Casas Benfica

22 janeiro 2021, 10h00

Casa Benfica Vendas Novas

REPORTAGEM BTV

O programa da BTV "Pelas Casas do Benfica" rumou até Vendas Novas para dar a conhecer a Casa oficial do Clube n.º 140.

A sensivelmente 87 quilómetros do Estádio da Luz, a Casa Benfica Vendas Novas, situada no distrito de Évora, ergueu-se em 2001 e foi oficialmente inaugurada pelo Presidente Luís Filipe Vieira a 6 de novembro de 2015. Atualmente conta com 600 Sócios, sendo conhecida por ter uma agenda cultural e desportiva bastante rica, agora estagnada devido à pandemia que assola o País e o mundo.

Casa Benfica Vendas Novas

Para além da cultura e do desporto, o restaurante do espaço encarnado é também uma referência na cidade, tal como contou o presidente da Casa.

"Estamos nestas novas instalações com este serviço de restauração desde 1 de março de 2015… Servimos as tradicionais bifanas de Vendas Novas e pratos tradicionais do Alentejo. Somos muito procurados pela nossa comida caseira", realçou António Estrela.

Casa Benfica Vendas Novas

Teresa Barroso, a cozinheira que prepara as iguarias do estabelecimento benfiquista, enumerou algumas das comidas mais procuradas pelos clientes: "Fazemos cozido à portuguesa, feijoada, mão de vaca com grão, que as pessoas também apreciam bastante, e o bacalhau à Casa. São aquelas comidas pesadas que as pessoas nesta região gostam mais."

No que toca às modalidades, a Casa Benfica Vendas Novas destaca-se atualmente com as danças de salão, as danças orientais e a ginástica aeróbica, mas no passado teve também uma equipa de futsal e futebol.

"Os tempos alteraram-se, mas chegámos a ter aqui cerca de 130 rapazes e raparigas a jogar futsal e futebol. Para o futuro queremos sempre subir mais um degrau, estabilizar a Casa, viver socialmente bem e dar o máximo possível de conforto aos nossos associados", referiu o presidente de 64 anos, António Estrela, projetando os desejos da Casa para tempos vindouros.

Casa Benfica Vendas Novas

A pandemia de COVID-19 alterou as dinâmicas da Casa Benfica. São muitos os Sócios e simpatizantes que sentem falta de estar no espaço encarnado, especialmente quando joga o Glorioso.

"Os dias de jogo são sempre de euforia, em prol do Clube, em prol da Casa… junta-se sempre aqui muito gente. Agora temos algumas dificuldades porque a COVID-19 não nos deixa andar tranquilos, e os Sócios e simpatizantes vêm menos. Mas esta Casa é fruto do esforço de muitos benfiquistas", disse um adepto, presença assídua na Casa Benfica Vendas Novas.

Casa Benfica Vendas Novas

Luís Dias, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, elogiou o associativismo da Casa Benfica e a dinâmica que esta traz à cidade.

"Vendas Novas é uma cidade onde nunca há um fim de semana sem iniciativas, em que a dinâmica na cultura e no desporto é de facto muito grande. A Casa do Benfica fez 19 anos, e são 19 anos não só ao serviço dos benfiquistas e do Sport Lisboa e Benfica, mas também do concelho e das gentes de Vendas Novas. A Casa é uma associação que produz uma dinâmica associativa com muitas marcas no nosso concelho, cultural e desportivamente", vincou.

Texto: Márcia Dores
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 22 de janeiro de 2021

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar