Basquetebol

28 setembro 2023, 16h15

Benfica-Norrkoping Dolphins

Norberto Alves

Depois de garantir a qualificação para a final, ao vencer os cipriotas do Petrolina AEK Larnaca, por 87-59, nas meias-finais da ronda de qualificação da Liga dos Campeões, o Benfica tem agora no Norrköping Dolphins (Suécia) o último obstáculo para chegar à fase de grupos da competição. Norberto Alves e Ivan Almeida anteviram o duelo desta sexta-feira, 29 de setembro, às 19h00 (Portugal continental), que terá lugar no Gloria Sports Arena, na Turquia.

É frente a uma "equipa muito profunda" e "com uma grande capacidade de imprimir sempre um ritmo muito alto, tanto ofensivamente, como em termos defensivos", que o Benfica vai disputar a vaga de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, segundo as palavras do técnico encarnado.

Esta é uma novidade para as águias, tendo em conta os adversários até aqui. "As equipas anteriores que defrontámos não tinham essa profundidade de plantel. Já o Norrköping Dolphins tem dez jogadores com um tempo de utilização muito semelhante", atentou o treinador aos meios do Clube.

Norberto Alves explicou o porquê de este aspeto elevar o grau de dificuldade: "O jogo de basquetebol está muito rápido, e é muito importante ter mais opções de atletas para entrar. Vamos ter de jogar ao mais alto nível para poder vencer. Teremos de ser mais regulares, no último jogo tivemos muitos altos e baixos."

Sobre a pressão de entrar na Champions, o técnico diz que é "alta e permanente", e alertou para aquilo que o Benfica deve fazer. "Temos de saber o que teremos de fazer nas várias tarefas, sejam elas defensivas ou ofensivas. É importante manter a comunicação entre os jogadores dentro de campo", considerou.

Benfica-Norrkoping Dolphins

Por seu lado, Ivan Almeida deu a receita para que a águia chegue à meta com sucesso: "A coesão e atitude são meio caminho andado para o objetivo que queremos alcançar. Certamente que contra esta equipa temos de trazer também mais energia, agressividade e foco para poder garantir o nosso lugar na Champions."

Numa análise ao Norrköping Dolphins, uma das surpresas da competição – que eliminou os dinamarqueses do Bakken Bears –, o extremo falou numa "equipa com atitude e com vontade de ganhar". "Eles jogam bem juntos e em equipa. Temos de subir a nossa intensidade e defender bem", alertou.

Texto: Redação
Fotos: FIBA
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol