Casas Benfica

26 março 2021, 11h36

Programa "Pelas Casas do Benfica" em modo virtual

REPORTAGEM BTV

O "Pelas Casas do Benfica" desta semana foi dedicado aos 50 anos do espaço encarnado em Braga, que comemorou o seu aniversário no dia 20 de março. O programa da BTV falou, virtualmente, com vários elementos ligados ao funcionamento da Casa.

O espaço encarnado n.º 7, que se ergueu em 1971, mudou de instalações e imagem há cerca de três anos, o que deixa Delfim Araújo, presidente da Casa Benfica Braga há 18 anos, muito satisfeito.

Casa Benfica Braga

"Para os benfiquistas é um benefício bastante grande... Agora, nesta altura [com a pandemia], não tem sido muito bom, mas em condições normais juntava-se aqui muita gente do concelho", contou o presidente, também ele um dos sócios-fundadores.

Questionado sobre os planos para o futuro, Delfim Araújo respondeu assim: "Nesta altura não dá para estarmos a fazer muito planos. Em princípio, a partir do dia 5 de abril iremos reabrir. Como a nossa Casa não tem restauração, a única receita vem do merchandising e do apoio dos Sócios da Casa."

Casa Benfica Braga

O vice-presidente Luís Carvalho acompanhou a mudança de instalações da embaixada, que foi inaugurada em 2018 pelo Presidente Luís Filipe Vieira, e explicou como foi todo o processo.

"A nossa Casa estava numa das principais avenidas da cidade de Braga desde a sua fundação. Entretanto, com o passar dos anos começou a ficar um pouco degradada e com necessidade de ter outras condições... Conseguimos, juntamente com o Departamento [das Casas Benfica], chegar a esta nova sede, onde temos a nova imagem e todos os serviços para os Sócios e adeptos do Benfica aqui na cidade", referiu.

A Casa Benfica Braga era uma das que mais bilhetes vendiam, antes da pandemia...

"O que nos diferencia do que é habitual nas Casas Benfica é que nós tentámos vocacionar muito o serviço e o apoio ao Sócio, nomeadamente na questão da venda dos bilhetes. Temos uma profissional que está na Casa todo o dia a receber os Sócios e os adeptos", disse.

Casa Benfica Braga

Manuel Alves Pereira, outro dos sócios-fundadores do estabelecimento vermelho e branco, contou como surgiu a ideia de criar uma Casa Benfica na cidade bracarense.

"Antes de termos a Casa, reuníamo-nos em vários sítios, como cafés, na universidade... Em Braga havia muitos benfiquistas, então pensámos que a Casa era essencial. Éramos uma Casa antiga, agora melhorou bastante", salientou.

Casa Benfica Braga

A BTV falou também com Alberto Peixoto, Sócio da Casa desde sempre e filho de um sócio-fundador (Benjamim Peixoto), que partilhou algumas memórias...

"Quando entro na Casa, o nome do meu pai está na placa dos fundadores e é um orgulho enorme. Sou benfiquista devido a um senhor, o meu herói, que é o Eusébio da Silva Ferreira... Esse senhor marcou-me bastante. Tive a sorte de o ver ao vivo e isso é muito importante para mim. Fui muitas vezes ver o Benfica com o meu pai ao antigo Estádio da Luz", contou.

Casa Benfica Braga

No dia 20 de março, a Casa Benfica Braga cantou os parabéns pelos seus 50 anos. Zélia Marques, Sócia e funcionária do espaço benfiquista, ajudou a organizar o aniversário em tempos de pandemia.

"Foi um dia muito nostálgico. No domingo [21 de março], dia de jogo entre o Braga e o Benfica, infelizmente não pudemos estar presentes na Pedreira [Estádio Municipal de Braga] para apoiar o Glorioso, mas o nosso coração estava lá", enalteceu.

"Convidámos alguns elementos dos órgãos sociais, até porque perante estas restrições da pandemia não podemos ter grande ajuntamento de pessoas... Foi mais para que o dia ficasse marcado e para que alguém da Direção do nosso Clube, neste caso o Dr. Domingos Almeida Lima, também se fizesse representar, e cantarmos todos juntos os parabéns aos 50 anos da Casa", referiu Zélia Marques.

Texto: Márcia Dores
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 26 de março de 2021

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar