Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Reportagem
A Casa Benfica Santarém assinalou o meio século da secção com a realização de um torneio onde o mestre António Anjinho, referência da modalidade na cidade, foi homenageado.
31 março 2023, 14h36
Torneio de judo da Casa Benfica Santarém
Resumem-se os 50 anos da secção a "um grande orgulho", mas há muito para contar e, certamente, ainda tanto por escrever. Parte desta vasta história de sucesso, Nuno Delgado, medalhado olímpico e treinador de judo, dá o panorama geral da modalidade na embaixada.
"Esta foi a minha segunda família. Comecei a praticar judo na Casa Benfica Santarém, na altura estava a dar os primeiros passos na modalidade. As coisas começaram a crescer e isto passou a ser um dos maiores clubes do país. Hoje em dia é uma grande referência", revelou.
Mais do que uma modalidade, o judo é disciplina, partilha, respeito, fraternidade e, nas palavras do mestre António Anjinho, é uma "cofragem de vida".
"Há coisas que não mudam quando nós as estruturamos, por isso é que nas construções há uma cofragem. O judo é uma cofragem de vida, para que seja um suporte no dia a dia. Tem essa valia para partilharmos com os outros esses valores e também para usufruirmos deles", vincou.
Referência do judo na região, António Anjinho deu o nome ao torneio que assinalou os 50 anos da modalidade na Casa Benfica e foi homenageado pelo seu pupilo, Nuno Delgado, o qual lhe entregou uma réplica da medalha de bronze que ganhou nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000.
"Estou em casa, em família. Isto é um contexto de valia, da nossa existência. Olhamos para alguém e vemos que nos pertence. Somos um puzzle, e para o sermos as peças têm de encaixar bem para formarem uma imagem bonita. Sinto-me influenciado por esse puzzle que ajudei a construir e onde quero continuar a estar", reagiu o treinador António Anjinho.
No presente, a Casa Benfica Santarém tem cerca de 50 atletas no judo, com idades a partir dos quatro anos, como deu conta o treinador Carlos Ricardo.
Referência na cidade, a embaixada benfiquista é um grande contributo para a prática desportiva, fator reconhecido pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gonçalves.
"A Casa Benfica vai dar um estímulo a esta e a outras modalidades. Para nós, a prática desportiva é muito importante, queremos estimular e lembramos sempre que os indicadores europeus dizem que em Portugal há pouca prática desportiva. Queremos que todos os nossos clubes e associações pratiquem desporto", notou.
Há dois anos na presidência do braço armado do Clube, depois de 26 anos como membro do Conselho Fiscal (desde 1995), Luís Filipe Santos apontou para o futuro da embaixada n.º 4 do Clube.
"Somos uma direção jovem, queremos tentar dinamizar o judo e o tiro, que também está a prosperar, e queremos introduzir mais modalidades", referiu.
Mas há algo muito aguardado e especial reservado para setembro de 2023...
"É um orgulho sermos a primeira Casa Benfica 2.0. É um projeto inovador, que vai ser um espaço para dinamizar a cidade e para fazer todos os escalabitanos usufruírem do que temos a oferecer", considerou o presidente da embaixada, Luís Filipe Santos.
"Vai criar valor, vai tornar a cidade mais rica e o Benfica mais rico. Quem passa por Santarém tem de cá vir, recebemos Benfiquistas e qualquer outra pessoa", acrescentou Tiago Simões, presidente do Conselho Fiscal da Casa Benfica Santarém.
Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024