Basquetebol Feminino

16 setembro 2022, 13h44

Equipa basquetebol grupo

Equipa feminina de basquetebol

Bicampeã nacional, a equipa feminina de basquetebol do Benfica procura iniciar a nova temporada com a conquista de mais um troféu, diante do GDESSA. Em disputa está a Supertaça, agendada para este sábado, 17 de setembro, no Palácio dos Desportos, em Torres Novas (15h00).

A formação comandada por Eugénio Rodrigues, que na época passada fez o pleno, com Supertaça, Taça de Portugal, Taça da Federação e título de Campeão a terem espaço reservado no Museu Cosme Damião, ambiciona alargar a hegemonia para 2022/23 e o técnico mostra-se entusiasmado, tendo em conta os jogos de pré-temporada e o embate de apresentação

"Foram jogos muito importantes para perceber como está a equipa. Foram testes aos 16 treinos realizados até aos três jogos e muito importantes para integrar jogadoras novas nas ideias da equipa e promover o conhecimento entre elas. Até por uma questão de espírito de grupo, estes jogos foram importantes", referiu o treinador do Benfica à BTV.

Eugénio Rodrigues

Para Eugénio Rodrigues, o adversário das campeãs nacionais vai trazer dificuldades, existindo um "enorme ponto de interrogação" no primeiro jogo oficial da época.

"Acredito que a filosofia e a ideia de jogo do GDESSA sejam as mesmas, uma equipa a jogar em transição, física, e que recorre ao tiro exterior. Tal como com a nossa equipa, há necessidade de integrar jogadoras novas e espero um jogo muito equilibrado, à semelhança do que aconteceu na época passada, em que os jogos foram decididos por dois, três, cinco pontos", analisou.

Depois da equipa feminina de basquetebol, será a vez de a formação campeã masculina lutar pela Supertaça, também em Torres Novas, e o treinador das águias considera que o apoio dos Benfiquistas é "muito importante". "A massa adepta do Clube é muito grande e sente-se onde quer que nos desloquemos. Numa fase muito embrionária da época é normal haver dinâmicas menos positivas durante o jogo e o público é um garante, do ponto de vista anímico, para sobreviver aos momentos menos bons. Em Torres Novas, os Benfiquistas irão apoiar ambas as equipas e, se tudo correr bem, vamos celebrar", sentenciou.

Joana Soeiro

Preparada para mais uma temporada, a capitã Joana Soeiro confia numa nova página de sucesso. "Depois dos jogos-treino, nomeadamente em Espanha, sentimos a criar-se química entre todas as jogadoras e espero um Benfica a entrar para ganhar, como sempre, sabendo que vencerá a equipa que quiser mais, entrar com mais garra e mais vontade", disse a base portuguesa do Benfica.

Alertada para o potencial do GDESSA, Joana Soeiro acredita que o apoio dos Benfiquistas será fundamental, em Torres Novas, também para a formação masculina.

Joana Soeiro treino
"Não me lembro da última vez que aconteceram duas finais consecutivas femininas e masculinas no mesmo dia e local", disse, lançando o apelo para que seja criada uma onda encarnada nas bancadas.

"É uma oportunidade que ninguém devia perder e apelo aos Benfiquistas que se desloquem a Torres Novas e apoiem-nos, bem como à equipa masculina e que possamos celebrar no fim", reforçou.

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo/SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol