Futebol

04 março 2022, 16h23

Nélson Veríssimo

Nélson Veríssimo

ANTEVISÃO

Nélson Veríssimo anteviu, em conferência de Imprensa, o Portimonense-Benfica, da 25.ª ronda da Liga Bwin, agendado para as 18h00 deste sábado (5 de março) no Portimão Estádio. Os algarvios são "um adversário complicado", e o treinador encarnado alerta que, para ganhar, será preciso "estar com um nível de ativação muito elevado".

No Benfica Campus, o técnico garantiu umas águias a abordar cada jogo para vencer; explicou o que dão Taarabt e João Mário à equipa; e referiu que Yaremchuk "tem sido um exemplo para todos".

Tendo em conta a análise já feita ao Portimonense, que adversário é este? De que forma têm de se apresentar para saírem de Portimão com os três pontos?

É um adversário complicado, num campo difícil. Contamos com o apoio dos nossos adeptos para superar este difícil obstáculo. É um adversário com qualidade na forma de atacar, mas também no processo defensivo. Não sofre muitos golos, tem qualidade no processo ofensivo e na circulação da bola e tem um posicionamento diferente à direita e à esquerda. Vai ser um jogo difícil, temos de estar com um nível de ativação muito elevado, ter uma entrada forte para mostrarmos, desde o início, ao que vamos, focados na nossa forma de jogar, impor o nosso jogo. Se isso acontecer, vamos fazer um bom jogo e trazer os três pontos, que é o nosso objetivo.

Nélson Veríssimo

"Contamos com o apoio dos nossos adeptos, sentimos que são uma força extra que galvaniza os jogadores"

Nélson Veríssimo, treinador do Benfica

Na cerimónia de entrega dos Galardões Cosme Damião, o Presidente Rui Costa, referindo-se ao futebol e a todas as modalidades do Clube, afirmou que, nesta época, ainda há muito campeonato para mostrar carácter. Sair de Portimão com uma vitória será crucial para a equipa ganhar consistência e poder enfrentar a reta final da prova com um bom ciclo de resultados?

Tal como o nosso Presidente também disse ontem [quinta-feira], neste clube a exigência mínima é vencer. É nessa perspetiva que vamos abordar todos os jogos. Sabemos da sequência de resultados que tivemos, sabemos o que queremos para o futuro, vencemos o último jogo para a Liga e o objetivo para os próximos será vencê-los a todos. Contamos com adversários com qualidade que nos vão criar dificuldades diferentes, mas cabe-nos preparar a nossa equipa da melhor forma para dar uma boa resposta na qualidade de jogo e lutar sempre pela vitória. Contamos também com o apoio dos nossos adeptos, sentimos que são uma força extra que galvaniza os jogadores.

Darwin está apto para este desafio com o Portimonense?

Não pôde treinar hoje [sexta-feira], por uma questão de indisposição. Acreditamos que amanhã [sábado] possa estar disponível para o jogo.

Nélson Veríssimo

Raio-x do jogo

Ver detalhes aqui ›

Taarabt tem jogado a titular nos últimos jogos em detrimento de João Mário. O que acrescenta Taarabt à forma de jogar da equipa?

São jogadores com características diferentes, que dão coisas diferentes à equipa. Não nos podemos esquecer que, em função das oportunidades que são dadas aos jogadores, dependendo do rendimento e em função do que acrescentam à equipa, há uma continuidade, ou não. O João Mário tem uma grande qualidade na gestão e manutenção da posse de bola, com a chegada em condução e a definir no último terço; o Adel [Taarabt] é mais forte a ver os colegas e as desmarcações, com qualidade no passe mais vertical para alimentar o movimento dos colegas nas dinâmicas mais ofensivas que temos implementado. A aposta pode recair num ou noutro. O João Mário teve COVID-19, passou por alguns dias em que não pôde treinar e a aposta recaiu sobre outros jogadores que mostraram rendimento. Isto não significa que não estejamos satisfeitos com o rendimento apresentado em treino e em jogo. É olhar para o nosso plantel, perceber que temos jogadores para a mesma posição com características diferentes e depois é usar o jogador que, naquele momento, pode servir melhor os interesses coletivos. A nossa linha orientadora é o coletivo em primeiro lugar.

A guerra na Ucrânia marca o mundo nestes dias. Como é que Roman Yaremchuk está a lidar com o conflito que se vive no seu país natal?

Em relação ao Roman, o Benfica tem-lhe dado todo o apoio possível nestas circunstâncias. Ele tem sido um exemplo para todos nós. Profissional como todos os outros, mas um verdadeiro exemplo, na medida em que se tem entregue de forma bastante intensa à preparação dos jogos. Sabemos que é uma situação difícil, falamos diariamente com ele, é um processo que todos esperamos que dure o menos tempo possível, mas ele tem sido um verdadeiro exemplo no dia a dia. Os bons exemplos são para ficar, resta-nos dar todo o apoio que ele precisar. É o que temos feito, nós, os colegas, a estrutura e o Clube.

Texto: João Sanches, Rafaela Certã Alves e Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 1 de abril de 2025

Patrocinadores principais do Futebol