Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
No último jogo de 2020, o Benfica bateu o Portimonense por 2-1 no Estádio da Luz na 11.ª jornada da Liga NOS.
29 dezembro 2020, 20h52
Darwin e Rafa "fabricaram" os golos
Rápido e profundo na circulação de bola, com a intenção declarada de atacar bem e depressa colher frutos, o Benfica lançou-se na caça ao golo logo na madrugada do desafio. Apresentando-se no relvado do Estádio da Luz com os mesmos onze jogadores que iniciaram a partida da Supertaça (Odysseas, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Taarabt, Rafa, Everton, Waldschmidt e Darwin), a equipa benfiquista conquistou dois cantos ainda antes de se esgotarem os primeiros cinco minutos do encontro. Era um sinal.
O golo inaugural foi materializado ao minuto 13. Pressão, recuperação de bola e desenvolvimento veloz da ofensiva foram os ingredientes letais utilizados pelo Benfica para ganhar vantagem na partida. Weigl parou uma tentativa de ataque dos algarvios, Everton entregou a Taarabt, e este endossou a bola a Rafa, para o português armar uma tabela com Waldschmidt e soltar-se pela esquerda para servir com classe a conclusão de Darwin (1-0). O internacional uruguaio apontou o seu segundo golo na Liga NOS, sétimo na temporada, ao passo que Rafa aumentava para três as assistências nesta edição do Campeonato.
Destemido, enérgico como o coletivo na entrada no jogo, Rafa esburacou na direita aos 18' e entregou o esférico a Waldschmidt. Na grande área, o internacional alemão disparou de pé direito, mas à figura do guarda-redes Samuel. O aviso estava dado... e o 2-0 para as águias aconteceu pouco depois com toda a naturalidade. Mais um lance rápido, com combinações curtas entre as unidades de ataque, cabendo a Rafa, o motor da ofensiva, a assinatura que valorizou o momento, ao concluir na área, de pé direito, chutando para golo aos 23'. Estava feito o terceiro golo do internacional português na Liga NOS 2020/21.
Dinâmico na construção e produtivo na zona da verdade, o Benfica podia ter ampliado para 3-0 ao minuto 27, mas o remate de Taarabt, à entrada da área do Portimonense, ganhou alguma altura e passou sobre a trave. E aos 35' houve nova oportunidade para se festejar golo na Catedral: na execução de um livre direto (a penalizar uma falta sobre Rafa) em posição privilegiada para um esquerdino, Grimaldo bateu com categoria, mas Samuel voou e com a luva esquerda inviabilizou o terceiro dos encarnados.
O Portimonense tentou reagir e, antes do intervalo, beneficiou de um livre perto da linha limite da grande área, em razão de uma falta assinalada a Otamendi, que foi admoestado com cartão amarelo – por ter sido o quinto na competição, o internacional argentino falha o embate com o Santa Clara na 12.ª jornada, no próximo domingo, dia 3 de janeiro, na entrada em 2021.
Estendendo as suas linhas, a formação algarvia atreveu-se e complicou a tarefa e a missão do Benfica no segundo tempo. Ao minuto 56, porém, os encarnados tiveram tudo nos pés para esvaziar a esperança do antagonista. Forte na recuperação de bola nas imediações da grande área do Portimonense, Taarabt articulou a iniciativa com Grimaldo, este passou a Waldschmidt, e o camisola 10 alemão deixou Darwin com espaço para rematar e faturar, mas a bola pontapeada pelo avançado foi travada pelo poste esquerdo!
Com o leque de opções limitado por sete ausências (André e Gabriel lesionados, Jardel, João Ferreira, Pizzi, Seferovic e Gonçalo Ramos infetados com COVID-19), Jorge Jesus mexeu na equipa ao minuto 60: saiu Waldschmidt, entrou Pedrinho.
O Portimonense continuava vivo na partida, arriscava o adiantamento das suas unidades e fazia aproximações à grande área benfiquista, dando trabalho e obrigando os encarnados a um estado de concentração constante.
A partir dos 79' o Benfica contou com Nuno Tavares e Cervi na equipa. O português e o argentino substituíram Grimaldo e Everton, acrescentando energia ao coletivo, que espreitou o 3-0 pela janela de Otamendi aos 82', mas a bola cabeceada pelo central (no seguimento de um canto cobrado na direita) passou ao lado da baliza.
O recém-entrado Nuno Tavares teve mesmo hipótese de arrumar as contas aos 86', a passe de Taarabt, mas Samuel defendeu. E quem não matou... teve de viver sobressaltado nos derradeiros instantes para garantir o resultado. O Benfica sofreu face ao último ímpeto do Portimonense, passou por momentos de intranquilidade no sector defensivo e, já aos 90'+2', viu a vantagem ficar curta: 2-1, autogolo de Gilberto em despique aéreo com Beto.
Para congelar os três pontos, Jorge Jesus ainda lançou Ferro e Samaris por Taarabt e Rafa aos 90'+5'. E o Benfica assegurou o essencial, despendido-se de 2020 com uma vitória, a quarta consecutiva, tendo ainda o primeiro lugar do Campeonato à distância de dois pontos!
O novo ano, para a equipa benfiquista, "começa" nos Açores, em Ponta Delgada, com a deslocação ao reduto do Santa Clara na jornada 12 da Liga NOS.
Texto: João Sanches
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 5 de julho de 2022