Futebol feminino

24 maio 2021, 12h59

Fernando Tavares

A equipa feminina de futebol do Sport Lisboa e Benfica terminou a temporada 2020/21 com a histórica conquista do Campeonato Nacional. Na hora de fazer um balanço, o vice-presidente Fernando Tavares deixou rasgados elogios: "Estas inspiradoras são fantásticas."

Em conversa com a BTV, o dirigente encarnado sublinhou que se tratou "de uma vitória do Benfica, pelo Benfica e não contra ninguém"; abordou a mudança da equipa técnica a meio da época e explicou as razões; apontou ao futuro e a patamares mais altos.

Festa do título

Felicidade por conquista inédita

"Sinceramente, nem sei por onde começar com tanta coisa que me vai na alma. Gostaria de partilhar este momento principalmente com os adeptos, jogamos com alma para os adeptos. Não se tratou de uma vitória do bem contra o mal, nem da competência contra a incompetência, nem dos moralistas contra os corruptos. Tratou-se de uma vitória do Benfica, pelo Benfica e não contra ninguém. Isso marca muito a diferença entre o Benfica e outras realidades."

Equipa unida

Trabalho fantástico numa temporada difícil

"Passámos por muito nesta temporada, em que precisámos de elevar os nossos patamares de superação até ao limite. Houve a COVID-19, a incerteza em relação ao calendário, as lesões, uma mudança de equipa técnica a meio da época que nunca é fácil de implementar, mas que foi feita com toda a convicção, sabendo que era o melhor para o Benfica. Quando apostámos nesta equipa técnica, apostámos num rumo. Eles fizeram um trabalho extraordinário, as atletas fizeram um trabalho notável. Só nós sabemos os momentos muito difíceis que vivemos. Tivemos uma derrota com o Sporting [0-3], em casa, ainda na fase inicial do Campeonato, fomos buscar uma vitória [1-2], fora, com o Anderlecht [Liga dos Campeões], tivemos uma derrota [0-1] com o Sporting, em casa, já nesta fase e fomos buscar uma vitória na Taça da Liga [1-2 diante do Sporting]. Estas inspiradoras são fantásticas e todas as pessoas que acompanham esta equipa fizeram um trabalho fantástico."

Dérbi

Benfica "exige e merece" patamares altos

"Ganhámos um Campeonato, mas ainda há muito mais para fazer, muito mais para construir e desenvolver. Não podemos ficar por aqui, somos Benfica e temos de pensar mais alto. Temos de pegar nas coisas boas que fizemos e potenciá-las, pegar nas coisas menos boas que fizemos e corrigi-las, num espírito de grande união e de grande rigor no trabalho. Elas mereciam este momento e esta vitória, e nós precisávamos muito de dedicar esta vitória aos nossos adeptos, porque houve dúvidas e incertezas legítimas. Agora, vamos já trabalhar, preparar a próxima época, estamos satisfeitos por podermos entrar de novo na Champions. Sempre disse, desde o início deste projeto, que queríamos estar neste patamar. O Benfica assim o exige e merece. Os seus adeptos merecem e não vamos fugir desse rumo."

Festa

Ter hegemonia em Portugal e crescer na Europa

"Os títulos nacionais são absolutamente determinantes. Temos de criar uma agenda de hegemonia no futebol português. A participação na Liga dos Campeões foi positiva para nós, foi um ano de aprendizagem, não tínhamos consciência do nível das equipas, do que era preciso para estar àquele nível. O Chelsea foi poderosíssimo, nomeadamente do ponto de vista físico. Percebemos que tínhamos de fazer alguma coisa, por isso é que mudámos a equipa técnica. Tínhamos de fazer um trabalho ao nível da capacitação física, porque não é possível estar no nível europeu sem ter as atletas capacitadas a nível físico, seja na potência, na velocidade, na força ou na capacidade de impulsão. Já temos algumas atletas nesse nível europeu. As outras estão numa curva de crescimento e vão ter de chegar lá. Todo o trabalho que está a ser feito na formação já tem em consideração esse elemento determinante para poder estar ao mais alto nível nas competições nacionais e europeias."

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 24 de maio de 2021

Patrocinadores Futebol Feminino


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar