Canoagem

04 agosto 2021, 16h37

Fernando Pimenta com a medalha de bronze no Estádio da Luz

ENTREVISTA BTV

Foi voar de Tóquio, aterrar em Lisboa e seguir para os estúdios da BTV. Fernando Pimenta, canoísta do SL Benfica que ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos na especialidade de K1 1000 metros, recordou a final que o colocou no lote restrito de atletas lusos com duas medalhas em Olimpíadas diferentes.

O canoísta sublinhou que "são cinco anos de muito trabalho e muito sacrifício" para se chegar bem aos Jogos; apontou as diferenças para as conquistas de 2012 e de 2020; elogiou a organização do certame de Tóquio; agradeceu todo o apoio recebido dos portugueses; deixou palavras emotivas às equipas do Clube e prometeu agradecer a mensagem recebida do Presidente Rui Costa. Estes temas e muitos outros foram abordados na entrevista exclusiva ao canal de televisão do Clube…

Fernando Pimenta

Por trás da medalha: muito trabalho e sacrifício

"Estas medalhas sem dúvida que têm sempre uma grande importância na nossa carreira. Para mim, esta é uma medalha que eu estava a precisar para o meu futuro, para continuar a carreira e até Paris 2024. Estas medalhas têm um valor especial, porque, na canoagem, houve atletas que foram medalhados nos últimos Jogos Olímpicos [Rio de Janeiro 2016] e que, desta vez, ficaram de fora, inclusive das finais. São cinco anos de muito trabalho e muito sacrifício. Muitos momentos de lágrimas nos olhos em treino, porque nem sempre as coisas correm como queremos. Não digo que a medalha compensa tudo, porque não compensa, nomeadamente a ausência da família, dos filhos… mas, pelo menos, é um alento que a família também sente pela minha subida ao pódio."

Fernando Pimenta

Tudo muito disputado, pagaiada a pagaiada

"Antes de partir para o Japão, para Tóquio, disse que a prova ia ser muito disputada, em que só os melhores dos melhores iam sair de lá com uma medalha. Primeiro do que tudo, atingir a final. Teria de ser passo a passo, porque a competição foi disputada de início a fim. A própria medalha de ouro fugiu-me nos metros finais e a medalha de prata ficou a poucas milésimas. Esta medalha vai dar-me motivação extra para os próximos três anos."

Fernando Pimenta

Medalhas de 2012 e de 2020

"São momentos diferentes. Em 2012 [medalha de prata em K2 1000 metros] ainda tinha poucos anos de carreira nos Seniores, neste ano já tenho um palmarés maior, mais composto. Além disso, a parte de ser individual. Provei a mim mesmo que era capaz. Há atletas que falham nestes grandes palcos. Sinto-me feliz e concretizado, mas quero sempre mais. Estou feliz por ter a medalha de bronze."

Fernando Pimenta

A ficha que ainda não caiu...

"Algumas pessoas próximas, amigas, que estão no desporto disseram-me que só daqui a uma semana é que vou cair em mim mesmo e vou olhar para a medalha consistentemente e dizer: 'Consegui a segunda medalha nos Jogos Olímpicos, consegui superar-me, conseguir impor-me a grandes potências da canoagem mundial'. Em Londres, por exemplo, foi diferente. Dormi com a medalha. Agora, na viagem de avião para Portugal, ela esteve sempre próxima, mas não estava visível."

Fernando Pimenta

Elogios à organização nas Olimpíadas

"Vi algumas diferenças, devido ao tema do vírus [COVID-19]. Provavelmente foi a semana em que desinfetei mais as mãos. Já desinfetava ou lavava as mãos com muita frequência, mas com a quantidade de pessoas que estava connosco, sem pensar colocava as mãos para desinfetar. As máscaras, a distância, as luvas de plástico, os acrílicos a separar as mesas no refeitório... Mas a maior diferença, ainda assim, foi não ter público. Só temos de estar agradecidos ao Japão, à organização e à população do Japão por terem conseguido levar estes Jogos Olímpicos a bom porto. Fizeram um esforço enorme e o desporto ficou fortalecido. Muitas pessoas disseram que não se iam realizar, que era impossível. A forma como nos acolheram... os voluntários sempre simpáticos e disponíveis em ajudar-nos. Estão de parabéns! Não falharam em nada."

fernando pimenta

Apoio português enche "a alma e o coração"

"Recebi através das redes sociais [mensagens de apoio dos portugueses]. Nunca pensei que fosse receber tantas mensagens como recebi. Estive desligado das redes sociais nas últimas duas semanas, porque estava focado na competição. Fui tentando acompanhar e foi uma grande ajuda receber mensagens de pessoas com quem me dou bem. As mensagens nas redes sociais, as fotografias, os textos motivacionais enchem-nos a alma e o coração."

Fernando Pimenta

Foco no Mundial e depois… férias!

"Nos próximos três/quatro dias vou ter treinos mais calmos. Depois, é esperar que chegue o treinador e começar a treinar outra vez. O Campeonato do Mundo, se não estou enganado, é na terceira semana de setembro [de 16 a 19 de setembro, em Copenhaga]. Depois é que vou fazer as minhas merecidas férias. Até lá, quero dar o meu melhor para conquistar mais alguma coisa nesta época."

Fernando Pimenta

A filha Margarida e mudanças para melhor

"A partir do momento em que somos pais, as coisas mudam um pouco. Para mim, mudou para melhor, com mais responsabilidade, com a vontade de aproveitar o tempo que passo longe da Margarida [filha]. Para mim, o sorriso dela vale tudo. Isso faz uma grande diferença."

Fernando Pimenta

"Orgulhem-se da camisola que vestem"

"A mensagem que quero deixar para a nossa equipa principal [de futebol] e para as equipas de outras modalidades é que se orgulhem da camisola que vestem, que a representem com alma e com paixão. Estão num clube como Sport Lisboa e Benfica e têm de estar agradecidos, porque, no lugar deles, há milhares e milhares de pessoas que gostavam de estar e de vestir a camisola do Benfica, mesmo que estivessem sentados no banco de suplentes. São uma inspiração para os mais novos. Que deem o seu melhor e de preferência com o Benfica a ganhar."

Fernando Pimenta

Mensagem do Presidente Rui Costa

"Ainda não tive oportunidade de agradecer. Espero poder devolver a chamada e agradecer, entre hoje [quarta-feira] e amanhã [quinta-feira]. É sempre importante, quando estamos a representar Portugal, receber este carinho das entidades oficiais e dos clubes que representamos. Estou agradecido pelo apoio e continuem a acreditar no Benfica Olímpico. É importante para um clube como o Benfica ter várias modalidades, rostos em vários desportos que contribuem com grandes resultados. Todos os Benfiquistas gostam de desporto em geral e isso é bom para o Clube."

Texto: Marco Rebelo
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 4 de agosto de 2021

Patrocinador Benfica Olímpico


Relacionadas

Futebol

Treino em dia de aniversário

O líder Benfica defronta o Vitória de Guimarães no próximo sábado, dia 25 de setembro, numa partida relativa à 7.ª jornada da Liga Bwin, com pontapé inicial marcado para as 18h00. Tendo em vista a deslocação à Cidade-Berço, e em dia do 15.º Aniversário do Benfica Campus, a formação comandada por Jorge Jesus treinou no local...

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar