Futsal

24 outubro 2022, 14h33

Pulpis

Pulpis

Com o objetivo de garantir presença na Ronda de Elite e, depois, na final four da UEFA Futsal Champions League, o Benfica inicia a participação na Ronda Principal nesta quarta-feira, 26 de outubro (15h00). Na Roménia, os encarnados medem forças com o Haladás, primeiro rival, seguindo-se Uragan (dia 27) e United Galati (29).

No grupo 4, o primeiro adversário da formação orientada por Pulpis é o Haladás, emblema húngaro que se cruzou com os encarnados há um ano, na Luz. Um adversário de boa memória e que volta a colocar-se no caminho do Benfica, tal como o Uragan (Ucrânia). "O objetivo fundamental é estar na final four. Estar entre as quatro melhores equipas da Europa é o mínimo para o Benfica. Na final four, tudo pode acontecer, e já neste primeiro torneio não será fácil, mas temos de assumir o nosso favoritismo", anteviu Pulpis.

Pulpis

Por ter defrontado o Haladás e o Uragan na época passada, o conhecimento dos dois primeiros adversários constitui uma vantagem.

"São duas equipas complicadas, que encontrámos na Ronda de Elite no ano passado. Não é habitual encontrar duas equipas deste nível nesta primeira fase, mas temos de ganhar, porque é muito importante alcançar o primeiro lugar deste grupo para sermos cabeças de série na fase seguinte", analisou o treinador do Benfica, à BTV.

No raio-x efetuado ao Haladás, Pulpis considera que houve poucas alterações de um ano para o outro, mas destaca um dos pontos fortes dos húngaros.

"Além do nível dos seus jogadores, há poucas equipas europeias a defender à zona de forma pura e não é fácil atacar a zona por falta de hábito. Na Liga portuguesa isso não acontece, e essa será a maior dificuldade. No ano passado fizemos um grande jogo, mas eles terminaram no 2.º lugar, e agora será mais complicado do que no ano passado", analisou, ciente de que só um Benfica "ao melhor nível" poderá bater o Haladás.

Treino Afonso

"Temos de habituar-nos a querer sempre mais e demonstrar que temos verdadeira fome de títulos. Há que pensar que este ano tem de ser nosso"

Pulpis

Quanto aos ucranianos do Uragan, adversário da 2.ª jornada (27 de outubro), a exigência mantém-se. "Não sabemos em que estado de forma se encontram e temos de perceber que podemos sofrer se não estivermos ao mais elevado nível", disse.

Depois de Haladás e Uragan, o Benfica conclui a Ronda Principal com o United Galati (Roménia), equipa da casa, vencedora da Liga romena e com vários brasileiros no plantel. "Tem menos experiência, mas bastante qualidade e joga em casa, pelo que não será fácil", referiu Pulpis.

Para o ambicionado primeiro lugar, jogar com intensidade é a receita.

"Temos de ser competitivos em todos os jogos. Ganhar é um hábito, e querer ganhar sempre da melhor maneira possível também. Temos de habituar-nos a querer sempre mais, ser competitivos e demonstrar que temos verdadeira fome de títulos. São dois anos sem títulos, há que pensar que este ano tem de ser nosso", projetou o técnico do Benfica.

"Com as grandes equipas, é notório que temos mostrado um nível alto, mas há que mostrá-lo nos jogos de menor cartaz. Temos de tentar que os adeptos se divirtam com o nosso jogo. É o outro objetivo", reforçou.

Afonso Jesus

AFONSO JESUS EXPLICA O CAMINHO

Igualmente em antevisão à Ronda Principal, Afonso Jesus considerou que o Benfica encara este torneio com "muita responsabilidade".

"Num grupo de quatro equipas passam três, mas o objetivo é acabar no primeiro lugar", afirmou.

Para o fixo do Benfica, mostrar alta rotação e intensidade em quadra "é o caminho" para alcançar o objetivo traçado.

"Vamos pensar em nós, no nosso processo e nas nossas ideias para que nas fases finais consigamos lutar com as melhores equipas pelos títulos e crescermos com a equipa", comentou.

Mesmo longe de Portugal, em Galati, Afonso Jesus espera ver Benfiquistas nas bancadas.

"Há que agradecer o apoio que nos dão, seja onde for. Fora do País, os adeptos estão presentes e acompanham-nos sempre. Apelo que aconteça mais uma vez, porque os adeptos são uma força bastante grande para nós", considerou.

Nesta fase, os três primeiros classificados de cada um dos quatro grupos avançam para a Ronda de Elite.

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futsal


Relacionadas