Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica venceu o Famalicão por 0-1, em jogo da 6.ª jornada da Liga Bwin. As águias lideram a prova com um pleno de triunfos.
10 setembro 2022, 17h58
Jogadores do Benfica festejam o golo da vitória apontado por Rafa
Sem os castigados João Mário e Gonçalo Ramos, Roger Schmidt promoveu as estreias como titulares de Draxler (primeira aparição oficial pelos encarnados) e Musa. Gilberto também surgiu no onze, no posto de Bah, face ao jogo da Liga dos Campeões perante os israelitas do Maccabi Haifa.
O primeiro sinal de agitação no encontro foi da formação da casa, quando Moura surgiu solto no lado esquerdo, na área, para uma finalização mal direcionada aos 2'. O Benfica respondeu de imediato por Neres, aos 4', a passe de Musa, atirando dentro da área para defesa do guardião contrário. Primeira clara oportunidade de golo!
Musa, aos 5', tentou igualmente, mas sem perigo, chegar ao golo. O Benfica, com maior iniciativa de jogo e sempre ameaçador quando se aproximava da área dos da casa, via os caminhos fechados para momentos óbvios de finalização.
Um exemplo disso mesmo foi o lance aos 11', em que Rafa acabou por disparar contra um defesa contrário, após uma solicitação de Grimaldo para Musa, com este a oferecer a finalização ao internacional português.
A reação forte do Benfica à perda da bola permitiu reduzir os momentos de perigo para as suas redes.
Aos 28', o estreante Draxler, dentro da área, rematou contra um defensor, levando a bola a enrolar na direção da baliza do Famalicão. Luiz Júnior sacudiu o esférico para canto.
O guardião dos minhotos sobressaiu aos 36', quando impediu o sucesso do remate de Enzo em zona frontal, já na área. Destaque para o entendimento coletivo, a bola viajou da direita para o lado oposto, Draxler passou para Musa, que, de costas para a baliza, assistiu o médio argentino.
Luiz Júnior voltou a negar o golo ao Benfica aos 41', desta feita quando Neres, descaído sobre a direita, de pé esquerdo, atirou rasteiro para excelente defesa do brasileiro.
A fechar a primeira parte, em período de descontos, aos 45'+1', Youssouf Zaydou aproveitou uma perda de bola do meio-campo do Benfica para, à entrada da área, atirar para excelente defesa de Odysseas.
Filme do jogo
Para o segundo tempo, Roger Schmidt lançou Diogo Gonçalves no lugar de Draxler e, com 20 segundos de jogo, o médio atacante mostrou que entrou com os olhos postos na baliza contrária, ao disparar na sua direção, ainda que por cima.
O Benfica, intenso na pressão, sufocou o Famalicão até ao golo de Rafa, aos 63'. Antes, porém, dois momentos altos: aos 53' Musa rematou forte em zona central, à entrada da área, para excelente defesa do guarda-redes brasileiro, que, no minuto seguinte, travou a bola disparada por Neres.
Aos 63', foi com um lance em tudo semelhante ao que terminou no primeiro golo frente ao Maccabi Haifa, para a Liga dos Campeões, que as águias desbloquearam um jogo de total domínio. Grimaldo, lançado no corredor esquerdo, cruzou tenso para o centro da área, onde Rafa, com uma diagonal entre os defesas contrários, desviou com o pé direito, um toque ligeiro a três dedos, colocando a bola no fundo das redes minhotas (0-1).
Roger Schmidt já tinha em mente três alterações antes do golo de Rafa e manteve as suas ideias ao lançar Bah, Chiquinho e Rodrigo Pinho nos lugares de Gilberto, Neres e Musa no minuto seguinte.
A partir de então o Benfica manteve a gestão do jogo em toda a linha, controlando a posse de bola e sem permitir oportunidades de golo ou perigo relativo para as redes de Odysseas, que apenas teve de encaixar algumas bolas longas cruzadas para a área e uma que foi penteada por Gustavo Sá aos 87', sem perigo, já com Aursnes em campo (rendeu Enzo).
O Benfica mantém assim o pleno na Liga Bwin, com seis vitórias em outras tantas jornadas, atingindo a 11.ª vitória da época em igual número de jogos. Os encarnados voltam a jogar na quarta-feira, 14 de setembro, às 20h00, frente à Juventus, em Turim, em encontro relativo à 2.ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024