Natação

01 abril 2023, 20h50

Diogo Ribeiro

Diogo Ribeiro

É difícil adjetivar o desempenho de Diogo Ribeiro no Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos que termina neste domingo, 2 de abril, na Madeira. No sábado, o nadador do Benfica assegurou os mínimos olímpicos nos 100 metros mariposa, batendo por duas vezes o recorde nacional, o quinto na competição, se englobarmos os 50 e os 100 metros livres em duas ocasiões.

Os feitos nos 50 metros livres, em que se tornou no primeiro atleta português a garantir a presença em Paris 2024, e nos 100 metros livres já faziam parte do passado, pelo que Diogo Ribeiro avançou para os 100 metros mariposa com o objetivo de reforçar a presença olímpica em mais uma distância e melhorar o seu tempo, algo que conseguiu.

No decurso das eliminatórias bateu o recorde nacional sénior na posse de Diogo Carvalho desde 2009 com um tempo de 51,80 segundos, mas na final superou a sua marca em termos absolutos (51,61 segundos a 13 de agosto de 2022, em Roma). Fixou um novo máximo nacional e mínimos olímpicos para os 100 metros mariposa com o tempo de 51,45 segundos.

Diogo Ribeiro também competirá no Campeonato do Mundo de Fukuoka 2023 e no Campeonato da Europa de Juniores/Sub-23 nos 100 metros mariposa.

"Sinto-me bem. A final correu-me bem. Sinto que podia melhorar um pouco no final e tentar baixar dos 51 segundos. O meu objetivo era sempre fazer abaixo do mínimo olímpico [51,67] e melhorar o meu tempo. Melhorei duas décimas, mas estava à espera de um bocado melhor. Temos de aceitar isso. Estou supercontente, mais um mínimo olímpico. Agora é pensar nos Mundiais e trabalhar. Amanhã [domingo] tenho os 50 metros mariposa. Não há pressão. Vou nadar com o Miguel [Nascimento] e com o Andrii [Govorov], uma prova bastante divertida e espero que corra bem a todos. Já não há pressão, agora é trabalhar. Temos mínimos para todas as competições importantes [Europeu Sub-23, Mundial de Fukuoka e Jogos Olímpicos]. Basicamente agora é trabalhar e continuar a melhorar os tempos", afirmou, em declarações FPN.

Texto: Redação
Fotos: FPN
Última atualização: 21 de março de 2024