Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
Filipa Patão e Andreia Norton anteviram o desafio da 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, frente ao Famalicão, que se realiza neste domingo, 30 de abril, às 11h00, na Academia FC Famalicão.
28 abril 2023, 17h02
Mais um treino antes de uma "final"
A dois dias do desafio que pode carimbar a presença na final da Taça de Portugal, a treinadora Filipa Patão falou aos órgãos de comunicação sociais, e mostrou-se expectante de que este irá ser um "bom jogo de futebol", entre "duas equipas que querem marcar presença na final".
A técnica, que recentemente cumpriu 100 jogos ao serviço do Benfica, recordou que as famalicenses foram a equipa portuguesa que mais golos conseguiu marcar às encarnadas [3]. "O Famalicão conseguiu ser a formação a nível nacional que nos conseguiu marcar mais golos num jogo, só por aí já evidencia que é uma excelente equipa", explicou.
Sobre as dificuldades que as águias vão encontrar, Filipa Patão considera que serão "muito próximas" daquelas que viveram no jogo da 1.ª mão [empate a três bolas, no Seixal]: "Um bloco bastante baixo e compacto, sempre preparado para, na transição, nos tentar ferir, com duas jogadoras bastante rápidas a atacar sempre a profundidade e as nossas costas. O tal bloco baixo acaba por nos dificultar, porque nos vai retirar espaço. O campo do Famalicão também terá medidas mais reduzidas, relativamente ao Seixal."
Pela frente vai estar um adversário "competente", com jogadoras "individualmente capazes de cumprir as suas missões de excelente forma", uma equipa com "as suas valências", e isso vai obrigar o Benfica a "controlar as referências ofensivas" e a ser "muito inteligente" na forma como gere a posse de bola, para não sofrer os golos que sofreu na primeira mão [3].
Ora, segundo Filipa Patão, isso também vai permitir às águias manterem a sua matriz de jogo. "Continuar a ser uma equipa ofensiva, que quer ter muitas jogadoras em ataque, para seremos acutilantes ofensivamente. Não vamos deixar de ter a nossa identidade, mas vamos estar em alerta para aquilo que são os comportamentos do Famalicão", avisou.
"Não vamos deixar de ter a nossa identidade, mas vamos estar em alerta para aquilo que são os comportamentos do Famalicão"
Filipa Patão
A Taça de Portugal é especial para todos os que a disputam, e a treinadora encarnada, claro está, não foge à regra. "Já quando jogava tinha essa sensação. É a festa do futebol. Sempre foi. É o segundo título mais importante da época a nível nacional", confessou, antes de deixar um desabafo... "Na minha perspetiva, tem sido aquele título que tem estado aqui meio-engasgado, portanto, a motivação é muito forte e muito grande para podermos marcar presença e lutar para o conquistar."
Por fim, e tendo em conta a magia da prova-rainha, Filipa Patão alertou que é nessa competição que "as maiores surpresas acontecem", tanto "no masculino, como no feminino", pois "as equipas acreditam que é possível fazer algo mais". Esse facto, além de aviso, é "uma forte motivação", pois todas as jogadoras querem "ter a oportunidade de poderem subir aquela escadaria", que tem "muito degraus, mas não cansam", terminou a técnica bicampeã nacional.
Quem também fez a antevisão da partida da 2.ª mão da Taça de Portugal foi Andreia Norton, que espera "um jogo difícil". A média garantiu que a equipa quer "estar no Jamor".
Tal como Filipa Patão disse, também a internacional portuguesa considerou que subir a famosa escadaria do Estádio Nacional seria um "momento único". "Qualquer jogadora gostava de viver esse momento, só de imaginar... é algo que dá arrepios", confessou.
Esta será a segunda vez que o Benfica vai a Famalicão nesta temporada. Na primeira, a contar para a Liga BPI, as águias venceram, por 0-5. Segundo Andreia Norton, "foram três pontos bem conquistados", mas esta será uma partida diferente, pois "não há jogos iguais" e este será "taco a taco". A juntar a isso, a jogadora de 26 anos não tem dúvidas de que será uma partida em que as duas equipas vão "dar tudo".
"Qualquer jogadora gostava de viver esse momento [subir a escadaria do Jamor], só de imaginar... é algo que dá arrepios"
Andreia Norton
Vestir de águia ao peito numa prova mítica como esta é "um orgulho", pois, para a atleta, "jogar por este clube é algo incrível". Depois de conquistar a Taça da Liga e a Supertaça, a mira está agora na Taça de Portugal.
No outro jogo das meias-finais, Racing Power e SC Braga, defrontam-se, neste sábado, 29 de abril, às 11h00, em Braga. Na 1.ª mão, as duas equipas empataram a zero.
Ana Seiça, Ana Vitória, Anna Gasper, Andreia Faria, Andreia Norton, Beatriz Nogueira, Carole Costa, Carolina Correia, Catarina Amado, Christy Ucheibe, Cloé Lacasse, Francisca Nazareth, Jéssica Silva, Katelin Talbert, Lúcia Alves, Marta Cintra, Nycole Raysla, Rute Costa e Sílvia Rebelo.
Texto: João André Silva
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024