do Estádio da Luz – é verdade, este foi um dos últimos desafios com adeptos na Catedral, antes de março "trazer" a pandemia de COVID-19 e os condicionalismos que todos conhecemos e vivemos.
Texto: Diogo Nascimento
Fotos: SL Benfica e redes sociais do Vilafranquense
Última atualização: 21 de março de 2024