Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Casas Benfica
Passado, presente e futuro da embaixada n.º 7 do Clube, que completou meio século de existência no dia 20 de março.
26 março 2021, 11h36
Programa "Pelas Casas do Benfica" em modo virtual
O espaço encarnado n.º 7, que se ergueu em 1971, mudou de instalações e imagem há cerca de três anos, o que deixa Delfim Araújo, presidente da Casa Benfica Braga há 18 anos, muito satisfeito.
"Para os benfiquistas é um benefício bastante grande... Agora, nesta altura [com a pandemia], não tem sido muito bom, mas em condições normais juntava-se aqui muita gente do concelho", contou o presidente, também ele um dos sócios-fundadores.
Questionado sobre os planos para o futuro, Delfim Araújo respondeu assim: "Nesta altura não dá para estarmos a fazer muito planos. Em princípio, a partir do dia 5 de abril iremos reabrir. Como a nossa Casa não tem restauração, a única receita vem do merchandising e do apoio dos Sócios da Casa."
O vice-presidente Luís Carvalho acompanhou a mudança de instalações da embaixada, que foi inaugurada em 2018 pelo Presidente Luís Filipe Vieira, e explicou como foi todo o processo.
"A nossa Casa estava numa das principais avenidas da cidade de Braga desde a sua fundação. Entretanto, com o passar dos anos começou a ficar um pouco degradada e com necessidade de ter outras condições... Conseguimos, juntamente com o Departamento [das Casas Benfica], chegar a esta nova sede, onde temos a nova imagem e todos os serviços para os Sócios e adeptos do Benfica aqui na cidade", referiu.
A Casa Benfica Braga era uma das que mais bilhetes vendiam, antes da pandemia...
"O que nos diferencia do que é habitual nas Casas Benfica é que nós tentámos vocacionar muito o serviço e o apoio ao Sócio, nomeadamente na questão da venda dos bilhetes. Temos uma profissional que está na Casa todo o dia a receber os Sócios e os adeptos", disse.
Manuel Alves Pereira, outro dos sócios-fundadores do estabelecimento vermelho e branco, contou como surgiu a ideia de criar uma Casa Benfica na cidade bracarense.
"Antes de termos a Casa, reuníamo-nos em vários sítios, como cafés, na universidade... Em Braga havia muitos benfiquistas, então pensámos que a Casa era essencial. Éramos uma Casa antiga, agora melhorou bastante", salientou.
A BTV falou também com Alberto Peixoto, Sócio da Casa desde sempre e filho de um sócio-fundador (Benjamim Peixoto), que partilhou algumas memórias...
"Quando entro na Casa, o nome do meu pai está na placa dos fundadores e é um orgulho enorme. Sou benfiquista devido a um senhor, o meu herói, que é o Eusébio da Silva Ferreira... Esse senhor marcou-me bastante. Tive a sorte de o ver ao vivo e isso é muito importante para mim. Fui muitas vezes ver o Benfica com o meu pai ao antigo Estádio da Luz", contou.
No dia 20 de março, a Casa Benfica Braga cantou os parabéns pelos seus 50 anos. Zélia Marques, Sócia e funcionária do espaço benfiquista, ajudou a organizar o aniversário em tempos de pandemia.
"Foi um dia muito nostálgico. No domingo [21 de março], dia de jogo entre o Braga e o Benfica, infelizmente não pudemos estar presentes na Pedreira [Estádio Municipal de Braga] para apoiar o Glorioso, mas o nosso coração estava lá", enalteceu.
"Convidámos alguns elementos dos órgãos sociais, até porque perante estas restrições da pandemia não podemos ter grande ajuntamento de pessoas... Foi mais para que o dia ficasse marcado e para que alguém da Direção do nosso Clube, neste caso o Dr. Domingos Almeida Lima, também se fizesse representar, e cantarmos todos juntos os parabéns aos 50 anos da Casa", referiu Zélia Marques.
Texto: Márcia Dores
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024