Canoagem

06 agosto 2021, 11h42

João Ribeiro e Messias Baptista com Emanuel Silva e David Varela

João Ribeiro e Messias Baptista, canoístas do Benfica que integram, a par de Emanuel Silva e David Varela, a equipa de K4 500 metros lusa, asseguraram a presença na meia-final dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

A embarcação dos dois benfiquistas ficou em 4.º lugar nos quartos de final no Sea Forest Waterways, numa regata em que eram qualificados seis dos sete barcos presentes. A Hungria, com 1.24,325 minutos, venceu, seguindo-se a Bielorrússia e a China.   

Diga-se que esta é apenas a segunda prova internacional do K4 500 metros desde o Campeonato do Mundo de 2019, que valeu o apuramento para os Jogos Olímpicos em 6.º lugar. Messias Baptista lembrou isso mesmo. "Começámos a ter as nossas sensações. O objetivo é entrar na final e fazer a melhor classificação", disse, à agência Lusa.

João Ribeiro e Messias Baptista com Emanuel Silva e David Varela

Já João Ribeiro sublinhou a ideia de Messias Baptista e lembrou que a tripulação lusa habitualmente "está a um nível superior". "Não temos outro objetivo além da final", frisou.

Recorde-se que antes de disputar os quartos de final, a tripulação portuguesa disputou o seu "heat" de qualificação na 5.ª posição, levando-a para os quartos de final. Agora, Portugal terá pela frente nas meias-finais a vice-campeã do Mundo, a Espanha, a Hungria, 5.ª classificada no referido Campeonato do Mundo em 2019, a Bielorrússia (7.ª), a Austrália e Canadá. Seguem para a final quatro embarcações.

As meias-finais estão previstas para sábado, a partir das 10h21 locais (2h21 em Portugal Continental) e a final, em caso de apuramento, será às 12h37 (4h37 em Portugal Continental).

Texto: Rui Miguel Gomes com Lusa
Fotos: COP / Federação Portuguesa de Canoagem
Última atualização: 6 de agosto de 2021

Patrocinador Benfica Olímpico


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar